Mais de metade dos inquiridos em Portugal quer regresso do serviço militar obrigatório e criação de um exército único europeu, revela novo estudo

31 comments
  1. > As pessoas na casa dos 50 aos 60 anos que de alguma forma cumpriram o serviço militar obrigatório têm respostas mais positivas do que as gerações mais jovens

    *boomers a favor de foder a vida aos novos* take 269428423

  2. Não sou a favor dum SMO como…Portugal provavelmente implementaria.

    Mas um ao estilo Suiço, não vejo por que não. Mais ainda se tiver um foco mais forte numa componente de proteção cívica (combate a fogos/cuidados básicos de vida) do que de táctica militar.

  3. o exército europeu único é uma boa ideia.

    agora serviço militar obrigatório é um bocado estúpido. é certo que o exército voluntário está pejado pelas camadas mais pobres da população, não que isso signifique incompetência, que vêm no serviço militar uma oportunidade de um trabalho estável enquanto acertam com as ideias. certamente capazes mas não muito interessados no profissionalismo necessário aos exércitos modernos.

    aceitava mais um exército de voluntários de carreira, com as especializações necessárias à defesa, e um serviço de reserva com treino menos especializado, mais focado no pós-combate. portanto muito mais multi-facetado com integração e preparação também para o momento em que saem do serviço.
    mas ambos voluntários.

  4. Se fosse suíço até gostaria de fazer serviço militar.

    Para já porque era um país a sério e mais do que isso, porque só lutaria se o país fosse invadido e não numa guerra com a qual não tenho nada a ver.

  5. Isto foi depois de uma prolongada discussão pública, que passou durante meses nos jornais, blogs, rádios, podcasts, redes sociais, em que se ouviram argumentos sólidos sobre as medidas em análise, visto por diferentes perspectivas, enquadrando o contexto actual e a visão estratégica para possíveis diferentes cenários futuros de curto médio e longo prazo, às escalas nacional e internacional, certo?

    Certo?

  6. Isto é a vingança dos reformados que estão fartos de levar com os boomers dizerem que estão mal por causa das reformas deles 😂

  7. Muitos dos que tem essa opinião devem ser os que fugiram de Portugal para não irem para a guerra.

  8. O serviço militar obrigatório nunca será uma boa ideia, apesar de poder parecer “à primeira vista” (para alguns)
    Um exemplo: todos tínhamos aquele miúdo obeso na turma que na aula de educação física, quase tinha uma quebra de tensão por correr 10 metros
    E agora íamos obrigar esse miúdo a passar X meses num quartel militar? Não faria sentido

    No entanto, se eu pudesse escolher e se houvesse incentivos, acho que seria interessante um sistema em que uma pessoa podia passar X meses num quartel e ganhar experiência

  9. Em vez de irem os putos que querem estudar e fazer alguma coisa da vida, porque não enviar o pessoal que anda por aí sem fazer um cu, a roubar e a fazer mal aos outros? Isso é que era do caralho

    Eu não vou. Chupa

  10. Eu como bom pai que sou, vou ensinar aos meus filhos que mais vale aprender espanhol que perder a vida por esta merda. Mandem os velhos que votaram que sim pa lá já são só um peso na segurança social.

  11. Acho que há muita falta de disciplina em demasiada gente nova. 1 ano na tropa não fazia mal a ninguém na minha opinião

  12. Em alguns casos, o serviço militar não fazia nada mal ao pessoal que faz vida de guna… umas chapadas na tromba para aprenderem que há quem não tenha medo deles e os coloca na linha… mas sou sincero, tive e tenho amigos/familiares no exercito(OE, fuzas, comandos, paraquedistas, etc) e em 10, 9 batem mal… não sei que tipo de ração lhes dão…

  13. Hoje em dia temos um dia da defesa onde ninguém toma atenção nenhuma. Vivemos também numa sociedade onde ninguém socializa. 1 ou 2 mesinhos não só criava um sentimento de responsabilidade e patriotismo nos jovens, como também ajudava a socializar, criar amigos e aprender a trabalhar em equipa. Serviço militar não significa ter de ir morrer numa missão qualquer no estrangeiro.

    Epa não sei. Reconheço que pode ser limitar liberdade mas até acho que seria benéfico. Não conheço bem como funciona na Suíça mas pelo que aqui descrevem até parece bom.

  14. Serviço militar obrigatório para quê? Portugal é dos países do mundo com menor risco de conflito militar.

    Velhada só destroi Portugal

  15. Vamos perguntar a quem já não seria afetado pelo serviço militar obrigatório se era bom os outros irem e chamar-lhe um inquerito válido

  16. gosto como de um momento para o outro o pessoal vira a agulha de ser extremamente progressista para defender ideias completamente retrógradas.

    ​

    Serviço militar obrigatório é algo altamente desatualizado que não traria qualquer vantagem e só aumentaria o custo ao estado para sustentar toda essa máquina. Dinheiro esse que devia ser gasto em preparar o melhor possível quem quer efetivamente lá estar.

    ​

    E evolução da guerra está cada vez menos dependente de números mas sim da qualidade e precisão da tecnologia utilizada. Cada vez menos a carne para canhão vale alguma coisa.

    ​

    ​

    Depois a velha história do: “na tropa é que se fazem homens” é uma falácia tão grande como “ter o canudo para ser alguém na vida”.

    Durante o serviço militar obrigatório tinhas:

    – Os que eram meninos e aprenderam a “ser homens”

    – Os que eram pessoas decentes e a tropa lhes deu cabo da mioleira seja na recruta, forças especiais ou por irem em missões (na época do ultramar)

    – Pessoas que sairam de lá com vícios (alcool, drogas, tabaco)

    – Quem descobriu lá partes da sua sexualidade (nada contra mas vai contra o “ser homem” que os velhotes falam).

    Entre outros…

    ​

    O único abre-olhos real que a tropa dava era abrir o mundo a algumas pessoas numa época em que as pessoas viajavam pouco, muito menos quem estava nas aldeias mais remotas, mas agora isso perdeu todo o sentido.

  17. –Eu que já não posso ser chamado: Por mim na boa

    –Eu que tenho noção: Não obrigado

    Façam um serviço mas é para bombeiros, ou então metam os militares a apagar incêndios

  18. querem para os outros mas não para eles mesmos. duvido que vão mandar seus filhos pra uma guerra que não lhes pertence.

Leave a Reply