
“O presidente do grupo Vila Galé lamentou esta terça-feira que se fale de aumento dos salários e de trabalhar quatro dias por semana mas que “ninguém fale do mérito” e da “produtividade”.
(…)
defendeu como “fundamental” a “diferenciação, o mérito, o empenho, tudo isto tem de ser premiado”.
(…)
o grupo emprega mais de 4.000 pessoas e que o grande problema dos jovens não é precariedade mas sim a habitação. “Ninguém procria – não é por falta de vontade de procriar, penso eu, há é menos condições para fazer filhos porque está tudo difícil””
Fonte:
https://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/salarios/vila-gale/presidente-da-vila-gale-lamenta-que-ninguem-procrie-e-e-contra-subida-generalizada-dos-salarios/20220726/62e02a390cf2ea4f0a5593ca
42 comments
Enquanto não se procria vai-se praticando, que é bem bom
A fazer jus ao estereótipo do típico patrão tuga
Devia providenciar uns estábulos e depois descontar no salário.
>subisse generalizadamente [o salário] sem critério nenhum, apenas aumentar por aumentar, eu não só não melhoro nada – só melhoro um bocadinho pela injeção de mais dinheiro na economia, mas fora isso não melhoro nada -, fico na mesma ou talvez pior, porque vou gerar um sentimento de desconforto para os que trabalham mais”
Lool.. Aposto que até já paga melhor a quem contratou agora do que a trabalhadores com anos de casa.
Para além disso, ninguém o impede de aumentar todos os trabalhadores em x% e os melhores em (x+y)%
Mas enfim, também se esqueceu que o preço por dormida está em linha com outros países europeus e os custos com pessoal mais baixos.
Diria que premiar o mérito de quem trabalha melhor não é impeditivo de aumentar dos salários da empresa em geral, dado que, dependendo das circunstâncias, os resultados da empresa são devidos aos trabalhadores da empresa em geral. Depois ele fala dos casais não terem filhos por falta de condições, o que é em parte verdade, mas essa falta de condições também vem de salários baixos, acabei por não perceber bem o que é que ele pretende para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Esta é a opinião da maior parte dos patrões tugas. E não é por falta de condições para aumentar os salários. Em Portugal existe uma cultura de salários minimos.
Isto só vai lá por decreto.
O “mercado” não funciona em Portugal.
Logo o Vila Galé, conhecido pela longa lista de estagiários, pagos a refeições de cantina a 1 euro por cabeça.
Mérito e produtividade em hotelaria deve ser abandonar a mulher e os filhos e ir viver para a garagem do hotel, porque ter salários miseráveis e hipotecar uma grande parte da vida pessoal quem trabalha na área já o faz.
Declaração consistente com uma empresa que me “contratou” para realizar consultas de medicina curativa, mas queriam mesmo que eu fizesse consultas de Saúde Ocupacional sem ser especialista na área.
Mandei-os pastar en dois tempos.
É emoldurar e enviar ao Tó Saraiva da CIP.
Eh pah, ainda não dá para pagar contas com mérito e produtividade…🤷♀️
Link AMPutado:
https://cnnportugal.iol.pt/salarios/vila-gale/presidente-da-vila-gale-lamenta-que-ninguem-procrie-e-e-contra-subida-generalizada-dos-salarios/20220726/62e02a390cf2ea4f0a5593ca
No meio de tanta asneira, disse uma coisa semi-acertada: estamos (continuamos…) em plena crise demográfica.
Concordo. Salário deve ser de acordo com o trabalho apresentado.
Se um gajo n faz ponta de um corno, e outro se esforçar em fazer um bom trabalho, e ganharem os dois o mesmo, obviamente que não é justo.
E o que vai acontecer é o que se esforcava, passar a não fazer a ponta de um corno também.
É ele pagar mais de salário que passa a haver melhores condições para fazerem filhos!
Que raio tem a semana de 4 dias que ver com produtividade ou mérito?
“Ninguém procria – não é por falta de vontade de procriar, penso eu, há é menos condições para fazer filhos porque está tudo difícil””
Quando o pessoal procria depois não é contratado pq tem filhos e vai pedir direitos paternais.
A produtividade é muito relativa neste tipo de empregos. Depende de muitos factores e pode ser inclusive injusto pagar mais a uns que outros, agora é um facto, hotelaria e restauração é pra esquecer, principalmente grandes grupos. Quanto mais puderem mais exploram. E ainda ha quem diga que o OM não devia ser imposto por decreto, se assim não fosse estes senhores pagavam 1 sande de nada com coisa nenhuma por 18h de trabalho.
se não há incentivos ou motivações para mulher nenhuma casar pois devido a propaganda feminista faz com que as mulheres fiquem masculinizadas… os homens fogem disto e não querem mesmo tocar no ponto central do problema.
Trabalhar em hotelaria é quase escravatura e é dos trabalhos mais ingratos que existe. É por isso que tirei um curso na escola de hotelaria durante 2 anos e mal saí do estágio fui procurar outra coisa fora da área
Trabalhei em hotelaria 5 anos e é uma área deplorável. Patrões e diretores a encher bolsos com grandes ordenados e regalias enquanto que os colaboradores recebem o salário mínimo ou próximo disso ao mesmo tempo que lhes é exigido falar 2 ou mais línguas estrangeiras e prestar um tipo de serviço especializado e personalizado. Que degredo
Isto fazia sentido se não houvesse estudos que indicam que quanto melhor for a qualidade de vida de um casal menos filhos eles vão ter (por media);
Normalmente são famílias pobres que aumentam a natalidade em portugal, não as famílias ricas.
