Poupança de energia: Governo prepara medidas obrigatórias para casas, comércio, transportes e indústria

32 comments
  1. Típicas restrições de um país pobre, sem recursos. A Civilização precisa de dois elementos base: energia e água. Ambos em abundância. Portugal não tem nenhum. Quem vive abaixo do Tejo, que se prepare para a migração para Norte (da Europa, de preferência).

  2. Ainda vão colocar algum imposto para fazer com que as pessoas reduzam o consumo de eletricidade…

  3. Dentro de dias a Confederação do Comércio, a Antral e a CIP dizem que não aceitam, este Governo CoMuNiStA concorda enquanto aumenta os preços às famílias, para incentivar a poupança das famílias claro.

  4. Quer dizer quando pela primeira vez estamos “melhores” que a restante Europa, temos na mesma que levar no rabo? Está bem…

    Se calhar vão aumentar ainda mais o iva do luxo que é ter electricidade.

    Estou para ver se as ruas dos municípios vão estar todas apagadas de noite, e as publicidades, etc…

  5. Isso, abrir mais o ilhó do Zé Povinho. Felizmente não falta muito para me por no caralho. Portugal que se foda.

  6. A energia e a água potável são uma pedra no sapato da europa que a guerra apenas serviu para trazer para as primeiras páginas(não da água claro).

    A europa assumiu um compromisso com a neutralidade de emissões. Com os consumos energéticos aos níveis atuais, e a aumentar, não se vai conseguir neutralidade tão cedo como se esperava. Como travar o consumo? Aumentando o custo da energia. Era demasiado óbvio há já algum tempo.

    O nosso país tem uma dependência energética(em 2020) de 65%(menos 20% que em 2000). Tendo um gás uma percentagem elevada. Não tendo grande dependência da rússia, o mercado vai no sentido ascendente. Provavelmente o gajo da endesa não deve andar longe da verdade. Vamos ter aumentos brutais seguramente.

    A água, estamos em seca severa. Quando olho à volta não vejo ninguém a ter cuidado no desperdício de água. Começa na casa das pessoas. Na minha casa. Uma guerra com todos para que apenas abram a torneira quando necessário. Rega de jardins, uma anedota, os passeios estão todos bem regados. Se tivermos um inverno seco, como pensam que vão travar o consumo de água?

    Como poderão controlar os consumos? Escalões. Muito provavelmente certos escalões seão para ricos!

  7. Poupar nos transportes é o quê? Incentivar greves para ter tudo parado e poupar? Há umas semanas foi a vergonha que foi com uma semana inteira de greves na Transtejo/Soflusa e a Fertagus e a Carris Metropolitana tiverem grande afluência.
    Podiam era fazer todos greve ao mesmo tempo e assim ninguém ia trabalhar/estudar.

  8. Este tipo de artigos, pela importância que têm na paz social, deviam obrigatoriamente ser sem paywall.

    Espero que quando finalmente sejam comunicadas as medidas, os jornais não se ponham com tretas.

  9. Eu abano a constituição da república portuguesa tipo leque, por causa do calor. Assim não gasto em AC nem em ventoinhas. E vocês?

  10. O Governo devia vir cá para fora divulgar as medidas que fez na República para reduzir o consumo, tal como outros governos fizeram (ex: Alemanha).

    Assim é que se dá o exemplo.

  11. Fecharam as centrais de carvão, não investiram em centrais nucleares e nem exploram o petróleo presente no nosso território. Agora olha, estamos dependentes de tretas alheias, mas o que interessa mesmo é termos energia limpa. É necessário equilíbrio, e a gestão deste país nunca foi equilibrada. O Galamba é que sabe, metam hidrogénio a torto e a direito para estourar a bazuka. Vota Pê-Esse!

  12. No tempo da quarenta do covid andava 1 carro patrulha com megafone a dizer pra ficarem em casa sera que agora vamos ter um dj no carro do patrulha com a icónica frase “apaguem as luzes”!

    Bom saber que o estádio da Luz estava a frente do seu tempo e ja seguir estas medidas no festejo do título do porto 2011!

Leave a Reply