Reportagem: Afinal, os jovens querem ou não estabilidade no emprego? Os resultados deste estudo podem surpreender

8 comments
  1. Para perceber o que os jovens esperam do mundo do trabalho, foi desenvolvido pelo Grupo Zurich (do qual a Zurich Portugal faz parte), em parceria com a Universidade de Oxford, o estudo “Workforce Protection”. São as principais conclusões que apresentamos, complementadas por testemunhos na primeira pessoa, de jovens portugueses que integraram agora o mercado de trabalho.

  2. >Se compararmos com o que se passava no pré-pandemia, verificamos que as gerações millennial e Z procuram hoje maior segurança e estabilidade no emprego. Uma das principais conclusões do estudo da Zurich destaca precisamente uma crescente sensibilidade dos jovens ao risco, que se reflecte numa maior preocupação em encontrar um emprego estável, capaz de garantir a sua segurança financeira. «Muitos jovens, antes da COVID-19, tinham o dobro da probabilidade de optar pelo trabalho independente como carreira, considerando as características assentes na liberdade e flexibilidade valorizadas por estas gerações. Contudo, o trabalho independente é desprovido de mecanismos de protecção e pacotes de benefícios que as empresas podem oferecer aos colaboradores, estando mais exposto ao risco, pelo que agora preferem um trabalho estável», analisa.

    conclusão interessante. portanto analisando a questão numa situação de vacas gordas, onde há possibilidade de escolha, o pessoal quer é liberdade. numa situação de vacas magras, onde as opções de escolha são reduzidas, o pessoal quer é estabilidade.

    conclusão minha. existindo um suporte social decente a malta vai arriscar mais. a malta arriscar mais significa mais possibilidades de resultados.

Leave a Reply