
Estamos na altura em que as empresas divulgam os seus ganhos e só vejo noticias, destas:
* [Lucros da Galp sobem 153%, para 420 milhões;](https://www.publico.pt/2022/07/25/economia/noticia/galp-lucro-420-milhoes-euros-ate-junho-2014888)
* [Sonae (Continente) fecha primeiro semestre com lucros a subirem 89%;](https://eco.sapo.pt/2022/07/28/dona-do-continente-fecha-primeiro-semestre-com-lucros-a-subirem-89/)
* [Lucro semestral da Jerónimo Martins dispara 40%;](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/lucro-semestral-da-jeronimo-martins-dispara-40)
* [Receitas da Altice Portugal sobem 14% para 1.254,2 milhões no primeiro semestre;](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/receitas-da-altice-portugal-sobem-14-para-12542-milhoes-no-primeiro-semestre)
Sou a favor do mercado livre, sei que demoramos anos a estabelece-lo no país e na Europa, mas isto está a ficar ridículo.
Estes gajos passam os custos todos da inflação para os consumidores. Não dão nada aos seus empregados. Estamos num período de inflação acentuado e estes gajos têm lucros astronómicos. Já para não falar das gasolineiras, que mantêm os preços da gasolina e gasóleo refinado embora o preço do barril já tenha descido para níveis pré-guerra.
34 comments
>mas isto está a ficar ridículo
Ridiculo é o teu comportamento.
Onde estão os resultados da TAP?
Onde estão os da EDP?
Só os que te convém?
Queres o quê, empresas sem lucros?
Inda por cima usas a tag [Sério] isto devia de ser ban directo.
Não consigo perceber essa aversão ao lucro que existe em Portugal, quando ao mesmo tempo, empresas falidas recebem milhões e milhões do nosso dinheiro …. Não faz sentido!
Se és a favor do mercado livre não estou a perceber a indignação. Ficavas mais descansado se dessem prejuízo?
Dizes no teu post que estás empresas não dão nada aos seus empregados.
Tens fontes que justifiquem isso?
Além disso, os lucros são tributados, pelo que uma fatia desse lucro é contribuição para o país. Devo repetir, como disse noutro post, que percentagens comparativas entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022 são enganadoras porque estamos a comparar período com restrições pandémicas com um período livre e de retoma de consumo.
windfall tax é coisa de comuna, por isso é que só está implementado em países como a ~~Venezuela~~, ~~cuba~~ e ~~coreia do norte~~ UK, Itália e USA.
Xuxa a queixar se , se for a TAP faz birra porque não faz dinheiro durante anos de seguida mas deve concordar com ejetar dinheiro nela … se fizer dinheiro , não pode que isto aqui é xuxalismo … tem de fazer 0 e mais nada
O único problema com esses lucros é serem os mesmos de sempre a tê-los, isto é, termos um capitalismo monopolista. Ainda assim, bem melhor do que termos 5 ou 6 TAP’s.
Qual a verdadeira percentagem desses lucros é feita em Portugal??
Estás a ver mal a coisa. O problema não são os lucros. O problema é a distribuição de dividendos. Os lucros são essenciais para a sobrevivência das empresas, para financiar o investimento que lhes permite continuar no mercado.
Edit: clarifico que não sou contra os dividendos em geral mas apenas contra os excessivos dividendos, em função das circunstâncias.
Mas estes lucros não são em relação ao ano passado? Numa altura em que o país estava parado?
Acho que números fidedignos e comparações justas só mesmo para o próximo ano.
Não foi o governo que apenas no primeiro trimestre (quando a inflação ainda nem estava assim tão alta) teve um excedente de mais de mil milhões?
https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2022/07/27/estado-fecha-primeiro-semestre-com-excedente-de-1113-me/293714/
Apresenta um aumento da receita fiscal, que aumentou 21,6% face ao mesmo período de 2021 e 14,9% face a 2019.
80% dos lucros da Galp vindos de Angola e Brasil.
Mas claro, apresentar os dados factuais não interessa na narrativa
É a selvajaria do capitalismo e do mercado livre.
Venham de lá esses downvotes.
Faltou falar do lucro da CGD, um banco público, no valor 486 milhões de euros.
E faltou falar no “lucro” do Estado, que em impostos indiretos só até Maio atingiu 98% do valor orçamentado para o ano todo.
Dá para ver pelas respostas o porquê de sermos pobres e continuarmos a ser pobres… Lucros é tudo o que é retirado da nossa economia para dar aos papões accionistas, não vai aumentar salários, não vai melhorar nada porque esse dinheiro nunca volta a ser investido em Portugal, é literalmente uma descapitalização do nosso país
Isto não é livre mercado. É um monopólio de empresas parcialmente ou totalmente financiadas pelo Estado.
Isto são os lucros das grandes empresas onde muito desse dinheiro não é feito em Portugal.
A galp está com lucros elevados porque a tabela de preços limite de venda ao público subiu mas no entanto ainda compra os produtos pré-refinados a um valor muito mais baixo.
