
Infelizmente os mortos já vão em 2 e os feridos graves são 2, com mais três feridos e todos jovens entre os 18 e 21 anos.
Pelos relatos viria a maioria na caixa da carrinha, que era só de 5 lugares, em excesso de velocidade após uma ida a um bar, o que explica a maioria dos jovens estarem espalhados pela via e um ter entrado por um edifíco.
[https://www.jn.pt/local/noticias/braganca/carrazeda-de-ansiaes/despiste-faz-sete-feridos-em-carrazeda-de-ansiaes-cinco-estao-em-estado-grave-15061061.html](https://www.jn.pt/local/noticias/braganca/carrazeda-de-ansiaes/despiste-faz-sete-feridos-em-carrazeda-de-ansiaes-cinco-estao-em-estado-grave-15061061.html)
Isto não é novidade entre os jovens e muito menos exclusivo dos meios rurais, a quantidade de malta nova que anda a circular nos espaços de carga anda a aumentar, festas de estudantes e veículos comerciais com “carga animal não etiquetada” na mala é um fartote agora.
Tem as suas responsabilidades, mas também há uma outra responsabilidade que é a da Prevenção Rodoviária (yuhuuu onde andas tu?) via a própria instituição e as Autoridades Fiscalizadoras.
Agora eu pergunto, o que satisfaria mais as vítimas e a família das vítimas deste último acidente:
Opção A: Mais Agentes nas estradas não só a fiscalizar como a dissuadir os excessos pela sua presença, que quiçá poderiam ter evitado este acidente.
Opção B: Uma câmera CCTV fixa que depois fornecesse um videozito utíl apenas para apurar responsabilidades e indemnizações.
Nem vou falar sobre os custos REAIS que um sistema CCTV acaba por ter para o contribuinte à boa maneira de Governações PS/PSD/CDS/Qualquer um com peida assente na AR.
Nós precisamos do elemento dissuasor e não do gravador.
Se cada vez temos menos FP em funções de prestação de serviços diretos ao contribuinte, mas os números continuam altos… o que raio se anda a contratar?!? Gente com cargos “Ténicos” que passa a vida fechada em gabinetes a fazer algo útil só para justificar a sua existência?!?
Isto é válido para o SNS, PSP, IRN, etc até às Autarquias e Empresas do Estado.
9 comments
Moro em Lisboa, tenho família numa vila no interior, quando vou lá, não é raro ouvir que fulano X teve um acidente, quando voltava bêbado não sei de onde. Apesar de conhecer muito mais gente aqui, quase todos os acidentes que conheço são de pessoas de lá.
edifíco → [**edifico**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fwdgxrj%2Fsobre_o_acidente_em_carrezeda_de_ansi%C3%A3es%2Fiiimd6m%3Fcontext%3D3 “Clica aqui se achares que esta correção está errada!”) [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml “Experimenta o meu corrector ortográfico automático!”)
Prémios Darwin, estes ganham cedo para serem menos uns para a Segurança Social. O problema é quando eles ganham junto com outros inocentes.
É curioso que o teu post procure responsabilizar o Estado e não mencione uma única vez a responsabilidade do condutor.
Se conduzir, não beba. Bebeu? Fodeu.
Aqui nao tens muitas responsabilidade a apurar, vai tudo cair sobre o condutor, pois apesar de as pessoas irem na caixa da carrinha (segundo a noticia) suponho que de livre vontade, é o condutor que é responsavel pelo veiculo e pelas pessoas que transporta.
Estao na idade que nem pensam nas consequências, infelizmente correu mal.
Isto não dá dinheiro em multas… logo nada é feito. Já é tempo da malta perceber que a polícia em Portugal não existe para proteger o cidadão, existe para dar dinheiro e salvaguardar os amigos do partido da moda.
Conheces a 100% Cool? [http://100porcentocool.pt/index.php](http://100porcentocool.pt/index.php) É uma iniciativa que já anda aí há algum tempo e não está nada mal relativamente aquilo a que se propõe. Mas presumo que face ao conteúdo do teu post talvez deva ser revitalizada e alargarda a meios menos urbanos de modo a tentar evitar estas tragédias.
Uma tragedia, mas a responsabilidade è Do condutor, e de todos os que subiram num veículo sem lotação para tal.
As regras existem por alguma razão, foram ignoradas