O SOS Racismo mais um bocado e dizia que a vítima gritava “não consigo respirar”.
A critica não é sobre o agentes terem usado da força. A crítica é sobre depois do uso legitimo da força para dominar o suspeito e do homem estar manietado e no chão ainda lhe darem uns pontapés e umas cacetadas só porque sim. Isso é que é pouco profissional, já que o papel da policia não é distribuir porrada quando a ameaça já não existe.
Eu sou sempre crítico do uso excessivo de força da polícia mas desta vez não sei o que raio podiam ter feito de diferente.
A única coisa que me meteu mais confusão foi o joelho no pescoço mas de resto o que podiam ter feito de diferente para o conseguirem algemar?
[removed]
O que eu achei engraçado foi o facto de ter visto a noticia, vi o video com o titulo “Até quando isto vai acontecer!”
E pensei que as pessoas estavam a falar do senhor que andava no meio do bairro alto de catana nas mãos a ameaçar pessoas.
Afinal o “Até quando isto vai acontecer” é por causa dos policias !? Mas está tudo doido ? O Homem andava de catana e barras de metal a ameaçar pessoas no bairro. Mas este tipo de gente sai de casa ao menos ?
A polícia é que não percebeu que se tratava de um refugiado imigrante engenheiro qualificado com apetência para a metalurgia.
O facto de haver malta que corta o video para forçar uma narrativa devia fazer muita gente pensar no que andam a defender, mas não vai.
Duas barras metálicas, essa ainda é melhor do que a cmtv que disse que tinha uma faca..
Mais uma razão para se ser sempre cauteloso com o que é publicado na Internet e mesmo nos meios de comunicação social tradicionais. Muitas vezes está descontextualizado, muitas vezes informação importante é omitida, muitas vezes os vídeos são cortados, muitas vezes ainda não se sabem os factos todos, etc.
É algo que temos de aprender a fazer mais frequentemente, interpretar de uma forma critica a informação e esperar que mais detalhes sejam revelados/investigados, porque muitas vezes os interesses de quem está a publicar não são só informar e mostrar os factos.
A arma já estava no chão, o gajo também, não concordo com a força usada pelos policias. Foi um exagero
O gajo no chão continuou a levar cacetadas e depois metem-lhe o joelho no pescoço, mas voces tao bem?
Por muito que seja um defensor das forças policiais, até porque faço parte delas, a atuação do agente que utilizou o bastão e pontapeou o suspeito, foi excessiva. O outro agente tentou a imobilização com o menor dano corporal para o suspeito, o segundo agente só tinha de auxiliar em vez de distribuir pancada gratuitamente, ainda para mais fazendo uso do bastão.
Percebo o stress da situação e sei o que estão sujeitos os agentes mas terá de responder pelos atos. Espero que saia impune dado que do outro lado estava alguém que segundos antes andava de catana na mão. Só não puxem o racismo onde ele não existe.
Que novidade do crl que o primeiro vídeo não contvlava a história toda.
É quase sempre assim infelizmente.
Vale tudo para suportar a narrativa.
Ainda ontem deixei aqui um comentário sobre este assunto. É uma prática recorrente nos EUA, cortar os vídeos, culpabilizar as autoridades e darem carta verde aos marginais. Depois puxam a carta do racismo. Engraçado, os partidos e associações de esquerda detestam tanto os capitalistas, mas importam as modas todas. Na próxima vez, chamem o Batman.
Não compreendo a falta de noção deste tipo de pessoas que decide desinformar com o aparente objectivo de beneficiar as causas humanísticas.
É sabido que o racismo existe, de facto. Mas adulterar imagens com o objectivo de parecer que acontece a cada milissegundo é dar pretexto a certo tipo de pessoas para dizerem algo como: “isto é tudo forjado! Não existe racismo!”
Juro que não entendo…
Sou muito crítico da actuação das forças de segurança em Portugal, mas neste caso, pelas imagens não há nada a apontar! Detenção exemplar, o cidadão estava agressivo, largou as barras mas não obedeceu à ordem para deitar, os agentes utilizaram a força para o imobilizar e deter, não o espancaram nem o agrediram gratuitamente ou desproporcionalmente. No momento em que o dominaram, não lhe bateram mais, controlados como polícias exemplares. Devia ser sempre assim, honrar a farda que vestem, ao serviço da população.
