Secil lança o primeiro betão neutro em carbono

3 comments
  1. >O Betão Verdi Zero tem zero emissões de dióxido de carbono (CO2)

    Como é que o artigo pode dizer isto…

    >O Betão Verdi Zero é, assim, um betão com “menor intensidade carbónica”, que promove a “economia circular”, através da “incorporação de resíduos reciclados”, o que implica uma “menor utilização de matéria-prima virgem”. As restantes emissões, de acordo com a empresa, serão compensadas através de um “programa de compensação de carbono” certificado pela Climate Impact Partners, tendo sido atribuído o selo de CarbonNeutral® Product.

    E depois dizer isto mais a baixo?
    É que dizer que o Betão xpto tem zero emissões de CO2 é simplesmente mentira. A produção de betão continua a produzir a mesma quantidade de CO2, a diferença é que para certos lotes, a SECIL disponibiliza-se a dar uns quantos milhões para “Carbon Offset Projects” enquanto passa essa fatura para o cliente.

    Estes projetos de neutralidade carbónica são vendidos da mesma forma que a reciclagem do plástico era vendida nos anos 60/70. Na altura, a reciclagem do plástico era a “solução” e portanto podíamos continuar a consumir plástico à vontade porque era tudo reciclado, quando na verdade, grande parte dos plásticos não podiam ser reciclados ou não existia incentivo financeiro para tal.

    Agora passa-se a mesma coisa, podemos continuar a consumir à vontade porque no fim do dia os produtos têm o selo CarbonNeutral®, portanto está tudo bem.

Leave a Reply