Desenvolvi [a APP](https://play.google.com/store/apps/details?id=com.in.my.district&hl=pt&gl=US) No Meu Bairro ([https://nomeubairro.app/](https://nomeubairro.app/)), que serve para comunicar anomalias no espaço público a todas as freguesias e municípios de todo o país. Ou seja, ao contrário de muitas outras APPs que são apenas locais, esta é aplicável a todo o território nacional.

Esta APP:

* funciona para todo o país
* Comunica diretamente quer com a freguesia quer com o município
* é completamente gratuita
* não tem publicidade
* [é de código aberto](https://github.com/jfoclpf/in-my-district)
* [respeita os dados pessoais dos utilizadores](https://nomeubairro.app/privacy-policy/)

Por conseguinte, apesar dos custos que vou tendo (servidores, domínios, autorizações para ter a APP na Play Store, também paguei para ter a lista de emails atualizada, etc.) os meus rendimentos com esta APP são zero vírgula zero (em Portugal ninguém faz donativos para open-source ;), mesmo considerando que já investi do meu tempo pessoal várias centenas de horas.

Gostaria por isso de vos perguntar se me recomendam programas para financiamento, tanto do estado como mecenato de fundações ou empresas. Já dei uma olhadela rápida pelo Google, mas parece ser tudo relacionado com a vertente social, o que é compreensível.

Agradecido de antemão

16 comments
  1. Investe em divulgar e depois mete publicidade não intrusiva. Podes também incorporar a parte se eventos nessa app, com eventos próximos da localização. Tens aí uma boa base para desenvolver mais, ganhar audiência e rentabilizar.

  2. Podes tentar falar com a Vost Portugal e tentar que eles alojem a app, do que sei eles já alojam outras apps e têm parceria com alguns providers por serem uma ONG.

  3. Bom serviço público, OP. Não tenho conhecimento de mecanismos públicos próprios para ajudar directamente casos como o teu, o que é um desperdício porque vê-se algum interesse proactivo na comunidade de devs em querer tornar a experiência do contribuinte mais simples. Além desta app, também me lembro da antiga eFatura e daquela de reportar estacionamentos indevidos, e hão-de haver mais.

    Já tentaste contactar directamente a Agência para Modernização Administrativa?

  4. Não se já foi referido, mas tens uma excelente base para criar uma plataforma de serviços para as juntas de freguesia (e/ou para as câmaras), e dessa forma, obter financiamento a partir delas.

    Imagina um serviço em que elas podem criar (em formulários geridos autonomamente por eles) alertas, avisos, anúncios, publicitar eventos, etc, e dessa forma enviá-los directamente a todos os munícipes.

    As modalidades de pagamento terás que ver com calma e há várias hipóteses, mas uma delas poderá ser a criação de pacotes.

    Por exemplo: o primeiro teria um valor mensal simbólico irrelevante para eles (mas que para ti e tendo em conta o número de freguesias já será relevante), e que incluiria por exemplo os alertas gratuitos e um número reduzido de anúncios.

    Os seguintes incluiriam um número cada vez mais elevado de anúncios e de eventos, envio de links para os sites institucionais, pdfs, etc, etc, etc.

    Com um bocado de criatividade podes vender um pacote mais económico directamente às Câmaras para elas subscreverem o serviço para todas as freguesias ou em alternativa serem elas individualmente a fazê-lo.

    Resumindo, parabéns pela iniciativa e o mais difícil já está feito. Agora é só construir em cima disso.

    Boa sorte.

  5. “em Portugal ninguém faz donativos para open-source ;)”

    Posso fazer um donativo? E porque não explorares o Patreon para isto?

    Edit: não tinhas uma outra conta no Reddit? Que aconteceu?

  6. O que quero dizer é que cada município é livre de escolher. Sinceramente, não estou a ver uma adesão regional ou nacional neste tipo de aplicações. Podes também tentar nas áreas metropolitanas porto e Lisboa ou às comunidades intermunicipais aí podes tentar.

Leave a Reply