Isso é o facto de ser a única refinaria em Portugal ajuda muito.
A sonae e seus “irmãos” são empresas com sedes noutros países onde as taxas são mais baixas e conseguem mover dinheiro internamente sem pagar.
Eu sou dos primeiros a dizer que Portugal tem ordenados de merda e que somos efectivamente mal pagos para o trabalho que fazemos mas… Isto são comparacoes fúteis para o comum cidadão.
Embora estas empresas apresentem grandes valores e lucros, não, são estas empresas que trazem dinheiro para os cofres nacionais.
És tu e eu com nosso miserável salário porque somos taxados em tudo.
As empresas médias e grandes usam formas de aproveitar os “loopholes” na lei para evitar pagar o máximo de taxas possível e têm departamentos de contabilidade para fazer exactamente isso.
Todas as pequenas empresas se queixam que o estado leva muito dinheiro… Mas muitas dessas (uma grande maioria) não quer pagar 200 ou 300 euros mensais a um contabilista que o ajuda a fazer a mesma coisa… Preferem “poupar” esses 300eur e fazer tudo sozinhos quando amiúde desconhecem os processos correctamente.
Sim, somos mal pagos… Sim devíamos ter melhores salários e mais condições de vida…
Mas que venha o primeiro micro empresario de uma qualquer área de trabalho, trabalhador em nome individual, prestador de serviços, vendedor de Facebook marketplace ou outra plataforma qualquer dizer me que vai baixar o preco do seu produto porque “não é justo para o comprador”.
Edit. Erros ortográficos
Lucro = impostos que após pagos são renumeração para o capital investido pelos investidores que pode ser usado para reinvestir ou competir em outros mercados. Portugal tem falta de capital, as nossas empresas mal conseguem competir lá fora ou se fazem um esforço como a EDP e GALP estão a fazer são logo atacadas.
Se acham que as empresas devem evitar lucros ou então devemos taxar ainda mais os lucros então quando eles tiverem prejuizo devemos pagar mais para os ajudar? É isso que querem? Querem que seja tudo como a TAP onde temos de intervir ou preferem que seja como a EDP ou GALP que se tiverem prejuízos pagam eles e se tiverem lucros pagam impostos e distribuiem o resto com quem investiu?
Se querem salários melhores temos de atraímos empresas ou deixar as nossas crescer.
Já agora só uma nota, o lucro também deve ser usado para poupar para os dias maus que podem vir. Qual é o lucro da EDP e da GALP nos ultimos 10 anos? Quanto aumentaram as margens?
concordo portugal deveria ter só empresas publicas nao deveria ser permitido privados
​
isto mesmo apesar da GALP ter obrigdo 80 % da receita em Angola e pago impostos em Angola mesmo assim é vergonhoso como uma empresa tem lucro
​
imaginem que mudno teriamos hoje sem empresas privadas
​
imaginem se o modelo soviético tivesse prevalecido e usassemos todos hospitais publicos a felicidade que seria para nos
Se algum dia se perguntarem as razões de Portugal não ser desenvolvidos como o resto do Ocidente, venham a este post.
PEssoal o grande culpado nisto é o cristiano ronaldo
​
tem lucros excessivos para jogar a bola
ja foi acusado de fraude fiscal em espanha
tem uma casa com uma marquise ilegal
​
eu acho que devia-se aplicar uma tripla tributação sobre os milhoes do ronaldo e ele teria que pagar 90% de IRS
​
vejam so a quantidde de carros bentley e ferrari que ele tem
​
é um capitalista porco chauvinista que ignora a luta das classes
​
​
o pesadelo do sonho comunista
>Estes gajos passam os custos todos da inflação para os consumidores.
Errado, eles aproveitaram a inflação para subir os preços (aumentando ainda mais a inflação no processo) disproporcionalmente ao aumento dos custos operacionais e meteram a diferença ao bolso.
Porque é assin que o mercado funciona ma verdade.
>Sou a favor do mercado livre, sei que demoramos anos a estabelece-lo no país e na Europa, mas isto está a ficar ridículo.
Repete:
**O lucro não é um pecado**
Se são lucrativas, optimo! Significa que estão a fazer um bom trabalho e a providenciar um serviço necessário a um preço aceitavel!
Tens um erro no teu raciocínio:
>Estes gajos passam os custos todos da inflação para os ~~consumidores~~ contribuintes.
Não te esqueças que essas empresas têm todas, de uma maneira ou de outra, contratos milionários com o Estado, ou posições exclusivas oferecidas pelo mesmo, que lhes permite agir quase como um monopólio.
Os valores são comparados com o mesmo trimestre do ano passado, que foi muuuuito fraco. Podíamos analisar cada uma das empresas e perceber facilmente o porquê de terem tido lucros tão altos
>Ninguém no Reddit sabe ler os relatórios das empresas?
80% do lucro da Galp veio do exterior , Brasil e Angola
88% do lucro da Jerónimo Martins veio da Polónia e da Colombia
As margens de refinação da Galp correspondem a 13% do lucro.