Ninguém fala de mérito bem de produtividade..parece que os funcionários so querem dinheiro e no trabalho apenas fazem os mínimos olímpicos quando em todos os sítios em que trabalhei fiz sempre mais do que estava obrigada a fazer e zero reconhecimento.
E nós lamentamos que passem o tempo a chorar-se.
Paguem.
Como se não houvesse causalidade entre uma coisa e a outra…
As pessoas não tem condições, onde é que neste país conseguem ter dinheiro para ter mais filhos? A solução seria não aumentar salários durante pelo menos uma década a ver se ajudava /s
Este marmanjo deve ganhar 100x mais do que o empregado médio do grupo e ainda vem dizer que é contra a subida de salários e na mesma tirada diz que faltam condições para ter filhos?
Completamente sem noção da sociedade onde vive.
Este foi o filho da puta que foi há minha universidade em 2012 dizer que não é por tirares uma licenciatura que deves esperar receber mais dinheiro.
Vai pa puta que te pariu.
Tudo o que seja contra este senhores fazerem MILHÕES eles são contra.
É por pessoas assim que não vamos lá.
Não basta criar empregos… É preciso empregos de jeito!
Tenho um conhecido que trabalha no Vila Galé.. orde nado mínimo, faz 14h na copa para ganhar 8h, e já tem 1 ano lá dentro e até hoje não tirou férias porque disseram que só vai tirar férias quando arranjar alguém para cobrir.🤦
A lata deste gajo… Faz parte do problema mas vem falar como se fosse um salvador.
​
Como é que ele recompensa o tal “mérito” e “produtividade” que tanto defende? Palmadinha nas costa? Mais 100Euros pagos “por baixo da mesa”? Um café?
Já o disse aqui várias vezes. Para terminar com este discurso, especificamente no setor do turismo/hotelaria, o ordenado mínimo deveria subir para os 1000/mês.
“Ah, não aguentamos, bla, bla,bla, produtividade, bla, bla, bka”. Resposta: fechem.
Procriar para quê, ainda saem mais destes.
Contra a subida de salários, quer que as pessoas tenham filhos.
Como aquela malta que vai cortar impostos e garantir imvestimento público
Ele esqueceu se de mencionar a carga horaria abusiva e o salario de merda a qual submetem os funcionários e o extremo mau ambiente.
Ja la trabalhei.
E os 5 minutos de almoço em que se nao voltares para a cozinha em menos de 5 minutos ficam aos berros contigo e metem te a fazer trabalhos pesados o resto do dia como castigo.
Provavelmente não é contra a inflação… que torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. É perfeito para acabar com a classe média… e o mundo vai girando. É como o meu avô diz… só olham para o umbigo deles.
É por essa e por outras que cada vez mais se vê nos hotéis pessoal Brasileiro ou de outras nacionalidades. Porquê? Porque é a única Malta que aceita ser escravizada
Acha q há falta de condições para procriar, mas é contra aumentar salários.
Mmmmmm……..
“somos contra a subida de salários e o pagamento de um ordenado e condições de trabalho justas”- empregador português
“Lamentamos a falta de condições para procrear”- empregador português
Dissonância cognitiva no seu melhor.
Eu sou contra o procriar neste caso, a mãe dele devia te-lo engolido.
tente pagar melhor aos jovens e verá como procriam como coelhos
Concordo que a diferenciação, o mérito e o empenho devem ser premiados. Mas não é com palmadinhas nas costas ou salário emocional como este senhor certamente preferia pagar esse mérito. É mesmo com dinheiro.
Se não há trabalhadores, não há empresa.
Hoje existe rede social, conexão whatsapp tudo em tempo real, vídeos, câmeras, áudios.
Ninguém mais quer aceitar o Patrão milionário e o empregado se lascando pra sobreviver sem tempo e dinheiro pra fazer nada. Acabou a Mamata dos milionários de plantão que nascem rico, e querem permanecer explorando as pessoas.
o problema em PT nao é o aumetno de salários – que é impossivel aumentar pois temos empresas pobres descapitalizadas, sem know how e basicamente miseráveis
​
o grande problema é que a grande receita do estado para sustentar a função publica e a maquina gorda e obessa do estado é ir ao IRS – se vai ao IRC as empresas deixam de ser competitivas
​
eu preferia 1000 x ganhar €1000 com uma taxa unica de IRS de 10 a 15% que me aumentassem o salário e andar a pagar 48% de IRS + IMI + IVAs altos + Taxas de audio visual + impostos sobre aquisição de imoveis + Imp sobre combustiveis – enfim todos os impostos reduzidos para minimos
​
já vimos que nao é o aumetno dos salários que pode resolver o probleam por isso temos q exigir que os impostos sejam reduzidos para taxas minimas por forma a dar margem de manobra para nao só fazer face as despesas como também gerar poupança