“É demitir-se ou ser demitido pelo Papa”: patriarca de Lisboa terá ocultado denúncia de abuso sexual – SIC Notícias

21 comments
  1. Já estamos a ver como vai ser o resultado final do relatório dos abusos sexuais na igreja Portuguesa… Um monte de nada.

    O patriarcado de Lisboa esconde e protege um pedófilo, não o entrega às autoridades e ainda temos o Presidente da República a defender os responsáveis por abafar o caso.

  2. Tantos casos que devem ter sido e que ainda são abafados por esta escumalha da Igreja ao longo dos anos, até hoje, uma verdadeira irmandade não há dúvida.

  3. E’ por estas e por outras que sou contra todos os benefícios fiscais da Igreja e de qualquer ordem religiosa ou Religião. O Estado deveria ter uma posição Secularista, já que com este Laicismo de fachada não funciona.

    [https://www.lexpoint.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=51743](https://www.lexpoint.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=51743)

    Querem ser parte da Sociedade e ser fraternos com o Proximo? Então paguem impostos como toda a gente! Ponham a carteira ao nível das palavras que cantam do púlpito!

    Apesar de todas estas regalias e benefícios com o qual a Igreja e’ tratada, ainda ousam ocultar estes crimes desprezíveis. E depois as cúpulas da Igreja ficam muito surpreendidas com a “crise de fé” actual e de as Igrejas estarem vazias ao Domingo. Bando de hipocritas.

  4. Aqui na minha terra também houve um caso, onde o padre escondeu um caso de abuso sexual por parte de um ‘colaborador leigo’

    A pior parte é que os pais de ambas as crianças (eram irmãs) foram pagos para estarem calados, e só se soube disto porque elas falaram disto para a sua orientadora da escola…

    [https://www.jn.pt/nacional/igreja-afasta-padre-de-samora-correia-por-esconder-alegados-abusos-sexuais-15012642.html](https://www.jn.pt/nacional/igreja-afasta-padre-de-samora-correia-por-esconder-alegados-abusos-sexuais-15012642.html)

    Triste este caso e estes pais…

    Como católico tenho a dizer que não devemos ter medo de expor as coisas que acontecem dentro da igreja para que assim seja feita uma limpeza destes porcos, a imagem que as igrejas passam é que são feitas de tarados e estupradores…

  5. O que acho mais engrado é ler no Observador em como as instâncias da igreja decidem não falar, ou não agir, ou fazer comunicados, ou demitirem-se ou não se demitirem.

    CAGUEI NAS INSTANCIAS DAS IGREJAS. Isto é tema judicial. Ou agora quando um enfermeiro é suspeito de um crime , cabe à Ordem tomar decisões?

  6. Queria saber qual é a opinião do user que estes dias aqui defendia a ferro e fogo que a igreja católica não andava a encobrir abusos sexuais e pedófilos em Portugal e que acreditava completamente que iam ser honestos e rigorosos na investigação…

  7. E ainda há gente que olha para este merdas e diz sem qualquer ironia “Sim senhor, que exemplo de ser humano!!”

  8. Uma pena, conheci o cardeal ainda quando era bispo do Porto e tinha uma boa ideia dele.

    Mas todos temos os nossos esqueletos.

    A minha questão é como se vai tratar desde tipo de situações que têm mais de 30 anos.

  9. O Observador fez um podcast ontem acerca deste assunto, para quem quiser saber mais sobre o tema sugiro que percam 17 minutos.
    O podcast chama-se “Explicador”, é muito bem feito e muito imparcial.

  10. Recomendo o livro ” in the closet of the vatican” de Frédéric martel..
    Conclui que a vasta maioria de padres e bispos assim como prelados são homossexuais que professam discursos anti gay, e que quanto mais se vai subindo na hierarquia mais gays se encontra, o autor basea se em testemunhos e é ele próprio homossexual.

  11. Nestes casos em particular, não se pode pregar a justiça divina e chutar para canto a justiça dos Homens. Está em causa a própria sobrevivência da Igreja e o que lhe resta de dignidade (ou indignidade).

Leave a Reply