O nosso país é, na minha opinião, uma casa a arder há imenso tempo, mas o incrível é que todos nós estamos impávidos e serenos como se tudo tivesse bem. A qualidade de vida de maior parte das pessoas está a cair devido aos salários baixos e ao aumento generalizado de bens essenciais, para além do SNS a desmoronar, corrupção contínua e à cara podre, existência de cartéis nas diversas industrias(alimentação, telecomunicações,…), entre outros. Na Holanda, Espanha e afins o pessoal já anda a partir tudo com tractores, deixar bosta à porta de instituições, nós temos que ir para Algarve, porque estamos de férias. Esta passividade deixa-me louco e só me apetece zarpar daqui, mas se o fizer só sou outro gajo que vai vir cá nas férias dizer que Portugal é uma merda.
Estava a pensar criar uma espécie de repositório com ideias para tentar salvar esta casa a arder, onde todos podíamos contribuir e depois criar uma petição para a mesma e levar ao parlamento. E agora, vem a parte simples, podemos fazer tudo online no site do parlamento. São precisas apenas 8000 assinaturas e podemos foder a cabeça aos gajos com aquilo que achamos pertinente e não há como escaparem. Basta fazer o registo e assinar.
Vou deixar algumas ideias abaixo, que poderão ter grande impacto na minha opinião em diversos campos:

Alterações nas contratações para a função pública (a entrevista profissional de seleção é usada para arrumar pessoal dos concursos, espetando-lhe a nota 9 são automaticamente arrumados, nem que tivessem 20 no resto. PS: a entrevista vale 10% da nota, assim se enche a função pública com merda)

Levantamento de métricas em todos os hospitais, nr de consultas por médico e afins (não é para utilizar como um médico tem de dar 20 consultas num dia, sei que pode ser polémico, mas sem medir, não sabemos o que está a correr mal, nem conseguimos perceber porquê) e colocar algumas delas, o que for possível, nas mãos dos cidadãos para que possam perceber se por exemplo naquele dia devem ir á urgência x ou y. Quero informação em tempo real do que está a acontecer.

Retirar ao máximo a carga burocrática de médicos, arranjar secretárias, simplificar processos para que os médicos pratiquem medicina e não andem de caneta na mão e espetados no PC com coisas triviais.

Investir em inteligência artificial para deteção precoce de incêndios para tornar o combate mais eficiente e mover meios atempadamente, diminuindo áreas queimadas e poupando imenso no combate ao incêndios.

Reconversão de edifícios públicos abandonados em alojamento para estudantes universitários e procurar de todas as formas conseguir mais alojamento porque este é o maior fator de exclusão de acesso ao ensino superior, não as propinas de 700 euros aka 2 meses de renda para um quarto em grandes cidades.

Isto são ideias que são para serem debatidas, alteradas e quiçá alguém até poderá explicar porque não fazem sentido nenhum e são parvas.

Por favor, só não se mantenham calados e digam-me que se investir tempo a criar estas petições irei ter o vosso apoio. Criem também as vossas, a abordar outras situações e partilhem para que possamos tentar mudar este país e sair da passividade.

O nosso grande poder é que ninguém nos pode calar e todos juntos podemos fazer tremer quem está no poder e vão deixar de nos ignorar e fazer de otários.
A comunidade é capaz de gerar soluções para diferentes problemas que ninguém tinha pensado e nós temos a obrigação de as levar aos ouvidos daqueles que têm o poder e assim, não nos poderão ignorar.

Deixo aqui um link onde poderão consultar mais informação sobre a questão das petições e afins.
https://www.parlamento.pt/EspacoCidadao/Paginas/DireitoPeticao.aspx

TL;DR

Por favor, consulta o link acima, criem petições e assinem o que acharem relevante. Vamos mudar este país.

Após feedback a este post, se este for positivo, irei possivelmente criar petições devidas escritas com algumas destas questões, ou até de algumas das vossas, não um rant para que possamos ser levados a sério.

Por favor, vamos mudar este país!

20 comments
  1. > sei que pode ser polémico, mas sem medir, não sabemos o que está a correr mal, nem conseguimos perceber porquê

    Seu porco capitalista, neo-liberal anarco-fascista fora daqui.

  2. Quando foi dado ao povo a hipotese de tentar mudar, a maioria cagou e foi para a praia, outros ficaram em casa a ver novela/bola. A grande maioria da malta que foi votar (sem contar com tramoias) deu o voto a quem lá está..

    Agora é aguentar.. E ver de quem vai ser a culpa, já que estes estão lá desde 2015

  3. o problema em Portugal não é a falta de boas ideias mas sim quem de direito não fazer absolutamente nada, nem mal nem bem.

    Edit: Mentalizem-se que o governo não é uma pessoa de bem que não sabe o que fazer. Mas uma pessoa que sabe o que fazer mas escolhe não o fazer. Deixem de ser meninos.

    ​

    Por isso é parvo estar a focar em ideias “idiotas” pois nem tu nem eu, nem a maioria das pessoas tem acesso à informação adequada para andar a sugerir melhorias estruturais. E para melhorias mancas já temos lá quem as faz. Já é sabido que muitos grupos de estudo até fazem o seu trabalho mas todas as propostas são ignoradas pelo governo.

    ​

    O que é preciso é mostrar à governação que o povo quer planos a prazo e que os vê e fincar pé. Mas isso é muito complicado quando a população acabou e eleger um governo por maioria absoluta.

  4. Tenho mais ou menos a mesma ideia que tu, mas infelizmente sempre que faco um posto sou criticado porque nao vivo em Portugal.