As margens das gasolineiras são números fixos e não percentuais.
O preço da gasolina é feito através de 3 fatores: logística/impostos/margens de lucro
A 1° aumentou. A 2° desceu ligeiramente. A 3° continua igual, sempre a flutuar nos valores de sempre
A gasolineira ganha por volta de 15-25 centímos por litro, independente se ele está a 29€ o litro ou a 0.40€ o litro
O preço de referência ( impostos + logística ) está a 1.77€, oque significa que mesmo que as gasolineiras tirem as margens de lucro, a gasolina custaria 1.77€ que seria muito mais do queoque patacas antes desta crise
A malta preocupa se mais com lucros do que com prejuízos. Em vez de estarem se a preocupar com os lucros da Galp e da JM, deviam se estar a preocupar com os prejuízos da TAP e da CP
De 3 em 3 meses é esta lengalenga no sub. Ficam todos chocados com lucros quando lucros é precisamente o que é suposto as empresas terem, a não ser que sejam TAP’s desta vida.
Abram os relatórios de contas e vejam também quando pagam essas empresas de imposto sobre o lucro. Pode ser que assim já acalmem essa tesão de distribuição de dinheiro.
Eles só baixam os preços quando começarem a sentir quebra nas vendas, como somos um povo acostumado com toda a merda que nos acontece, eles continuam a aumentar…
É por essas e por outras que vou começar a ir de trotinete pro trabalho.
OP ainda no outro dia fiz um post mais ou menos nesta linha. Acredito sinceramente que estamos a notar um problema crescente no mundo e mais pessoas estão a reparar nisto. O dinheiro está a fluir apenas para um lado, a classe média desapareceu, e a população mais está a ficar cada vez mais rica.
No geral, temos produzido mais riqueza, mas a tendência de aumento está a ser distribuída de forma diferente. Não me parece justo sermos nós a pagar por ganâncias de empresas, mas é o que me parece que está a acontecer. Acredito que grande parte desta inflação é virtual e um aproveitamento da situação.
Mas se tiveres interesse, fizeram um alguns estudos demográficos nos estado únidos onde o problema é ainda pior.
Acho que o fato de acreditares no mercado livre nada tem a ver com isto. Eu também acredito, mas acredito mais na ganância das pessoas e na ausência de empatia pelo estado da sociedade.
[Trends in income and wealth inequality](https://www.pewresearch.org/social-trends/2020/01/09/trends-in-income-and-wealth-inequality/)
[Este artigo do Washington Post](https://www.washingtonpost.com/opinions/2021/07/16/us-is-growing-more-unequal-thats-harmful-fixable/)
Há aí uns gráficos bastantes expressivos.
>But middle-class incomes have not grown at the rate of upper-tier incomes. From 1970 to 2018, the median middle-class income increased from $58,100 to $86,600, a gain of 49%.10 This was considerably less than the 64% increase for upper-income households, whose median income increased from $126,100 in 1970 to $207,400 in 2018. Households in the lower-income tier experienced a gain of 43%, from $20,000 in 1970 to $28,700 in 2018. (Incomes are expressed in 2018 dollars.)
>The share of American adults who live in middle-income households has decreased from 61% in 1971 to 51% in 2019. This downsizing has proceeded slowly but surely since 1971, with each decade thereafter typically ending with a smaller share of adults living in middle-income households than at the beginning of the decade.
Eu gosto é de TAP’s e BES, pelo menos esses não roubam os contribuintes, ou espera… Esta diabolização de empresas que dão lucro é um dos grandes problemas do tuga
“Eu sou a favor do mercado livre”
Não não és, és a favor do mercado que te favoreça
Galp, Sonae, Jerónimo Martins, pega num deles. Agora pega em “mercado livre”, escolhe um, não podes ter os dois.
Cartéis não são mercados livres.
Mete-me tanta confusão o zé povinho ter tanta aversão a lucros 😕 os salários são o que são por isto ser um país governado por socialistas há décadas.. não há qualquer incentivo a gerar riqueza, e subir o salário a um trabalhador equivale a um mercedes a mais para os amigos do Costa em vez de ser investido em educação, saúde ou algo semelhante
Esta retórica anti lucro mete nojo sinceramente.
Era preferível que fossem empresas corruptas, ineficientes e dispendiosas?
Preferes que dêm prejuízo e andem a chorar por ajuda ou que escondam os resultados?
Alguns dos resultados nem são fruto das vendas em Portugal como é o caso da GALP e vocês vão beneficiar do enorme rasto de impostos que pagam ao Estado.
Aplicar impostos retroactivos sobre lucros extraordinários só serve para garantir que para a próxima elas esbanjam o dinheiro antes da divulgação das contas.
> Estes gajos passam os custos todos da inflação para os consumidores. Não dão nada aos seus empregados
Não aumentam porque podem não aumentar.
O governo fez questão de colmatar a falta de mão de obra pouco qualificada com entrada de estrangeiros. Enquanto assim for bem podes chorar que os ordenados não sobem.
Já agora o governo actualizou as tabelas de IRS por acaso?