Iniciativa Liberal apresenta projeto para uso pessoal da canábis

12 comments
  1. “A IL vai apresentar um projeto de legalização da produção, uso e venda de canábis em Portugal, que assegura a liberdade de cada um seguir as suas escolhas individuais, o esvaziamento total do mercado negro e das redes de narcotráfico e, por outro lado, segurança e informação máxima para os adultos que escolherem comprar canábis”, adiantou ao JN o deputado Carlos Guimarães Pinto.

    O deputado argumenta ainda que “o fracasso total do proibicionismo, que não impediu o uso de drogas na nossa sociedade e, pelo contrário, piorou o problema ao deixar as pessoas à mercê de um mercado criminoso, exige um corte total com o paradigma que vivemos até agora”.

  2. *Here we go again.*

    Pessoalmente gostava de ver a IL e o BE juntos novamente nesta medida, não como está a acontecer agora onde cada um está a propor o seu.

    O trabalho em conjunto assegurava os votos a favor de ambos os partidos. (Não que interesse, pois maioria absoluta)

    [Eis o link da noticia sem paywall.](https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Fwww.jn.pt%2Fnacional%2Finiciativa-liberal-apresenta-projeto-para-uso-pessoal-da-canabis-15055282.html)

    Sobre as audições sobre a canábis, [acontecerão depois das férias.](https://12ft.io/proxy?ref=&q=https://www.jn.pt/i/15041461.html)

    Agora com maioria absoluta, será o PS a decidir o Sim ou o Não.

    Felizmente há caras no PS favoráveis à legalização recreativa, tal como a Juventude Socialista na sua generalidade também apoia a legalização.

    Excelente seria se o próprio PS tivesse a iniciativa de também propor uma proposta de legalização, mas não sei é que isso funciona quando há poder absoluto de conseguir propor e praticamente conseguir aprovar uma proposta.

    Estou deveras curioso em ver que diferenças é que a proposta da IL tem de diferente da [proposta do BE,](https://www.esquerda.net/sites/default/files/imagens/06-2022/pjl_canabis.pdf) pois não faz sentido que sejam iguais.

    EDIT: Pensando bem, dado que há maioria absoluta, ainda bem que estão separados nas propostas. Quem sabe, o PS pode ver favoravelmente uma delas e assim tem 2 para escolher em vez de 1.

  3. Il apresenta projeto para lucrar à custa da saúde das pessoas, que novidade…

    [Cognitive effects in midlife of long-term cannabis use](https://www.health.harvard.edu/blog/cognitive-effects-of-long-term-cannabis-use-in-midlife-202206142760)

    [Evidence on the acute and residual neurocognitive effects of cannabis use in adolescents and adults: a systematic meta-review of meta-analyses](https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1415297111)

    [Long-term effects of marijuana use on the brain](https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1415297111)

    Sim, o tabaco faz mal e deveria ser proibido, assim como acabar com os subsídios à plantação.

    O álcool, como é impossível proibir, deveria ter mais campanhas de alerta e tratamentos.

  4. Lá estão os drogados do BE.

    Ah espera….

    Acho muito bem! Vejo a IL, Livre, BE e PS a passarem isto de uma vez por todas

  5. A proposta do BE exige pré aprovação de diferentes entidades para atividade comercial direcionada ao mercado grossista e para o fabrico/cultivo. No entanto, para consumo próprio, ja não se aplica, o que me leva a pensar que a economia paralela vai continuar forte, se não mesmo crescer.

    Espero que esta proposta da IL seja verdadeiramente liberal e não tão restrita para atividade comercial, ou que pelo menos diferenciem pela escala.

  6. Podíamos fazer a diferença se for bem executado mas dificilmente o será . Para efeitos de redução de riscos começar com genéticas com 1:1 CBD/THC ou mesmo 2:1.
    Por exemplo no mercado da Califórnia neste momento estão a ponderar inserir avisos de psicoses nos produtos, isto porque o thc é cada vez mais inserido num pedestal sem perspectiva nenhuma do resultado , quando na verdade o ideal é o entourage effect com vários cannabinoids .

Leave a Reply