Agricultura biológica: se a Europa se “precipitar” há risco de não conseguirmos alimentar toda a gente

3 comments
  1. Numa altura de condições climáticas extremas, sinceramente não vejo onde esta transição possa beneficiar, já parece a mesma história da transição energética e olha como está a Europa neste momento.

    São decisões que têm de ser tomadas lentamente e com fundamentos.

  2. Quem vê o título ainda fica com a ideia que a UE vai obrigar toda a gente a converter para agricultura biológica…

    O que vai acontecer é que os fundos comunitários vão ser desviados para quem consiga produzir de forma mais sustentável. E não. Isso não passa necessariamente por agricultura biológica. Passa por redução do uso de pesticidas e fertilizantes, numa prática de agricultura inteligente, com sensores e imagens de satélite que permitem identificar onde, e em que quantidade os produtos fitofarmaceuticos são necessários. E não utilizar quantidades superiores a essas, ou em sítios onde não é necessário.

    A UE quer trazer as práticas agrícolas para o séc XXI, mas isso é mau negócio para a indústria fitofarmaceutica, daí a resistência. A CAP tb anda a espumar pela boca com o novo quadro de ajudas comunitário que desvia ajudas de práticas de agricultura intensiva para práticas de agricultura mais sustentáveis. Interesses grandes a serem contrariados.

    A procissão ainda vai no adro…

    Edit: erros corrector ortográfico

Leave a Reply