A propósito do maior [incêndio](https://www.publico.pt/2022/08/12/sociedade/noticia/incendio-serra-estrela-maiores-areas-protegidas-2016971) das últimas décadas na Serra da Estrela, alerto apenas que o aquecimento global e os incêndios funcionam numa lógica de realimentação positiva (*positive feedback*) muito preocupante. Mais aquecimento, implica clima mais seco, logo maior risco de incêndios, e por conseguinte, muito maior emissão de CO2 para atmosfera com a combustão de material orgânico, logo, maior concentração de CO2 na atmosfera e portanto mais aquecimento por via do efeito de estufa. O ciclo repete-se. Um processo semelhante de realimentação positiva ocorre com o albedo no Ártico: mais aquecimento, menos gelo, menos superfície branca que reflecte os raios solares (particularmente UV e IV), maior superfície azul de oceano que absorve os raios solares, logo maior absorção de calor á superfície da Terra, e portanto maior aquecimento. O ciclo repete-se até atingirmos um equilíbrio (ponto estável em sistemas dinâmicos).

2 comments
  1. Há um mini documentário na RTP, “Terra: emergência climática”, que fala sobre estes ciclos de feedback e o quão importantes e perigosos são. Não sei se ainda está disponível

  2. Segundo a ministra, a culpa é de quem não votou no PS. Consigo imaginar este hipotético cenário, daqui a alguns anos:

    – “Mãe… O céu está vermelho, a última gota de água desfaz-se perante meus olhos… As águias já não voam nos céus e o búfalo não corre nas pradarias… O planeta já nem é verde e azul das plantas e das águas, mas cinzento da desolação e vermelho do sangue e do fogo… Como, como é que deixaram chegar isto a este ponto, mãe? Como?”

    – “Mas filho, o que é que nós podíamos fazer? Eles queriam votar contra o Partido Socialista, não podíamos admitir isso! Claro, o planeta bem que se fodeu, mas pelo menos demos uma valente lição!”

Leave a Reply