Animais selvagens, os futuros bombeiros?

2 comments
  1. >Há várias soluções para controlar o excesso de biomassa, uma ativa e uma passiva. A ativa, é ser o Homem a resolver, intervindo de várias formas; limpar matos com sapadores florestais, subsidiar cabras domésticas para limpar terrenos ermos , criar corta-fogos na paisagem, financiar práticas agrícolas para criar descontinuidade no território ou ainda o fogo prescrito, queimadas controladas no Inverno para prevenir incêndios no Verão.
    >
    >A passiva, por outro lado, requer alguma imaginação. No passado antes do Homem ter um grande impacto na paisagem, com a agricultura e pecuária, grandes herbívoros mantinham um mosaico de habitat com zonas abertas com pasto e zonas de floresta com árvores e arbustos, através do pastoreio natural (o denominado natural grazing). Hoje muitos desses animais desapareceram e as funções que desempenhavam foram perdidas.
    >
    >Brigadas de animais selvagens, como as vacas e os cavalos selvagens (os ancestrais das atuais variedades domésticas), castores que criam corta-fogos naturais na paisagem ao criarem e manterem zonas pantanosas, cabras montesas e camurças que pastam em zonas rochosas acidentadas inacessíveis a outros animais, até os cervídeos como o corço ou o veado. Estes animais criam um mosaico de habitats que previne e reduz a gravidade dos incêndios e que beneficia uma grande variedade de outras espécies.

Leave a Reply