Redução do consumo de gás na Europa. Bruxelas e Berlim enfrentam “rebelião” dos países do sul

33 comments
  1. Estas notícias a dramatizar tudo.

    >O plano da Comissão Europeia no sentido dos países reduzirem o consumo de gás russo

    GÁS RUSSO, Portugal se usar algum gás russo é uma percentagem tão mísera que não faz diferença, se fosse pedir cortem o uso de gás russo em 15% porra até estavamos a rir do quão irrelevante seria.

    Agora todo o gás em 15%? Tão malucos ou o quê? Eles que deixem de ter o AC no cu deles 24/7 que a maioria dos portugueses nem AC tem e só usa eletricidade no essencial.

  2. >Se a crise das dívidas soberanas colocou os países do sul da Europa na ‘mão’ dos países do norte, a proposta da Comissão Europeia para redução do consumo de gás inverteu esses papéis. Agora, é a vez da Alemanha pedir ajuda a países como Portugal, Espanha e Grécia.

    Então se está nas nossas mãos, os países do Sul podem cortar 5% no gás se a Alemanha tiver lá uma equipa de tecnocratas a mandar no país durante 4 anos, esses tecnocratas respondem àquilo que os países do Sul querem e vão ter que pedir desculpa até ao infinito por viverem acima das suas possibilidades.

    Já idenficamos o G(ermany) nos PIGS do norte.

    Querem passar um Inverno mais quente? Transformem uma ou duas centrais a funcionar com os políticos traidores como a Merkel como combustível.

  3. Quando é para ajudar o Sul é “empréstimo”, quando é para ajudar a Alemanha é “solidariedade”. Que subsidiem as industrias deles para não produzir como fizeram cá com os agricultores.

  4. Devo ter uma opinião impopular, mas acho que ser mesquinhos não nos favorece a longo prazo.
    Se não gostámos da forma como nos trataram na crise anterior, não acho que a resposta deva ser a mesma. Posso estar a ser idealista, mas o ciclo de pouca solidariedade devia acabar. E, sendo espertos, se formos nós a quebrar o ciclo, pode ser que tenhamos uma alavanca mais forte para negociar quando formos nós a precisar.

  5. Aqui em Espanha ninguém se vai submeter à UE, ótimo que Portugal e Grécia também não.

    Está na altura dos PIGS se levantarem, é a nossa vez de dominar a UE 💪💪💪

  6. O que Bruxelas e Berlim pedem apenas se pode considerar um anedota.

    No entanto, o valor do Euro está sustentado principalmente na indústria de Países como a França e Alemanha – são estes que dão “o valor real ao Euro”. Lembrem-se em que Pais se encontra instalado o BCE, não é uma coincidência.

    Agora sabe-nos bem mandar a Alemanha “chorar para casa” – mas se a economia deles cair ou tiver uma recessão massiva – onde os velhos nacionalismos regressam – ao ponto de colocar o Euro em causa, teremos problemas bem maiores.

    Imaginam Portugal de novo “sozinho” a lutar no mercado Europeu, sem industrias fortes, pouco competitivo, e com um novo-escudo fragil e inflacionado? Seria uma catastrofe.

  7. Por mais que não possa ver o Costa a frente tenho de lhe dar razão.. Nunca quiseram saber de fazer ligações da península para o centro da Europa porque a França meteu-se nos bicos dos pés por causa das suas nucleares, agora que fizeram merda com os acordos com a Rússia por causa dos malucos ambientalistas se FOD**** e agora querem que os outros assumem as responsabilidades deles? Até fico parvo como é que a Alemanha sendo um país pragmático ter feito esta cagada

  8. É fácil, não andassem a não sei quantos anos a dificultar e impossibilitar mesmo projectos de gasodutos a partir de Sines ou de outros pontos da península ibérica (mas não devia dar jeito a França e Alemanha), que hoje podiam ser uma solução rápida se já estivessem feitos, assim fodei-vos!!

  9. Não quiseram forçar a França a permitir um gasoduto da Ibéria até lá acima. Quiseram continuar dependentes da Rússia. Quiserem fechar centrais nucleares.

    É assim: eu até poderia alinhar nalguma estratégia bem organizada a nível europeu para “distribuir” de certa forma o gás, com a garantia que não haveria aumento de preço para o próprio consumidor.

    Nós compramos gás a África, e só uma percentagem pequena vem da Rússia (~15%). Ou seja, poder-se-ia talvez cortar essa importação e comprar mais a África. Ficava mais gás russo para o resto. Desde que não houvessem macumbas económicas (ler: aproveitamentos) a aumentar o preço para os consumidores, alinho.

    Agora, reduzir e passar mais frio no Inverno só porque sim? LOL

  10. Eu acho que muita gente que se está a regozijar por uma suposta inversão de papéis não tem bem noção do que está em causa. Se eles se foderem forte, nós vamos atrás. É como um barco que abre um buraco no casco e nós estamos no piso de baixo.

