Semana de quatro dias “pode reforçar as desigualdades” entre trabalhadores

16 comments
  1. O debate em torno da semana de quatro dias, defende, deve ter em conta que nem todos os trabalhadores terão acesso a esta modalidade, que pode reforçar as desigualdades entre quem tem contratos permanentes e quem tem vínculos precários.

  2. Apenas reforça as desigualdades se o salário for o mesmo, coisa que **absolutamente não pode ser.**

    O objetivo é que os 4 dias de trabalho sejam o novo normal, a nova base para o salário mínimo nacional e para um salário normal.

    Os trabalhadores que não terão acesso a esta modalidade obviamente que terão de ser compensados no salário.

    É como quem agora trabalha à semana e aos sábados. Obviamente que estas pessoas devem ganham mais, pois trabalham mais.

  3. Ah sim, por isso é que o trabalho remoto não vai ser o futuro aqui em Portugal. Para não reforçar as desigualdades. E o RSI também não reforça desigualdades. Nem os novos vistos dados aos estrangeiros. /s

  4. Se isto fosse implementado a generalidade da população continuaria a trabalhar 40h/semana por opção própria — até porque com o atual limite de 40h há pessoal que trabalha mais que isso. Quem vive com a corda ao pescoço não quer saber de mais tempo livre para ver Netflix, necessita de usar esse tempo livre para obter mais rendimentos para sobreviver.

    Países com um menor número máximo de horas de trabalho semanais definidas por lei não se traduzem necessariamente nos países com menor média de horas de trabalho semanais. Tudo depende do nível de vida. Sem aumento de salários, qualquer número máximo de horas que queiram impôr só vai beneficiar a classe média alta — esses sim podem dar-se ao luxo de trocar dinheiro por tempo pessoal — que é um nicho na população portuguesa.

    Continuamos a discutir assuntos de 1° mundo quando continuamos a ser um país de 2° mundo. Já com a merda das alterações climáticas é a mesma coisa, somos uns pobres miseráveis que representam uma pequena gota no oceano sem qualquer poder de mudar o rumo do mundo, sendo porém aqueles que mais vão sofrer com as alterações climáticas pela nossa localização geográfica. E o que é que fazemos? Ao invés de acelerarmos ao máximo o nosso crescimento económico para estarmos preparados para mitigar a devastação que vai ser daqui a 20 anos, não, tentamos empobrecer mais o país.

  5. Estou no estrangeiro e sou “cobaia” do modelo de 4 dias. Até agora, não saiu do papel tanto em empresas públicas como privadas.. Na prática as empresas continuam a adotar 5 e apenas se sai 1h mais cedo. No change to $ though.

  6. Aqui em Espanha a minha namorada está na modalidade dos 4 dias e ganha mais do que eu que trabalho 5 dias

    Tenho que ir reclamar com ela que é desigual ahahahaha

  7. a ser 4 dias de trabalho

    ​

    tem que ser para todos

    ​

    a lei obriga a isso trabalho igual condicoes de trabalho iguais para todos

    ​

    a economia é que vai a vida mas quem quer saber disso a UE que pague

  8. Vejo semanas de quatro dias e a minha empresa a impor seis dias de trabalho seguidos, e alega que a semana começa à quarta para possibilitar tal coisa.lel

  9. Ja começaram a ganhar noção que isto vai implicar alterações na nossa economia e na sociedade?
    Mas pensavam que era só ter menos um dia na empresa?

  10. Não acredito em nada que a comunicação social me diz.

    Nos EUA o Washington post foi comprado pelo Bezos…

  11. Trabalho numa fábrica e garanto que trabalhar mais horas não representa mais produtividade, óbvio que não, o trabalho é pesado e as pessoas não são máquinas

Leave a Reply