Viagem Porto – Valença nas carruagens que o Pedro Nuno Santos foi buscar à sucata em Espanha. A locomotiva veio da sucata em Portugal.

11 comments
  1. Portugal aos poucos a ser cada vez mais como África. Saudades de ver os autocarros de Madrid a levar malta ao avião no Aeroporto de Luanda. Não tarda nada andamos a competir com eles pela sucata espanhola.

  2. Tendo em conta a falta de interesse de modernizar, ir buscar a sucata dar lhe uma nova vida, é melhor que continuar com falta de comboios.

  3. Talvez o bom seria comprar tudo novo!!! A velha máxima dos comentários seria tipo: anda o governo a desperdiçar estes milhões todos em comboios novos em folha, quando o país tem falta de médicos…just saying

  4. Não foi o PNS que as foi buscar! Ele não é nenhum génio, nem o partido que representa faz as coisas por melhor. Apenas e só o aumento da procura pelo transporte ferroviário coincidiu com o seu mandato. Basta ver os anos e anos que o nosso material circulante ficou encostado à boxe a apodrecer de modo a favorecer as PPP’s rodoviárias, tudo isto com a conivência do bloco central.

    Após esta introdução e relativamente às carruagens Arco, não há qualquer margem para dúvidas de que foi um excelente negócio. Venham mais destes! E à luz de Espanha estar na pole position da AV porventura haverá mais qualquer coisa que possa ser aproveitada para o nosso Longo Curso, Inter Regional e Regional. Temos excelentes profissionais que diariamente dão uma nova vida a carruagens e locomotivas, e isso só traz vantagens para o país!

  5. Não vou dizer que parecem más, mas incomoda que ainda não tenhamos TGV em Portugal. Estamos décadas atrás de Marrocos, um país do norte de África com o qual cada vez mais compartilhamos o clima e os serviços públicos.

    Mas hey, já sabem, **como diz Pedro Nuno Santos, a Espanha que dê corda aos sapatos na construção de linhas de alta velocidade**, porque os +3000km não chegam.

  6. Para quem enviou o report, eu vi, mas parece-me que o OP escreveu o título de forma que não lhe saiu a 100%.

    As arco que fomos buscar a Espanha por trocos, e que foram remodelados em Portugal por uma empresa portuguesa e com materiais portugueses, deixaram as carruagens NOVAS e prontas para circular com o máximo conforto durante várias dezenas de anos. As carruagens foram transformadas por cêntimos no euro do que custariam se fossem compradas novas, e volto a referir, ficaram NOVAS. Foi dos melhores negócios de sempre da ferrovia europeia, já não estou a falar da nacional. De tal forma que em Espanha, no mundo ferroviário, somam-se as críticas à renfe por ter vendido material que estava praticamente novo para depois levar uma vida nova.
    Sobre a locomotiva, são locomotivas que estavam encostadas no entroncamento desde o tempo da troika, umas à espera de renovação, outras já renovadas, foram todas colocadas em “reserva estratégica”, e ficaram paradas até terem sido agora recuoeradas.
    Sei muito bem que vocês detestam o PNS, mas ele fez mais pela ferrovia portuguesa do que todos os governos desde 1995 juntos.

    Agora o Disclaimer. Se o OP, ao colocar a palavra sucata 2 vezes no título queria dar a entender que o material em questão é sucata hoje, depois da renovação, quero deixar escrito que o OP é um indivíduo que não sabe nada do que fala, e que mais vale ficar calado e não parecer um idiota do que falar e tirar as dúvidas.

Leave a Reply