Alemanha espera “solidariedade” dos países menos dependentes do gás russo

40 comments
  1. Em Berlim há uma expectativa de que países como Portugal e outros que importem menos gás da Rússia sejam “solidários” com os mais dependentes. Espanha já recusou a proposta: “Ao contrário de outros países, nós espanhóis não vivemos acima das nossas possibilidades do ponto de vista energético.”

    ​

    Uma das primeiras reacções veio de Espanha, onde a ministra para a Transição Ecológica, Teresa Ribera, recusou a ideia: “A nossa solidariedade seria muito mais útil se podermos usar as nossas infra-estruturas para levar gás ao resto dos europeus”, declarou, citada pelo jornal espanhol El País, numa referência à ambição ibérica de concluir a construção da rede de interconexões energéticas.

    “Ameaça nos dois próximos invernos”

    O responsável pelo organismo regulador de energia da Alemanha, Klaus Müller, disse numa entrevista publicada no domingo pelo jornal Bild am Sonntag que o país “irá provavelmente ter de viver com a ameaça de ficar sem gás durante os dois próximos invernos”. Müller acrescentou que países como a Noruega, Bélgica ou Países Baixos poderiam ajudar a compensar uma falta de gás na Alemanha, e fez ainda um apelo a que as pessoas não ficassem em pânico com esta possibilidade.

  2. [https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/racionamento-do-gas-causas-e-consequencias-15036852.html](https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/racionamento-do-gas-causas-e-consequencias-15036852.html)

    ​

    Num país, como Portugal, em que todos os anos morrem centenas de pessoas de frio, faz sentido reduzir o consumo de gás para aquecer as casas de alemães e polacos ainda por cima porque eles próprios decidiram não comprar gás à Rússia? Vamos aumentar o nosso número de mortos para que nenhum alemão ou polaco passe desconfortavelmente o inverno. Os mesmos que na crise de 2011 nos viraram as costas e nos impuseram uma austeridade draconiana. É um pedido legítimo este que nos fazem? Não nos parece.

  3. Estou a gostar muito da reação dos portugueses agora que a solidariedade europeia funciona no outro sentindo.

  4. O facto de haver gente neste sub que acha que a Alemanha “deu” dinheiro a Portugal é de uma falta de noção…

  5. Alemanha simplesmente vai reactivar os reactores nucleares que tinha sido parados e tambem ja não vai fechar os 3 que ainda têm, aposto que há plano B,C,D ….os russos que se fodam

  6. As pessoas que acham que Portugal devia cagar nos alemães ficam com a nota de ir ver quanto o nosso país suga à UE por ano, e quanto a Alemanha contribui.

  7. isto não faz muito sentido e depois o que fazemos com o gas se precisarem dele?

    mandar em botijas ??

    os alemães foram burros e agora vão aprender, mas se der para mandar gas toca a poupar, vivemos na Europa e é suposto ajudarmos nos uns aos outros.

    mas o alemães são realmente muito burros

  8. Pronto, vou deixar de tomar banho para que os alemães fiquem felizes. Como sempre, nestes comentários, há demasiada gente a defender os outros, mais do que os nossos. Porca miséria…

  9. Sem palavras para a gestão dos alemães. Por algum motivo a Europa não tem rumo nem futuro. Dependemos de tudo e todos, seja dos EUA para nos protegermos militarmente, da Rússia a nível energético, da China para quase tudo o resto.

    Portugal não é ninguém neste jogo, nesse aspeto podemos estar descansados porque nada está nas nossas mãos.

  10. O federalismo europeu costuma ser popular no sub, mas não estou a ver muito neste post. É como se fossem para umas coisas e não para outras.

  11. Nada contra, só não percebo exactamente como, uma vez que nós só comprarmos o gás estritamente necessário, não o compramos à Russia mas sim à Argélia a um preço substancialmente mais elevado, e não temos maneira de partilhar o gás com a Europa Central porque a França nunca aprovou a construção do gasoduto…

  12. A França sempre impediu (e a UE permitiu) que se ligasse a P. Ibérica ao resto da rede europeia, com isto andou PT e ES a comprar gás muito mais caro, impedindo ainda mais as nossas empresas de competirem com as do resto da europa que andaram décadas a mamar de gás russo barato.

    Cortar o consumo de gás em 15% a PT e ES não faz absolutamente nada para lhes resolver o problema, não podemos exportar o nosso gás para o resto da europa! Então porque raio vamos estar a permitir que ainda mais pessoas morram de frio e que a nossa indústria seja ainda mais afetada? Em nome da solidariedade? A solidariedade neste caso não resolve nada. Se um amigo meu bate com o carro contra um muro, eu bater com o meu não lhe resolve o problema e ficamos os dois com o carro fodido.

    Eles se esperam solidariedade que digam aos franceses para começarem a escavar!

    EDIT: Acrescentei a última frase

  13. Preciso de Cavalo na veia mas ja que ha menos cavalo porque o dealer russo ta mal comigo porque mataram um amigo meu. Vou pedir aos outros que usem menos cavalo para eu poder continuar a usar.

    Quando toca a politica energética parecem todos drogados.

  14. Apesar de achar um pouco “egoísta” não aceitar, a verdade é que tanto Portugal como Espanha já são dos países europeus que consomem menos energia, a juntar a isso o facto de não conseguir enviar para a Europa o gás poupado penso que realmente não faz sentido serem incluídos neste assunto.

  15. O pessoal devia se organizar e juntar umas mantas para levar para a Alemanha. Devia ir junto com um manual a informar que serve para se por quando se está a ver tv no sofá. Recomenda se uma roupa quente como se tivesse na rua e não a habitual t shirt.

  16. Nos não lhes podemos enviar gás, isto é fazer sofrer para fazer sofrer. E eles merecem a mesma solidariedade que nos deram à 10 anos atrás.

  17. Enquanto andaram na mó de cima era só putas e vinho e verde, eram os maiores e os países do Sul da Europa é que eram os maus da fita. Agora arriscam-se a ficar sem gás e já são uns coitadinhos que não querem ficar sozinhos no escuro.

    Metam lubrificante com força…

    Espero que Portugal siga a Espanha e os tenha no sitio!

  18. O que é que países como a Alemanha ganham com países que não compram o gás à rússia comprarem menos gás? É para não ser concorrência desleal ou quê? Não percebo a “solidariedade”, vamos enviar gás Argelino para eles, é isso? Ou vamos fazer compras conjuntas?

  19. Não percebo… Eu estou 100% solidário mas nós estamos sequer ligados à rede alemã? O nosso gás não vem da Argélia?

    Se de alguma forma ajudar a atenuar uma crise na Alemanha claro que apoio caso contrário não percebo o propósito…

  20. Porque é que a França era e continua a ser ligar a península Ibérica ao resto da UE para poderem receber gás daí?

  21. Além da sensação fofinha na alma pela “solidariedade”, que tem mais a Europa a ganhar com o sacrifício de Portugal e Espanha?

Leave a Reply