O verão mais frio nas contratações tech está a chegar? Temperatura está amena (para já)

11 comments
  1. xD imagino a cara de quem está a concluir a conversão para IT, agora é seguir para soldadura subaquática com o aquecimento global vamos acabar todos por viver de baixo do mar.

  2. Quem está arrefecer são as startups que dependem de investimento, para o resto continuamos a ser super baratos.

  3. Diria que está o oposto.

    Cada vez mais vejo mais gente a trocar, principalmente quando as empresas querem acabar com o remoto.

    Pode ficar frio talvez para as empresas portuguesas se insistirem em voltar ao escritório, porque para os trabalhadores, o que não falta é opções cá, e para empresas estrangeiras em modelo remoto.

  4. Alguma perspectiva.

    O slowdown nas contratações de IT está a acontecer globalmente sim. Todos os tech giants já lançaram as suas declarações em como vão abrandar contratações neste semestre, acho que os emails da google, tesla, Facebook são até públicos.

    Em Portugal sei de algumas empresas que o estão a fazer também, apesar de que pelo que sei essa info ainda não é pública.

    Isto é cataclísmico para devs portugueses? Lol no. Talvez tenha notado uma diferença mínima na cadência das mensagens de “Novas oportunidades de carreira ™” no LinkedIn, mais nada. Pelo que tenho visto os intervalos salariais continuam a aumentar.

    Podem dizer ao sapo e aos empregadores que spammarem estas mensagens para meterem o fear mongering pelo cu acima.

  5. Não me parece que, pelo menos em Portugal, esteja a ser propriamente um “verão frio” em termos de contratações tech.

    Quando muito está algo morno, dado que se começa a notar um ligeiro arrefecimento do mercado.

    Dito isto, não há nada que sempre cresça e não estaremos imunes á situação do mercado mundial por muito tempo – até porque a area de IT em Portugal depende em grande parte do mercado exterior.

    Não é caso para meter medo a ninguem, flutuações no mercado são normais.

    No entanto é uma boa altura para ser prudente, por ex. aceitar uma oferta tentadora de uma startup que depende de financiamento tem os seus riscos… ou que trabalhar “para fora” como freelancer pode nem sempre ser boa ideia.

Leave a Reply