O problema não é este vídeo nem estes agentes, são muitos outros!
Eu só não percebo porque é que é difícil perceber que o que o gajo estava a fazer, ou que tinha nas mãos era irrelevante. Tendo em conta que o gajo já não tinha a catana e eram 2 gajos contra 1, não havia necessidade de um uso de cacetete. Se o gajo merecia ou não, é irrelevante, não cabe aos agentes determinar quem merece ou quem não merece levar na boca. Não é esse o trabalho deles.
É por isso que não devemos fazer julgamentos de coisas que não vimos ou não sabemos, no mundo da internet é fácil construir narrativas… ainda para mais em temas como estes…
Um pobre e indefeso jardineiro…
foram todas bem dadas, sendo branco preto ou azul.
Com suposto aumento da extrema direita e gritos de saudade da ditadura, questionei-me se ia existir um movimento contrário mas consequentemente que levasse ao aumento de full anarquistas. Será que o sentimento contra a polícia, mesmo estando dispostos a desviar a verdade para encaixar numa narrativa, é o início disso mesmo? (Não sou propriamente literado no tema, apenas gosto de pensar nas coisas de forma geral)
Jogou demasiado Dying light, obviamente 😀
Se fosse um branco a levar porrada já era normal e ninguém dizia nada. Onde este país está a chegar.
Um gajo com catanas e é suposto fazerem festinhas?
So é pena as que não levou.
Só é pena as que não levou.
Estou com “receio” de comentar outra vez sobre o mesmo assunto, visto que no video completo aqui postado, fui tão massacrado que desapareci do feed. Se há razão para o reddit existir, deveria ser o da partilha de várias opiniões, principalmente de assuntos controversos respeitando os vários argumentos.
Vi o video várias vezes e continuo a ter a mesma opinião que tento explicar em 2 fases, o remover a ameaça e a imobilização.
I. O homem tem uma arma branca “catana” e age de modo ameaçador pelo que os policiais tem que remover a ameaça através dos bastões que tem ao dispor. Na minha perspetiva, tudo o que acontece até aqui é legitimo.
II. Após a remoção da catana o individuo deixar de ser considerado uma ameaça face a superioridade dos policias. Apesar de continuar a estar renitente em obedecer, a posição do individuo no chão, já se trata de submissão e defesa. Nesta altura aos policias, bastava a imobilização do suj sem mais violência.
Aqui é o problema, se o individuo está a ser imobilizado por um policia, qual a razão das bastonadas pelo o outro policia?
Venham os downvotes
Era uma catana
Lenha nesse fdp!
“O cara não tá fazendo nada…”
Cortar o vídeo antes de meter nas redes sociais é sempre bom para gerar likes e comentários. Esse tipo de comportamento devia ser punido
Parece que muita gente quer andar na rua com pessoas que não estão bem psicologicamente e ainda andam com catanas. Epa tudo bem, eu não quero andar na rua sabendo que isso pode acontecer
Por isso não vejo qual é o problema. Tenho a certeza que se eu sair para a rua com uma catana a ameaçar pessoas vou levar o mesmo tratamento
Isto não deve implicar o autor do vídeo criminalmente? Gravou sem autorização dos visados e ainda adulterou imagens!!!!
Quando vi o post original aqui no sub disse logo que não conheciamos o contexto. Aqui temos.
tenham calma que o senhor ja foi libertado logo no mesmo dia, aos policias foi aberto um inquerito sobre um possível excesso de força na detenção…
ps: e ainda temos um brasileiro a mandar bitatites sobre a violencia da policia sobre um “cara”, parece que o “cara” é boa pessoa e mora ali em baixo…
Quero ver é a pessoa que filmou e editou o video vir a público dizer o porque.
As pessoas têm de comecar a ser penalizadas quando o fazem, quando digos pessoas digo a comunicação social.
Onde é que andam os sem vergonhas que criticavam os polícias.
Não é justificável a atitude dos polícias em dar bastonadas e inclusive pontapés a um homem que estava no chão, sem mostrar atitude de agressividade.
Se está imobilizado, que foi o que aconteceu quando o meteram no chão, era meter algemas. Não entrar no campo da agressão.
Deviam de ter maneiras, deitaram o Sr ao chão sem lhe oferecerem uma cadeira para se sentar, ainda se aleijou na perna, e depois nem um chazinho ou um café, ou uma limonada fresquinha lhe deram para se recompor… indecente, só por um individuo andar ameaçar os Srs Agentes da Autoridade com as katanas de cortar o melão ali na rua com elas na mão?
