Pessoal ensina como enganar o SEF. Alguma explicação para isto? Pensava que era fácil arranjar visto de trabalho

Pessoal ensina como enganar o SEF. Alguma explicação para isto? Pensava que era fácil arranjar visto de trabalho from portugal

38 comments
  1. Queixas Eletrónicas, nomeadamente [Auxílio à Imigração Ilegal](https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=IMIG_ILEGAL_AX)

    >Auxílio à Imigração Ilegal

    >Se pretende apresentar queixa contra alguém que favoreceu ou facilitou, por qualquer forma, a entrada, permanência ou trânsito em território nacional de cidadão estrangeiro em situação ilegal, incluindo transporte ou manutenção do cidadão estrangeiro em condições desumanas ou degradantes ou pondo em perigo a sua vida ou causando-lhe ofensa grave à integridade física ou a morte.

    >Art 183º da Lei 23/2007 de 4 de julho – Lei de Estrangeiros

  2. Acho piada que o primeiro que eles mostraram foi um YouTuber que pelo menos no meu caso ficou conhecido por ir ao MacDonalds comer os restos dos tabuleiros.

  3. Chega a ser ingénuo quem pensa que o SEF está a ser enganado. É bem óbvio a família que vem a turismo e a que chega com doze malas de 32 Kg cada. A verdade é que o país está cada vez mais facilitando a entrada e permanência de estrangeiros. É possível obter um NIF e um NISS somente com o passaporte, nem mesmo comprovativo de morada é necessário.

  4. Cheira-me que este post vai ser removido/bloqueado mas, pronto…

    Em qualquer país vagamente civilizado o governo percebia que havia um problema e apertava as regras de imigração (pelo menos) desse território.

    Em Portugal o governo faz o oposto.

    Estou genuinamente curioso quanto tempo a UE vai aceitar isto até começarem a pensar em fechar o espaço schengen uma vez que Portugal é uma excelente porta de entrada fácil, barata e cómoda para imigrantes ilegais do brasil, índia e marrocos.

    **EDIT:** Giro também como Portugal é dos poucos países europeus em que alguém que nasça em Portugal filho de pais não portugueses acaba por ganhar, eventualmente, a cidadania Portuguesa… 🙂 <3

  5. A questão aqui é: já não temos um acordo de imigração, que dá 3 meses (acho eu) a pessoal do Brasil para arranjar trabalho? Então, porque é que precisam destes esquemas, qual é a vantagem? Isso é o que queria perceber

  6. E depois também há brasileiros a ensinar brasileiros com formações de 300 euros em como emigrar para Portugal

  7. Governo de Portugal be like:

    “Malta está a contornar a lei e temos que arranjar uma solução!!”

    – Então, torna essa ilegalidade legal, que a taxa dessa ilegalidade vai descer para 0.

    “FODA-SE, GÉNIO!!! Sabia que não tinhas sido contratado só por ser afilhado do Tí Costa.”

  8. Isto não é nenhuma novidade.

    Quase 70% da uber eats e glovo, não têm a mesma foto que esta na app. Tudo para trabalhar ilegalmente; dizem que vão fazer férias em Portugal, para depois ficaram aqui a trabalhar terem filhos e com o C.C do filho(s) conseguir nacionalidade portuguesa que por sua vez dão lhe oportunidade de viajar e trabalhar no resto da EU.

  9. Entretanto eu que casei com uma estrangeira é impossível de voltar ao meu país com ela porque simplesmente não há vagas no SEF para fazer o processo dela até ao próximo ano… Está bem, está.

    Depois claro que não há Portugueses a ficar em Portugal.

  10. Nas chegadas os brasileiros a comemorar por terem conseguido entrar em Portugal.

    Nas partidas os portugueses a comemorar por terem conseguido sair.

  11. Aos tempos. Até há empresas que ajudam nisto. Consultoras de IT que ensinam brasileiros a vir para Portugal com estes truques todos, fazem simulações de perguntas do SEF, têm formações de como pedir o NIF abrir conta no banco etc.

    Primeiro dia em Portugal como Turista vão diretos ao escritório da consultora assinam contrato, já sabem onde pedir tudo e estão em frente ao computador em poucos dias.

  12. Acho piada só agora estarem a descobrir isto, anda aqui algum jornalista da CNN?

    Ja agora podem ir investigar as empresas de imigrantes brasileiros que “oferecem” serviços de tratamento de documentação e pedido de nacionalidade portuguesa, que chegam ao ponto de pedirem dinheiro para serem representantes fiscais de outros brasileiros. Ainda há muita coisa para investigar amigos.

  13. Digam-me que este gajo vai ser deportado, senão tanto drama na televisão é para nada, realmente os policias em portugal ficam com cara de palhaço.

  14. Está tudo bem, tudo normal. Entretanto já começa o campeonato de futebol, o calor ainda se faz sentir nas praias até a gasosa está a baixar o preço, a vida segue. EsTá TuDo Ok

  15. Então, para que possa entender, o SEF está a deliberadamente a deixar entrar imigrantes brasileiros ilegais? Para que propósitos é que deixam o acto proceder? O governo português tem alguma ideia do que se sucede?

    Em relação a produção e empregabilidade, é mais fácil para o governo reduzir restrições de imigração em vez de aplicar leis e regulamentos que possam ajudar nacionais em termos financeiro e empregabilidade?

  16. Esse tal “come restos do shopping” é agora um gajo cheio de pasta com o youtube.

    Bastou lhe não ter vergonha na cara para ter o mundo aos pés.

  17. Estou a adorar a hipocrisia nesta thread. Entao mas voces acham que muitos portugueses, quando emigraram para outros países, também nao tiveram que fazer exactamente o mesmo? Eu pessoalmente ja conheci vários.

