Marcelo: empresas com lucros extraordinários “devem tomar iniciativa de sacrificar distribuição de dividendos”

36 comments
  1. E se “tomarem a iniciativa” levam com a “taxa extraordinária” à mesma. Por isso mais vale ficarem à espera. Para além de que nem fala de nada concreto.

  2. Porquê? Se as empresas não têm onde investir o dinheiro ao mesmo retorno de capital que os seus accionistas exigem, que dêm o dinheiro aos accionistas para eles investi-lo mais eficientemente

    Ou tou a falhar algo?

  3. Podíamos começar nos lucros extraordinários dos impostos indirectos que em maio já tinham cumprido o orçamento anual.

  4. Acho bem. Estes lucros extraordinários são à custa de todos nós.

    Sou a única pessoa que acha ridículo existerem empresas a ter lucros extraordinários absurdos enquanto uma grande parte da população está e empobrecer?

    As empresas devem ter lucros extraordinários absurdos quando existe prosperidade.

    Se é para doer que seja para todos. A meu ver é menos mau tirar a quem está a fazer dinheiro do que tirar a quem está a perder dinheiro. Não podem ser sempre os mesmo a pagar as crises.

    Eu não ficava chocado por ter impostos extra durante anos de crise sabendo que poupo algumas famílias pobres de ficar em situações insustentáveis.

  5. Legislem. Simples.

    Têm o poder decisório e ficam a contar com a boa vontade de quem já se viu que não tem nenhuma?

    Sempre a atirar a batata quente para o colo do gajo do lado, porque convém, para ninguém ter que fazer nada e nos continuarmos a afundar um dia após o outro.

  6. No mesmo ano em que a Sonae recebeu quase meio milhão de euros de apoio ao salário mínimo. O palhaço Marcelo abriu a boca na altura?

  7. Porque o estado nem está já a ganhar com o maior lucro das empresas xD.

    Malditas empresas que dão lucro.

    Deviam ser todas como a TAP para não haver desigualdades no tecido empresarial.

  8. Politicos com salarios extraordinarios devem tomar iniciativa de sacrificar distribuição da sua remuneração. Afinal quem serve o povo?

  9. Tristeza, não podem ver ninguém com meia dúzia de tostões. Será que ele vai pedir ao Costa pra distribuir aqueles milhões do excedente do IRS?

  10. Cena tão tuga.

    Ficar à espera que os outros façam o correcto em vez de começar por si próprio.

    Imaginem se ele começa-se por sacrificar parte do salário para aumentar o pessoal no sns.
    Imaginem todos os políticos fazerem isso! Ou mesmo diminuir as contribuições para termos mais ao fim do mês enquanto eles recebem menos. Isso é que era.

    As empresas podiam aumentar salários com os lucros… mas ter o pessoal a trabalhar a 10% do potencial porque o salário é merda é mais fixe.

  11. Acho que muitas vezes queremos o melhor dos 2 mundos.
    Se queremos que as empresas utilizem a mão invisível e compartilhem lucros com os trabalhadores e impulsionem a economia as mesmas não podem ser taxadas como agora, pois é esse o capital que vai ser utilizado para o crescimento.
    Se entendemos que cabe ao estado este controle, as empresas com lucros numa altura em que o poder de compra desce devem de ser mais taxadas, porque cabe ao estado combater as desigualdades criadas pelo funcionamento do mercado com esse dinheiro.
    Não podemos taxar e esperar que as empresas ajudem, como não podemos ficar a ver os lucros dos privados e tentar combater a inflação com estímulos de dinheiro que efetivamente não é gerado da atividade económica.
    Ou temos um estado liberal entregue à boa vontade dos privados ou um estado socialista com boas politicas de controlo da economia. Um não é melhor que o outro mas pelo menos não andamos em 2 linhas de carris ao mesmo tempo.

  12. Como já foi dito os lucros extraordinários da Galp foi 80% fora de Portugal. Não sei bem o que o avô anda a fumar

  13. a fazer caridade com o dinheiro dos outros tambem sou eu campeão, quem ve estes comentários ate parece foi ali o ze da tasca e nao o presidente da republica…

    se alguem tem poder e posição para distribuir dividendos sao estes camelos, mas bora votar nos mesmos e esperar resultados diferentes

  14. Esta conversa faz lembrar um sketch qualquer, não me lembro bem qual:

    – É permitido? É!
    – E deve-se fazer? Deve!
    – Mas faz-se? Não!

  15. O que vão ser considerados lucros extraordinários? A cima de x valor? Ou a cima de uma % de descrepancia em relação aos gastos vs lucros?

    Ha mtas questões e nenhuma empresa vai tomar essa iniciativa a não ser que a mesma seja imposta, e depois nro provavelmente como ja tem acontecido as grandes empresas fogem lá para fora e as pme que continuam a ser uma grande força motora da economia portuguesa ficam um pouco mais estranguladas.

  16. E o Estado que arrecadou bem mais do que todas as empresas juntas graças à inflação? Só em excesso de IVA é uma loucura.

    Para além do mais, se as empresas têm maiores lucros, pagam mais impostos. Logo, maior receita para o Estado.

  17. Eu lembro quando Marcelo foi popular por ser alguém com algum senso comum. Mas depois diz merdas como_ “Portugueses deviam poupar mais” enquanto ele não faz nada para facilitar o custo de vida do povo e esta quando claramente, não há nenhum incentivo para as companhias fazerem isto. Não é beneficial para eles, portanto, a única maneira para tal acontecer é para um governo com pelo menos uma célula cerebral e ser altruísta para forçar esse comportamento. Mas este governo não tem nenhuma destas características, portanto estou a falar pa parede.

  18. Eu concordo, tenho é medo que seja só para ganhar popularidade. Mas concordo que os dividendos sejam dado aos trabalhadores

Leave a Reply