Uma das razões da nossa miséria

27 comments
  1. a nossa miséria começa pela TERRÍVEL gestão interna, se fossemos bem geridos, a quebra de valor do euro não teria um impacto tão grande.

    ​

    Já agora é curioso o pessoal queixar-se do euro estar a perder valor, mas depois vota em partidos que se fartavam de desvalorizar o escudo como medida para melhorar “aumentar as exportações” e criarem a sensação de crescimento económico a curto prazo.

  2. Porque é que eu tenho a impressão que com o euro em baixo irei receber mais no final do mês. Nem tudo é mau, a sorte de uns azares de outros.Agora, no geral para a economia alemã que é uma das maiores exportadoras da UE vai ser uma facada valente.
    edit- recebo em dolar

  3. Eu não percebo o problema. Costumo comprar coisas em dólares e estão um pouco mais caras para mim agora. Mas quando uma pessoa compra coisas noutra moeda isso é normal – umas vezes está mais caro, outras está mais barato. Quando compro coisas em libras também existem variações. Considero que é perfeitamente normal.

    Durante anos fui assediada por empresas do Reino Unido para venderem produtos financeiros (uma espécie de seguro) para acautelar contra variações de câmbio. Mas nunca alinhei nisso. Se se tornar caro demais passo a comprar noutro país. Não vejo mesmo qual o problema.

    Claro que prefiro o euro, que simplifica muito a vida no comércio internacional precisamente por não existirem câmbios, mas, o pessoal está tão habituado ao euro, que os câmbios passaram a ser estranhos? A estabilidade das moedas nos últimos 10 anos, fez com que as pessoas se tenham desabituado de câmbios?

  4. Tudo o que é comprado em dólares fica mais caro, e mesmo que as pessoas pensem que assim abarata os custos de produção estão enganados porque temos a crise energética que faz que tudo o que produzimos fica caro mesmo com a moeda a perder valor, conclusão é péssimo o que está a acontecer

  5. è a paga que temos (europa) por nos aliarmos sempre com os derrotados desta vida e por deixar que os americanos façam gato sapato desta zona toda. Melhorzinho foi sem duvida quando o covid impedia que eles voassem para cá.

    Eu já fazia tempestades na cabeça quando se cantou a uniao entre a america e a europa com a eleiçao do Bidé.

  6. Um dollar forte é um elemento inflacionario para nossa economia. As commodities transacionadas em dolars passam a custar mais em euros. FANTASTIK EBC! FRAU Lagarde auf geht’s!

  7. Com a quantidade de dinheiro que os americanos imprimiram nos últimos anos, como é que é pessovil o € estar a desvalorizar ainda mais que o dólar?

  8. Recebo em Dolar, em 1 ano tive aumento de quase 20%(só da conversão). Para mim é positivo por enquanto.

  9. Nao consigo entender porque consideram isso uma miséria.
    Pelo contrário, temos uma moeda extremamente cara que só serve para encher o nosso ego porque é disto que vive o Tuga.
    Não podemos ter uma mesma moeda que uma Alemanha, França que em nada se comparam com o nosso nível de produtividade.
    Nós temos maioritariamente Turismo e produtos agrícolas e terceirizamos praticamente tudo o que é tecnologia.
    Única coisa que fazemos e fornecer certo tipo de matérias primas.
    Ex.: Peles para o setor automotivo, têxtil para grandes marcas, etc
    Nao temos praticamente nenhum nicho que seja relevante o suficiente para nós por no mapa. Obviamente temos setores que somos Líderes, exemplo Cortiça, outros que somos fortes.
    Mas praticamente não dominamos o processo e somos o dessas tecnologias.
    Ou seja, perdemos competitividade porque esse tipo de matérias e produtos podem vir de outro lado, enquanto se fôssemos nós os criadores dessas mesmas tecnologias aí só poderíamos ter concorrência. Nada mais.
    Ou seja, temos grandes potências a empurrar o euro la para cima, e a economia portuguesa chora sangue cada vez que isto acontece.

Leave a Reply