Já não querem ser enfermeiros em Portugal. Já não querem ser médicos em Portugal. Já não querem ser professores em Portugal. Daqui a nada já ninguém quer ser polícia em Portugal. Saúde já não temos. Educação já não temos. Justiça já não temos. Quando nem segurança tivermos eu quero ver como vão piar os melgas que não perdem 1 oportunidade para defender SEMPRE os “coitadinhos dos marginalizados e oprimidos” em detrimento das nossas forças de segurança…
Vivemos em tempos que as pessoas mais preocupadas em julgar pelo olhos do que pelos actos
Fds mas eu não estou a perceber.
Só portugueses interessados em melhorar o seu país mas só se ouve falar da Iniciativa Liberal?
Que atrasadice é esta????
Vão la votar num Ex Director da Tvi que deve ser o único que não percebe que o liberalismo morreu nos anos 20.
Reddit é mais um espaço de ignorantes que se aplaudem uns aos outros
Estava já a pensar que seria um caso de força em excesso por parte da polícia.
Afinal, o suspeito tinha uma catana e andava a ameaçar transeuntes. E foi cortada essa parte para puxar uma narrativa.
Mas esta malta não tem dois dedos de testa para perceber que fabricar casos apenas vai levantar dúvidas sobre verdadeiros casos de racismo? Precisam de ouvir de novo a história do Pedro e do Lobo, ou quê?
Aquela cara de drogado, sem coerência no discurso, a mostrar o material roubado que usou no “espectáculo” e com antecedentes criminais, a polícia bateu foi pouco!! Carregassem mais. Vai acontecer nada aos moços. Há investigação e prontos.
47 comments
vídeo https://twitter.com/ogatopolitico/status/1559288374380449795
Já não se pode fazer cosplay que levamos logo porrada da bofia pá!!
https://expresso.pt/sociedade/2022-08-15-SOS-Racismo-e-sindicatos-da-PSP-cautelosos-com-video-de-atuacao-policial-no-Bairro-Alto-Ha-um-joelho-de-um-policia-em-cima-do-pescoco-dab6194d
O SOS Racismo mais um bocado e dizia que a vítima gritava “não consigo respirar”.
A critica não é sobre o agentes terem usado da força. A crítica é sobre depois do uso legitimo da força para dominar o suspeito e do homem estar manietado e no chão ainda lhe darem uns pontapés e umas cacetadas só porque sim. Isso é que é pouco profissional, já que o papel da policia não é distribuir porrada quando a ameaça já não existe.
Eu sou sempre crítico do uso excessivo de força da polícia mas desta vez não sei o que raio podiam ter feito de diferente.
A única coisa que me meteu mais confusão foi o joelho no pescoço mas de resto o que podiam ter feito de diferente para o conseguirem algemar?
[removed]
O que eu achei engraçado foi o facto de ter visto a noticia, vi o video com o titulo “Até quando isto vai acontecer!”
E pensei que as pessoas estavam a falar do senhor que andava no meio do bairro alto de catana nas mãos a ameaçar pessoas.
Afinal o “Até quando isto vai acontecer” é por causa dos policias !? Mas está tudo doido ? O Homem andava de catana e barras de metal a ameaçar pessoas no bairro. Mas este tipo de gente sai de casa ao menos ?
A polícia é que não percebeu que se tratava de um refugiado imigrante engenheiro qualificado com apetência para a metalurgia.
O facto de haver malta que corta o video para forçar uma narrativa devia fazer muita gente pensar no que andam a defender, mas não vai.
Duas barras metálicas, essa ainda é melhor do que a cmtv que disse que tinha uma faca..
Mais uma razão para se ser sempre cauteloso com o que é publicado na Internet e mesmo nos meios de comunicação social tradicionais. Muitas vezes está descontextualizado, muitas vezes informação importante é omitida, muitas vezes os vídeos são cortados, muitas vezes ainda não se sabem os factos todos, etc.
É algo que temos de aprender a fazer mais frequentemente, interpretar de uma forma critica a informação e esperar que mais detalhes sejam revelados/investigados, porque muitas vezes os interesses de quem está a publicar não são só informar e mostrar os factos.