    Não temos capacidade estrutural e financeira para largar a teta.

  11. Tugão a bater o peito e a ter gozo com a situação, sim a táctica deles foi má em termos de independencia energética mas se eles ficam na merda nós na merda x 10 ficamos, pois somos altamente dependentes deles, seja para nos safar económicamente por má gestão dos nossos governos seja porque a nossa economia é altamente dependente dos nossos países parceiros.

    TLDR: Agoram riem-se, amanha chorão. Força ai nos downvotes.

  12. Classificar isto como rebelião é mesmo de países que se acham superiores.

    Eu concordaria com uma solidariedade já que no passado também a tivemos, mas neste caso e no contexto em que estamos (seca; a energia hidráulica não vai ser a expectável), teria de ser simbólica.

    E também a esta altura do campeonato a Alemanha deveria estar a re-abrir tudo o que é gerdadores de energia de carvão e criar portos de receção de gás liquefeito. Isto não é hora para eatsrmos com cenas.

  13. ITT: gente sem noção de que se a Alemanha fica na merda, ficamos todos na merda.

    É “chato” o que está a ser pedido, mas isto sem um esforço colectivo vai ficar uma merda ainda maior e ninguém vai querer passar por isso, acreditem. Viver na miséria só para dizer “toma, toma” à Alemanha por causa da crise do Euro é só parvo. Acho que isto é mais um alerta de que a Europa é tão pequena e interdependente que o único caminho é o do federalismo europeu.

  14. Esta thread está cheia de gente que acha que Portugal sobrevive sem a ajuda da França e Alemanha.

    Portugal só teve um surplus minúsculo. Somos um país altamente deficitário e dependente.

    Um abanão no resto da Europa acaba com a vossa qualidade de vida em horas.

  15. Eles que baixem o aquecimento . Já tive a oportunidade de ir à Alemanha e grande parte da população tem o aquecimento a gastar tanto ama tanto que em casa se está de t shirt e ao sair de casa temos de vestir várias camadas . Fiquei chocado com o desperdício de energia sem razão nenhuma e como tal não ficaria surpreendido se ao o governo decretar que o aquecimento só pudesse ser utilizado para subir a temperatura até x , os gastos em gás iam diminuir imenso . Em vez de falarem de solidariedade que apliquem políticas internas primeiro

  16. Claro, podemos começar por destruir a economia deles e fazer alterações á constituição deles como fizeram com o sul da europa!

  17. Opinião polémica: acho triste andarmos a politizar estes assuntos quando há pessoas a morrer na Ucrânia e este tipo de sanções podem ajudar a resolver a situação.

    Se a dependência que a Europa central têm do gás russo não for resolvida suspeito que no início do inverno vamos começar a ver sugestões de soluções “diplomáticas” ao conflito que em pouco vão ser favoráveis para a Ucrânia.

  18. Ia responder a um user mas vou responder na thread em geral, dá para perceber por aqui que felizmente opinar na Internet não se paga, porque se se pagasse muita gente não dizia tanta merda.

    O mais giro disto tudo é a maioria pensar que a Alemanha quer o gás todo da Rússia para aquecer os pés no inverno, ou meterem o interior do parlamento a 30°.
    A maioria destes magrebinos não sabe que a indústria alemã, a mais importante da UE, também utiliza o mesmo gás para funcionar (muito por culpa de terem fechado as nucleares mas isso é outra conversa) e que num cenário de falta de gás muita desta indústria iria simplesmente parar ruindo não só economicamente a UE mas também toda uma supply chain.

    A minha empresa utiliza imensos componentes fabricados na Alemanha, sem os mesmos ficamos completamente na mão, isto porque nos recusamos a utilizar chinesices de baixa qualidade que comprometem certificações que temos de cumprir para entrar em certos mercados. Vai ser bonito se no Inverno tivermos de cancelar encomendas, não nos afecta nada isto pois claro que não.

    Mas pronto, vamos todos nos “rebeliar” contra a Alemanha e dizer aos gajos para vestir um casaco e meter umas mantas hehe como se fosse apenas isso que estivesse em causa.

  19. É esta a união europeia no seu mais belo explendor.

    Países do Sul com salários de bosta e a existir via serventismo turístico aos Lordes do norte após lhes ter dito retirado controlo sobre a sua moeda e seus próprios mercados produtivos.

    Mas depois quando não cabe os feijões no cu aos povos do norte, há que forçar os do sul a serem ainda mais pobres e menos competitivos em termos energéticos.

    Pro diabo com esta desunião europeia. Nunca fomos um só povo nem nunca o seremos. Especialmente andando a velocidades totalmente diferentes.

  20. Também estamos a ficar com menos água.

    Proponho que o consumo de água baixe 15% em todos os países da UE por solariedade para com os países do sul.

Leave a Reply