Banco Central Europeu sobe taxa de referência em 50 pontos base

23 comments
  1. Vai ser bonito ver como é que o Zé Povinho reage ao ser mais apertado tanto pelo governo português, tanto pelo BCE agora.

    Muito povo não vai ter escolha. Hora de entregar casa ao banco.

    Isto representa ainda menor poder de compra, quem quiser pedir um crédito habitação/pessoal/etc vai ficar bem mais caro.

    Para os jovens, ficará ainda mais difícil obter financiamento para a primeira casa.

  2. Finalmente. Vamos lá ver se é suficiente para controlar a inflação ou se é preciso aumentar mais.

  3. Pergunta de leiga, mas isto significa que comprar casa vai ser *ainda* mais complicado dado que além dos preços inflacionados, as taxas de juro variáveis (e possivelmente as fixas) dos créditos habitação vão aumentar certo?

  4. Uhm.. Abater metade do crédito habitação (260€ +30€ de seguros) que ainda falta pagar uns 25 anos ou deixar o dinheiro na conta para alguma emergência?

  5. Os americanos, nesse aspecto, estão bem protegidos, pois 90% dos créditos são à taxa fixa a 20/30 anos.

    Em Portugal é tudo taxa variável… Infelizmente. Muita gente vai sofrer e perder a casa.

  6. Vem ai muita miséria… Nós que já apertamos o cinto e somos constantemente gozados pela nossa classe politica vamos ainda sofrer mais.

    Como jovem de 26 anos vejo cada vez mais difícil criar a minha própria vida e não entrar em depressão.

  7. Ou seja inflação a roçar 9% e toda a gente preocupada com 0.25%. Quando havia inflação a 3% e não se subia juro estávamos pior.

    Estamos a esquecer a coisa pior que ter um empréstimo para pagar, quem tem dinheiro no banco está a perder 9% ano se isto se mantiver assim. Claro que estar sentado em dinheiro pode ser bom para entrar no mercado, mas estar a levar com 9% de inflação é muito mais desgastante que o juro

Leave a Reply