A arma já estava no chão, o gajo também, não concordo com a força usada pelos policias. Foi um exagero
O gajo no chão continuou a levar cacetadas e depois metem-lhe o joelho no pescoço, mas voces tao bem?
Por muito que seja um defensor das forças policiais, até porque faço parte delas, a atuação do agente que utilizou o bastão e pontapeou o suspeito, foi excessiva. O outro agente tentou a imobilização com o menor dano corporal para o suspeito, o segundo agente só tinha de auxiliar em vez de distribuir pancada gratuitamente, ainda para mais fazendo uso do bastão.
Percebo o stress da situação e sei o que estão sujeitos os agentes mas terá de responder pelos atos. Espero que saia impune dado que do outro lado estava alguém que segundos antes andava de catana na mão. Só não puxem o racismo onde ele não existe.
Que novidade do crl que o primeiro vídeo não contvlava a história toda.
É quase sempre assim infelizmente.
Vale tudo para suportar a narrativa.
Ainda ontem deixei aqui um comentário sobre este assunto. É uma prática recorrente nos EUA, cortar os vídeos, culpabilizar as autoridades e darem carta verde aos marginais. Depois puxam a carta do racismo. Engraçado, os partidos e associações de esquerda detestam tanto os capitalistas, mas importam as modas todas. Na próxima vez, chamem o Batman.
Não compreendo a falta de noção deste tipo de pessoas que decide desinformar com o aparente objectivo de beneficiar as causas humanísticas.
É sabido que o racismo existe, de facto. Mas adulterar imagens com o objectivo de parecer que acontece a cada milissegundo é dar pretexto a certo tipo de pessoas para dizerem algo como: “isto é tudo forjado! Não existe racismo!”
Juro que não entendo…
Sou muito crítico da actuação das forças de segurança em Portugal, mas neste caso, pelas imagens não há nada a apontar! Detenção exemplar, o cidadão estava agressivo, largou as barras mas não obedeceu à ordem para deitar, os agentes utilizaram a força para o imobilizar e deter, não o espancaram nem o agrediram gratuitamente ou desproporcionalmente. No momento em que o dominaram, não lhe bateram mais, controlados como polícias exemplares. Devia ser sempre assim, honrar a farda que vestem, ao serviço da população.
O problema não é este vídeo nem estes agentes, são muitos outros!
Eu só não percebo porque é que é difícil perceber que o que o gajo estava a fazer, ou que tinha nas mãos era irrelevante. Tendo em conta que o gajo já não tinha a catana e eram 2 gajos contra 1, não havia necessidade de um uso de cacetete. Se o gajo merecia ou não, é irrelevante, não cabe aos agentes determinar quem merece ou quem não merece levar na boca. Não é esse o trabalho deles.
É por isso que não devemos fazer julgamentos de coisas que não vimos ou não sabemos, no mundo da internet é fácil construir narrativas… ainda para mais em temas como estes…
Um pobre e indefeso jardineiro…
foram todas bem dadas, sendo branco preto ou azul.
Com suposto aumento da extrema direita e gritos de saudade da ditadura, questionei-me se ia existir um movimento contrário mas consequentemente que levasse ao aumento de full anarquistas. Será que o sentimento contra a polícia, mesmo estando dispostos a desviar a verdade para encaixar numa narrativa, é o início disso mesmo? (Não sou propriamente literado no tema, apenas gosto de pensar nas coisas de forma geral)
Jogou demasiado Dying light, obviamente 😀
Se fosse um branco a levar porrada já era normal e ninguém dizia nada. Onde este país está a chegar.
Um gajo com catanas e é suposto fazerem festinhas?
So é pena as que não levou.
Só é pena as que não levou.
Estou com “receio” de comentar outra vez sobre o mesmo assunto, visto que no video completo aqui postado, fui tão massacrado que desapareci do feed. Se há razão para o reddit existir, deveria ser o da partilha de várias opiniões, principalmente de assuntos controversos respeitando os vários argumentos.
Vi o video várias vezes e continuo a ter a mesma opinião que tento explicar em 2 fases, o remover a ameaça e a imobilização.
I. O homem tem uma arma branca “catana” e age de modo ameaçador pelo que os policiais tem que remover a ameaça através dos bastões que tem ao dispor. Na minha perspetiva, tudo o que acontece até aqui é legitimo.