    E tb nao acham que os SEFs da maioria dos países para os quais emigramos sao ineficientes e demoram mil eternidades a responder e tratam mal os emigrantes portugueses? E que por isso os emigrantes tentam arranjar estrategias para ultrapassar os problemas? Um servico para pessoas que nao votam no país, é sempre dos piores…

  18. Brasileiro aqui e entretanto também cidadão português por tempo de residência.

    TL;DR: O SEF sabe disto tudo, não é novidade para ninguém. No entanto, o SEF não tem pessoal suficiente para investigar e fiscalizar e, a pouca força de trabalho que tem, é muito ineficiente.

    Nada do que é mostrado nessa reportagem da CNN é novidade. Todos que estão ligados ao tema de imigração em Portugal sabem disso, o SEF inclusive é o que mais tem informações, aliás como é dito na própria reportagem. Alguns pontos importantes sobre o tema:

    1. Portugal (leia-se governo e leis) é muito “receptivo” para imigrantes, sendo possível entrar no país de forma legal* e aqui permanecer, bastando para isso manifestar interesse. *E atenção que quando digo de forma legal, é no sentido de a entrada ser pelas portas legais (aeroporto, por exemplo), ao contrário de como acontece nos USA, onde a entrada muitas vezes é feita pelo deserto e etc.

    2. O Brasil vive, nos últimos anos, um cenário político-económico-social catastrófico. A onda de imigração que tem vindo para Portugal é diferente de a décadas atrás, hoje grande parte dos imigrantes são pessoas de mais alta qualificação (pessoal de IT e outras áreas). Com a situação atual, muita gente simplesmente desistiu do país, tivemos um boom de pessoas a entrar nas universidades nos governos anteriores e que hoje, ao terminarem os seus cursos, veem que não há emprego. A nível político, bem… temos um “Trump” para chamar de nosso. Não sei se muitos de vocês tem noção, mas muitas famílias (muitas mesmo) separaram-se em duas, tal o nível de rivalidade que instalou-se no país.

    3. O brasileiro médio também tem uma certa “_cultura do improviso_”, muitos veem vídeos desses youtubers falando como a vida aqui é maravilhosa e etc porque os youtubers querem mesmo passar essa false imagem (nada novo no mundo do YT), e o que pensam esses brasileiros? “Vou para Portugal e lá eu me viro, trabalho com qualquer coisa, moro em qualquer lugar.” Como há essa “facilidade” de regulamentação (comparado a outros países), Portugal torna-se um escolha óbvia pela também facilidade de adaptação (língua, clima, comida, etc).

    4. Às vezes a “ilegalidade” é a única escolha. Isto porque o SEF é muito ineficiente e tem processos burocráticos extremamente ultrapassados e às vezes contrários a lei. Eu, quando mudei para Portugal, tinha tudo 100% certo, com vistos e contratos e etc. mas a minha esposa não, porque não tínhamos a opção de ela ser reagrupada comigo logo de início, tendo ficado num limbo legal por quase 9 meses, sem autorização de residência. O próprio SEF não segue a lei. Por exemplo, a lei de imigração diz que _”O requerente de uma autorização de residência pode solicitar simultaneamente o reagrupamento familiar.”_, mas o SEF não aceita que isso seja feito, sabe-se lá por que, o que faz com que uma pessoa solicite a autorização de residência e o seu cônjuge ou filhos permaneçam ilegais no país durante meses, pois o SEF não tem capacidade de atendimento.

    Enfim, imigração é um tema complexo com uma solução bem complexa (se é que existe).

    PS: O youtuber que aparece logo no início da reportagem é um maluco, não o levem a sério.

  19. Por acaso sou fã desse primeiro rapaz, mas não sei em profundidade o que ele apregoa, o gajo era maluquinho, viajar sem guita e a dormir numa tenda ao pé do mac. Mas é bom rapaz. Ezekiel é o nome dele 🙂

  20. Estamos a falar de centenas de canais/perfis/influencers e milhões e milhões de visualizações.

    Só este ano a imigração para Portugal (que é sabida das estatísticas, provavelmente há de ser o dobro) subiu para 300 mil pessoas até à data. Se fizermos as contas estamos a falar de um número incomportável para o país e para a economia.

    Mas está tudo bem, porque se disseres alguma coisa és o facho.

  21. As pessoas do SEF não têm net e não sabem ver youtube , como raio eles alguma vez iriam descobrir que os brasileiros fazem tal coisa….
    Portugal é em si um país acolhedor, se nos respeitarem , não causarem problema , basicamente todos são bem vindos.

    Não só isso, mas nós portugueses vemos regras, mais como conselhos. Por isso quebrar certas regras qualquer um de nós fecha um olho

  22. Esse gajo tinha um vídeo onde ia aos centro comerciais comer o resto das batatas fritas que o pessoal deixava nos tabuleiros

  23. Sou brasileiro e meu pai é Português, veio ao Brasil nos seus 30 anos de idade. Agora estou tentando obter minha dupla cidadania, e já gastei muito dinheiro com isso. Só a primeira leva dos documentos (brasileiros) que eu precisei, para começar o processo, me custou uma fortuna, além das taxas do consulado que estão especialmente caras por causa da desvalorização do real. Sem mencionar a fila de espera, que é de uns 8-10 meses. É muita falta de vergonha esse povo entrar no país sem ter que passar pelo que quem faz o processo legalmente tem que passar.

  24. E assim se vai destruir aos poucos a diversidade de culturas, quando o mundo for global e igual não chorem depois por diversidade e povos diferentes em terras diferentes do planeta. Não deixa de ser curioso que é tudo na Europa.

Leave a Reply