Com medo de “transferir milhões de euros” para o comércio online, shoppings recusam fechar mais cedo para poupar energia

26 comments
  1. Nao faz mal, o cidadão comum arca com a responsabilidade. É uma questao de subir ainda mais o preço da energia e agua; só deixar puxar o autoclismo uma vez por dia, etc.

    A sério: a unica forma de lutar por um reequilibrio ambiental é dar menos dinheiro a mega corporações, viver de uma forma mais frugal.

  2. Fechar mais cedo n faz sentido, lojas é para estar abertas, rendas são muito caras.

    Esses espaços têm de procurar maneiras de reduzir os gastos. Papéis solares nos telhados por exemplo.

    Encontrar esses soluções pode levar algum tempo e podem ser investimentos consideráveis.

    Com o estado é sempre tudo em cima do joelho, que tristeza, deviam dar tempo para os espaços se organizarem.

    O estado já está a poupar? Fecham logo ás 16h né?

  3. Em Lisboa faria sentido tudo em conjunto: centro comercial fechado às 22h, metro fecha às 23h. Por exemplo, para criar sinergias.

  4. Reduzir comercio local que dá trabalho a muita gente em favor a monopólios do e-commerce como a amazon / shoppify sim que bom. /s

  5. Mas está previsto nessa medida, que o preço das rendas é ajustado?
    Os valores das rendas são absurdos, se ainda têm que reduzir ao horário de funcionamento, compreendo que fique complicado.

  6. As pessoas quando estão no shopping não estão a gastar energia em casa. Portanto tudo ok.

    ​

    Diria que no espirito, há que fechar a RTP, TVI, SIC para obrigar as pessoas a desligar as TVs salvando assim muita energia.

    E quem diz TVs, diz internet….

  7. Nos USA os centros comerciais têm a morte anunciada e por aqui esta gente segue o caminho do blockbuster e afins a fechar os olhos à evolução da sociedade e a achar que vão ser relevantes para sempre sem mudarem nada no seu modelo de negócio. Impressionante.

  8. Noutro dia estive no CC Vasco da Gama de Lisboa, acredito que nas lojas tinham quase 30 graus de temperatura lá dentro, uma vergonha, nem encendem os AC, tens mesmo de fazer esforço para respirar.

  9. Eu acho muita piada à UE e aos políticos da Tugalândia..

    Fecharam centrais a carvão, numa grande festa por causa do Ambiente…Entretanto todos os dias compram Toneladas e Toneladas de produtos chineses produzidos através de energia proveniente do carvão…

    Agora começa-se a formar um grande fosso energético que palpita-me que se assistirão a uns quantos apagões no Inverno.

    Centrais Nucleares “nem pensar” dirão alguns, pois é muito perigoso. Iniciar a explorar as reservas de gás algarvio, também “nem pensar”..

    Solução, se calhar passa por voltar às cavernas ou instalar captadores de ” bufinhas” no trazeiro de cada cidadão, pode ser que ainda dê para alguns MW de energia…haja paciência…

  10. Mas então e qual é o mal do shopping estar aberto mais tempo e durante mais dias???

    -Aumento de postos de trabalho

    -Aumento na economia e geraçao de riqueza

    So vejo vantagens.
    Estou a ler os comentários aqui e dá a impressão que o pessoal acha que pelo shopping estar aberto ao domingo as pessoas são obrigadas a lá ir, ou então que alguém é obrigado a ir trabalhar para uma loja no shopping contrariado…
    Que venham os downvotes habituais de sempre que se faz um comentário não comunista

  11. E que tal se em vez de se meterem com parvoíces destas, baixarem a temperatura no inverno e aumentarem no verão? Já entrei em centros comerciais no verão e fiquei com frio (não estou a dizer que estava agradável, estou mesmo a dizer que para quem vinha de t-shirt e calções como eu estava frio), e então no inverno o mais normal é tirar o casaco, a camisola de fora, arregaçar as mangas e ainda ficar a suar, isto é uma aberração

  12. Em grande parte da Europa que os shoppings ao domingo nem abrem ou se abrem é só de manhã, mas aqui são os chulos que são, pelo menos nestes tempos era o governo obrigar a fechar ao domingo à tarde, mas esses chulos são

  13. Bem… tecnicamente já estão a fazer aquilo que dizem ser contra.

    Diria que 90% dos shoppings no Porto agora fecham às 23h, antes costumava ser 24h.

    Alguns menos conhecidos até já o fazem por volta das 21 e 22h.

  14. Independetemente da poupança como esforço de guerra os hábitos vão ter de mudar. Radicalmente. Não é possível continura com esta voragem de energia. Este mindset vai ter mudar a começar serviços públicos, pelos empresários. Por cada um de nós.

    Temos de deixar esta mania de “vamos pedir subsídios”. Os subsídios têm de ser para reestruturar não para reduzir prejuizos.

  15. Reparem que só em Portugal é que os centros comerciais estão abertos ao fim-de-semana… Dizem nos outros países europeus que domingo é dia da família, vá se lá saber, estou a falar da Alemanha, Bélgica, Suiça… Até Espanha… Digamos que quase todos!
    Mas por cá é parte da cultura, vestir o fato de treino e ir desfilar no shopping!

  16. Enquanto isso, as luzes da minha rua estão acesas, continuamente, há pelo menos 48h. E não são daquelas com painéis solares

  17. Fechem mais cedo que os colaboradores agradecem pelos ordenados de merda que são pagos para trabalhar fins de semana, feriados e a receber o mesmo que o Zé recebe das 8 as 5 com uma hora de almoço, de segunda a sexta, a embalar tremoços numa fábrica qualquer.

    Vejo aqui pessoal que não tem noção do que é trabalhar em dias que estão com a família, ou pura e simplesmente são patrões habituados a esmifrar funcionários por feijões à hora.

  18. Alguém me sabe dizer se antes desta medida foi implementando obrigatoriedade de painéis solares em grandes áreas comercias ?

    Para mim passava primeiro por isso, depois controlo de temperatura, nada de extremos 19 graus no verão e 30 no inverno (variação máxima de 5 graus para a temperatura exterior).

    Sinceramente fechar 1 hora mais cedo não me parece o fim do mundo para o negócio mas não sei muito sobre o assunto … eu pelo menos não faço compras as 21h e se fizesse creio que me conseguiria ajustar a uma realidade em que tenho de fazer as compras ate as 20h

Leave a Reply