II. Após a remoção da catana o individuo deixar de ser considerado uma ameaça face a superioridade dos policias. Apesar de continuar a estar renitente em obedecer, a posição do individuo no chão, já se trata de submissão e defesa. Nesta altura aos policias, bastava a imobilização do suj sem mais violência.
Aqui é o problema, se o individuo está a ser imobilizado por um policia, qual a razão das bastonadas pelo o outro policia?
Venham os downvotes
Era uma catana
Lenha nesse fdp!
“O cara não tá fazendo nada…”
Cortar o vídeo antes de meter nas redes sociais é sempre bom para gerar likes e comentários. Esse tipo de comportamento devia ser punido
Parece que muita gente quer andar na rua com pessoas que não estão bem psicologicamente e ainda andam com catanas. Epa tudo bem, eu não quero andar na rua sabendo que isso pode acontecer
Por isso não vejo qual é o problema. Tenho a certeza que se eu sair para a rua com uma catana a ameaçar pessoas vou levar o mesmo tratamento
Isto não deve implicar o autor do vídeo criminalmente? Gravou sem autorização dos visados e ainda adulterou imagens!!!!
Quando vi o post original aqui no sub disse logo que não conheciamos o contexto. Aqui temos.
tenham calma que o senhor ja foi libertado logo no mesmo dia, aos policias foi aberto um inquerito sobre um possível excesso de força na detenção…
ps: e ainda temos um brasileiro a mandar bitatites sobre a violencia da policia sobre um “cara”, parece que o “cara” é boa pessoa e mora ali em baixo…
Quero ver é a pessoa que filmou e editou o video vir a público dizer o porque.
As pessoas têm de comecar a ser penalizadas quando o fazem, quando digos pessoas digo a comunicação social.
Onde é que andam os sem vergonhas que criticavam os polícias.
Não é justificável a atitude dos polícias em dar bastonadas e inclusive pontapés a um homem que estava no chão, sem mostrar atitude de agressividade.
Se está imobilizado, que foi o que aconteceu quando o meteram no chão, era meter algemas. Não entrar no campo da agressão.
Deviam de ter maneiras, deitaram o Sr ao chão sem lhe oferecerem uma cadeira para se sentar, ainda se aleijou na perna, e depois nem um chazinho ou um café, ou uma limonada fresquinha lhe deram para se recompor… indecente, só por um individuo andar ameaçar os Srs Agentes da Autoridade com as katanas de cortar o melão ali na rua com elas na mão?
Já não querem ser enfermeiros em Portugal. Já não querem ser médicos em Portugal. Já não querem ser professores em Portugal. Daqui a nada já ninguém quer ser polícia em Portugal. Saúde já não temos. Educação já não temos. Justiça já não temos. Quando nem segurança tivermos eu quero ver como vão piar os melgas que não perdem 1 oportunidade para defender SEMPRE os “coitadinhos dos marginalizados e oprimidos” em detrimento das nossas forças de segurança…
Neste exemplo não mereceu toda a narrativa que está a ser vendida. E levou um tiro na perna. https://www.noticiasaominuto.com/pais/1951459/homem-empunhava-catana-e-acabou-baleado-na-perna-pela-psp
Terrorismo social?
“Barras metálicas”…
Bem afiadas essas barras metálicas…
Vivemos em tempos que as pessoas mais preocupadas em julgar pelo olhos do que pelos actos
Fds mas eu não estou a perceber.
Só portugueses interessados em melhorar o seu país mas só se ouve falar da Iniciativa Liberal?
Que atrasadice é esta????
Vão la votar num Ex Director da Tvi que deve ser o único que não percebe que o liberalismo morreu nos anos 20.
Reddit é mais um espaço de ignorantes que se aplaudem uns aos outros
Estava já a pensar que seria um caso de força em excesso por parte da polícia.
Afinal, o suspeito tinha uma catana e andava a ameaçar transeuntes. E foi cortada essa parte para puxar uma narrativa.
Mas esta malta não tem dois dedos de testa para perceber que fabricar casos apenas vai levantar dúvidas sobre verdadeiros casos de racismo? Precisam de ouvir de novo a história do Pedro e do Lobo, ou quê?
Aquela cara de drogado, sem coerência no discurso, a mostrar o material roubado que usou no “espectáculo” e com antecedentes criminais, a polícia bateu foi pouco!! Carregassem mais. Vai acontecer nada aos moços. Há investigação e prontos.