[https://observador.pt/2022/08/12/ministra-da-saude-ligou-para-diretores-de-servico-de-obstetricia-a-pedir-cancelamento-de-ferias-a-profissionais-de-saude/](https://observador.pt/2022/08/12/ministra-da-saude-ligou-para-diretores-de-servico-de-obstetricia-a-pedir-cancelamento-de-ferias-a-profissionais-de-saude/)

> Com vários serviços de obstetrícia encerrados por todo o país, Marta Temido ligou a diretores de serviço para melhorar as últimas escalas e colocou férias em causa. Sindicato fala em várias denúncias.

​

> Um dos diretores de serviço da ARS Lisboa e Vale do Tejo, que prefere o anonimato, conta ao Observador que a ministra da Saúde lhe ligou diretamente a questionar se havia a possibilidade de “melhorar a escala” que tinha sido divulgada. “**Exaltada**” e “**em pânico**” por ter percebido a gravidade da situação, Marta Temido procurava junto do responsável uma solução rápida e eficaz para evitar dias de caos naqueles serviços.

39 comments
  1. Eu acho que é uma questão de tempo até um ministro português aparecer espancado na rua

    Até a paciência dos portugueses tem limite

  2. Malta convoco vocês para irmos todos às 22h de hoje na sua varanda/janela bater palmas para apoiarem os prof. de saúde!!!! /s

    Fiquei desapontado que no outro dia a minha estimada mãe teve de ir ao hospital e para meu espanto eu tinha uma ambulância à porta e dois excelentes profissionais diga se de passagem (sério).

    Eu estava à espera de um A320 com uma equipe de banqueiros do BES. /s

  3. Pessoal de saúde: trabalhou de caralho principalmente nos últimos 2 anos.

    Ministros: *palminhas*

    Pessoal de saúde: o COVID tá mais tranquilo, podemos descansar um pouco agora?

    Ministros: *angry noises*

  4. Fui de férias para o Alentejo e a Marta Temido estava lá. Anda a comer um gajo de 70 e tal anos com um Range Rover Vogue e pelo que vi na piscina tem um cuzinho jeitoso

    Não é relevante para o tópico em questão mas não tenho ninguém com quem partilhar isto e estava a roer-me por dentro.

    ​

    Obrigado por virem à minha Ted Talk.

  5. Patrão com número insuficiente de funcionários trata os que ainda tem como merda.

    Tem tudo para correr bem.

  6. Cada dia que esta senhora continua no cargo de ministra, é mais um dia em que cada vez menos acredito na melhoria da saúde em Portugal

  7. Mais um bocado e temos a ministra da saúde a ligar a criadores de aves a pedir para irem de férias por causa das salmonelas. 🤡

  8. Eu pergunto-me se esta gaja, com a merda que já fez, dorme descansada cada vez que come bacalhau à brás, contemplando a possibilidade de ir cair à porta de um médico e a previsível disponsição do mesmo em atende-la.

  9. Vejo algumas pessoas escandalizadas com este tipo de atitude e estas questões a ser levantadas, mas isto é perfeitamente legal – exclusivamente para as urgências tanto quanto sei, sobre o trabalho em hospital, porque é considerado uma responsabilidade absolutamente necessária, etc. A única consequência para o sistema (fora as férias estragadas e o descontentamento dos indivíduos em questão) é que o Ministério teria de pagar todos os custos associados ao regresso precoce (e do que ficou por gozar mas que foi pago) das férias dos profissionais que forem chamados ao trabalho. Aliás, isto já é ocasionalmente feito nalgumas situações mas não se costuma é interromper férias das mais prolongadas.

    A começar e a acabar com o descontentamento e o desgaste dos profissionais de saúde, desde uma antecipação do supervisionamento das escalas de férias dos profissionais e a sua aprovação, até à elaboração de escalas rotativas de urgências metropolitanas e afins, há muita coisa de gestão propriamente dita que poderia e pode ser feito, mas que só se pensa na recta da meta.

  10. Ó Martinha, então só agora é que reparaste na gravidade que é o estado do SNS, Martinha?

    Agora é lidar, Martinha.

    O SNS tem problemas, a vida tem problemas, mas os do SNS são da tua responsabilidade, e tu não mexes um cu para os resolver. Ligas a outros para que os resolvam por ti.

    Ai Martinha, essa escola do PS não funciona em tudo, Martinha.

  11. Ja cancelaram as férias da ministra? E que tal ela dar uma ajuda? Ah pois é a ministra da saude não tem sequer formação na area….

  12. Se a ministra ligasse para o meu chefe de serviço a pedir cancelamento de férias, quem ia falar com ela era eu, e algo me diz que ela não ia gostar nada de ouvir o que eu ia ter para dizer.

  13. Como alienar o pessoal que é preciso para colmatar as falhas do SNS. Enfim, políticos de cursos e experiência da treta.

  14. Imaginem os artigos, os telejornais, as greves, o escândalo se isto tivesse acontecido com um governo de Direita

    Não passarão ✊🌹 /s

  15. A Marta parece o patronato português a dizer que ninguém quer trabalhar.

    Paguem mais, porra!

  16. Estamos a precisar de algo ao estilo de servidão russa.

    Os médicos são alocados a um hospital, dormem lá, podem sair meia hora por dia e 1 hora ao fim de semana, criam os putos nos corredores e pronto. Problema resolvido.

  17. Noção de “resolver problemas” por parte desta corja política incompetente:

    – Retirar férias aos trabalhadores.

    Que solução miraculosa! Como é que ninguém antes se tinha lembrado de tão genial artifício?

  18. O povo votou!! 🤣🤣 está feito agora aguentamos todos!! Se querem melhor só fazendo manifestações a pedir o despedimento desta ministra incompetente!! 🤣🤣🤣
    Mas no final eliminamos uma de centenas!!

  19. Bem, vê-se que a martinha é precisamente da mesma estirpe parasítica que, por exemplo, os patrões de restauração e hotelaria…

    Não há dinheiro? Não há palhaço.

  20. A Martinha está a fazer de tudo para correr com os médicos do SNS.

    O sonho dela deve ser hospitais só com administradores nomeados.

  21. O mais triste é que o povo ainda não se apercebeu que o objetivo deste governo é destruir o SNS.
    Investi 12 anos de faculdade, internato e horas extras para trabalhar de forma quase gratuita e em condições miseráveis.
    Em 3 anos por exemplo continuamos com o AC avariado.
    Sacudimos tinteiros e toners todos os dias
    Todos os dias existe algum tipo de rutura de stock de material
    Sistemas obsoletos
    Computadores que demoram 2 min a abrir um documento – Pentium 3
    No meio disto são 10-15 min por pessoa com variados problemas e que aguardaram demasiado tempo por uma consulta.
    Se queremos eficácia temos que investir, na modernização, melhoria das condições de trabalho (climatizacao, apoio técnico, salário, progressão, reconhecimento) e mais importante ouvir que sabe, quem estuda e não os interesses partidários que alimentam os boys.

Leave a Reply