Os 4 Ds para resolver o problema da habitação

4 comments
  1. Eu prefiro o 1 N.

    N de Não fazer Nada.

    Eu quero que o preço das minhas propriedades suba, não quero que desça. Agora ajudar os pobrezinhos? Os pobrezinhos que se ajudem a eles próprios, que eles votam para roubar do meu trabalho!

  2. >Conclusão: Os 4 Ds para resolver o problema da habitação: Desburocratizar, Descentralizar, Deslocalizar e Descer impostos

    Se fosse só o problema da habitação que estes 4D podiam resolver…

  3. todo este texto parte de uma premissa errada. a premissa sugere que a intervenção estatal, **que garante, neste momento, o direito à propriedade privada** (que segundos os autores é uma questão de moralidade e não de eficiência social, o que indica os devaneios liberais dos ditos cujos) é imutável.

    a solução oferecida é construir mais. mas não é só construir mais, **é construir mais ao mesmo tempo que se desregula as leis da construção**. ora, ninguém anda por cá a impedir construções, muito menos a impedir construções que serão lucrativas dado que o preço das casas está a subir. no entanto, **os autores referem que o poder local é lento e é o factor de mudança necessário na descentralização.** isto é, o poder local de um momento para o outro vai acelerar o licenciamento de novas construções, como por magia, já que neste momento o licenciamento autárquico é o que impede as tais novas construções.

    depois há lá pelo meio uma qualquer indicação que o **estado lucra** com a situação atual. ora, o porco sonha com a bolota. e como estes senhores sonham com o lucro, imaginam, lá no alto da sua total arrogância, que toda a sociedade vive a sonhar com o lucro.

    para concluir. sim é necessário dinamizar o mercado imobiliário, mas nunca, nunca, seguindo os conselhos de tão arrogantes ideólogos. é um texto ideológico, de cariz neoliberal(o direito à propriedade privada nem é moral nem imoral, e tentar colar moralidade a uma questão de eficiência social é um golpe de merda), com um intuito pernicioso em que alega desregulamentação para por a coisa a andar. e todos sabemos como é que desregular põe as coisas a andar. põe as coisas a andar mal e porcamente.

    na minha opinião, é importantíssimo não deixar que o desespero por uma habitação leve a um mercado de construção sem regulamentação a pensar num futuro a longo prazo. é por demais evidente a jogada. o capital quer criar a pressão para depois oferecer desregulação como solução. em bom português, **que vão p’ró caralho que os foda.**

Leave a Reply