    Gostava muito de conseguir juntar um grupo de pessoas e quem sabe fazer uma mudanca. A conclusao que chego é que nos ultimos 20 anos de governo socialista, nao se gosta de medidas impopulares. É deixar andar até explodir depois chora se para a EU mandar um camiao com dinheiro.

    Quanto a medidas, acho que nos temos muitas leis, ninguem as mete é em pratica.

    Agora por exemplo com os fogos, gostava muito que houvesse um controlo nos terrenos. Utilizem a GNR por exemplo para andar em cima disso. Nao ha meios? Bom ha meios para radares, para a ASAE, para a EMEL, para toda a gente. Porque que nao ha meios para verificar os terrenos? E sai mais barato a prevencao ou depois ter os custos todos para apagar o fogo?

    Ainda em relacao ao fogo, gostava tambem que houvesse medidas para ser proibida alguns tipos de construcao, para reduzir o fogo posto, e que aumentam se as penas para quem poe fogo.

    Gostava que se tivesse mais coragem de agir, gostava que se responsabiliza sem pessoas. Como é possivel juntarem as empresas de transportes da AML numa só, chegar o dia que tudo vai comecar e nao ha rotas, nao ha horarios, nao ha fardas, nao ha nada. Quem foi?

    Ninguem.

    Outra tema importante é a agua, estamos numa seca severa, fiz um posto aqui a uns tempos a falar sobre o tema e muita gente disse que era parvo, que vai chover. Bom e se nao chover?

    Israel fez 4 ou 5 centros de desenalizacao e agora vendem para paises vizinhos. Nos queremos investir no Litio, e Hidrogenio e cenas e coisas. Agua é um bem precioso que é necessario para hoje.

    Entre outras ideias que tenho.

  5. Epa, isso é o equivalente a levar na tromba do marido, mas não sair da relação porque na próxima relação, pode ser morta. É um risco que estou disposto a correr.
    PS. Troquei de emprego 3 vezes no últimos 3 anos e sempre consegui melhores condições e melhor ambiente de trabalho, claro que não podemos tirar o todo pela parte

  6. É o problema de ter partidos de esquerda no poder há quase 50 anos. Destruíram o pouco que havia de bom dos tempos da ditadura e mantiveram o que havia de mau. Agora é aguentar ou emigrar

  7. Em vez de manifestações, petições e companhia, porque não responder ao desafio que o JFK fez ao país: *Ask not what your country can do for you – ask what you can do for your country*

    Tens razão que a passividade é exasperante, mas porque as pessoas não se queixam, mas sim porque não fazem por ter um país melhor. Portugal está cheio de individualistas e acomodados.

    As pessoas com capacidade para mudar as coisas, não se querem meter. Quando foi a última vez que se ouviu alguém meter-se num partido ou envolver-se em política local, se não for por interesse próprio? Quem é que se inscreve num partido porque quer mudar as coisas?

    Quantos não andam por aí sem se querer chatear, sabendo de falcatruas e corrupção, mas sem vontade em denunciar alguém?

    Quantos não fogem a todos os impostos que podem e depois justificam dizendo que o estado é o primeiro a roubar?

    Já disse num post anterior: nós temos os políticos que merecemos.

  8. Este é o último sítio onde deverias vir postar isso, tendo em conta que a grande maioria deste sub é avesso ao PS.

    É preciso esperar que uma ou duas gerações desapareçam, burro velho não aprende línguas novas.

  9. >Alterações nas contratações para a função pública (a entrevista profissional de seleção é usada para arrumar pessoal dos concursos, espetando-lhe a nota 9 são automaticamente arrumados, nem que tivessem 20 no resto. PS: a entrevista vale 10% da nota, assim se enche a função pública com merda)

    Esta é absurda. Se não te querem lá, não entras, faças o que fizeres. Se te derem 12 e 18 aos outros, vai dar ao mesmo. Uma entrevista é sempre uma experiência subjetiva e alguem tem de ficar pelo caminho. A solução seria fazer uma bateria de exames escritos e nenhuma entrevista. Ou fazer o recrutamento centralizado e isso já existe (acho).

  10. Voto obrigatório sob pena de multa até 50% do salário anual ao terceiro voto que não se faz. Claro que mesmo isso é irrelevante enquanto continuarmos a votar nos corruptos de sempre.

  11. Enquanto aparecem mais pessoas a ver um treino do Benfica (mais de 25 mil) que a manifestação do CGTP (menos de 200), isto não ira mudar.

    Mas boa sorte, pelo menos tenta fazer a tua parte.

  12. Mais um dia, mais uma voltinha.

    Não gosto do PS, mas existiram eleições livre e democráticas em janeiro.

    As ideias foram mostradas e as pessoas (a meu ver mal) escolheram

    Avaliações faço no final

  13. É chocante a passividade deste sub. O país está a afundar-se e a única coisa que têm para dizer é: ah…deixem-se ideias porque o governo foi eleito e a democracia resume-se ao dia das eleições… Fdx até mandei uns gritos em casa.

    OP tens o meu total apoio. E repara numa coisa, nós nem temos de reinventar a roda. Basta olhar para o que se faz lá fora e copiar. Ainda hoje estava a ouvir um programa sobre saúde/SNS e um médico com montes de anos de experiência lançou um livro com imensas ideias baseadas no que se faz lá fora.

    Eu não quero andar aí a partir carros e lojas. Quero que, pelo menos vá 1000 pessoas se juntem e começamos a ir todos os fins de semana para a porta da assembleia da república (se tiverem uma ideia melhor, sou todo ouvidos, não estou aqui para “ganhar” debates). Tou-me a cagar se me chamam maluco. Não aguento mais ficar parado. Com sorte a coisa vai ganhando tração.

  14. não sei do que falas, o povo português deu maioria absoluta ao partido que nos tem governado… o povo está contente! /s

Leave a Reply