Frequento esse sub ha coisa de uns 5/6 anos e de vez em quando o mito da porrada entre Batatinha & Companhia vem a baila, seja em comentarios ou em posts. Na altura, tive amigos e conhecidos que juraram ter visto o tal episodio. Acho impressionante como na era pre-redes sociais e massificacao da internet, bastava o “passa a palavra” para um boato se tornar em verdade absoluta, sem verificacao alguma.

Posto isto, fiz uma lista dos mitos que conheco e gostaria que nos comentarios colocassem outros mitos que conhecam e que nao foram incluidos.

**1 – Calado e Melao tinham uma relacao** –

*No ano 1999 ou 2000 foi lancado um boato no jornal “o Crime”, onde era insinuada uma alegada relação homossexual com o cantor Melão (a que foi dado o título “um grego calado com cabeça de melão”), associada a um artigo anterior de Manuel Serrão no diário “O Jogo” (com o título “Calado que nem um melão”), fizeram crescer o boato, cercando o jogador a ponto de tornar praticamente insustentável o seu dia-a-dia. Tudo culminando no incidente verificado no final do jogo com o Sp. Braga e que motivou a instauração de um processo de inquérito ao jogador.*

**2 – Marilyn Manson retirou costelas para fazer sexo oral a si proprio**

[Ao que parece este boato nao e exclusivo a portugal](https://whiplash.net/materias/biografias/273500-marilynmanson.html). Ouvi esta historia vezes sem conta em miudo e tambem a de que uma vez ele matou uma vaca durante um concerto na India.

**3 – Diogo Infante e Jose Socrates tinham uma relacao.**

Antes das legislativas de 2005 foi lancado um boato de que Jose Socrates e Diogo Infante tinham uma relacao. O boato foi lancado num jornal brasileiro com o intuito de prejudicar Jose Socrates, contudo tal nao resultou e acabou por vencer as eleicoes com maioria absoluta.

**4 -** [**Fa de Ricky Martin suicida-se apos ter sido filmada a receber lambidelas do cao**](http://videos.sapo.pt/h1c6myWrzgzvFlQhZgsf)**.**

Na verdade, este boato teve origem em Espanha, mas tive amigos que juraram ter visto a cena em directo.

*Reza a história que o programa “Sorpresa, Sorpresa” convidou Ricky Martin para surpreender uma fã. Puseram-no no armário da jovem e esconderam as câmaras. Ela chegou a casa e chamou o cão. Mas não era para lhe fazer apenas umas festinhas… O boato dizia que a jovem terá colocado foie gras nas partes íntimas e enquanto o cão a lambia, Ricky Martin via tudo do armário. Ela foi apanhada em flagrante pela produção e semanas depois do escândalo suicidou-se. O boato não se ficou por Espanha mas não passa disso mesmo. O realizador do programa prometeu cinco mil euros a quem lhe apresentasse uma imagem que fosse. Ninguém reclamou o prémio. Ricky Martin também desmentiu a história e disse que nem estava no país na altura.*

**5 – Conduzir de chinelos da multa**

Um dos maiores mitos em Portugal e [que e partilhado nas redes sociais todos os anos](https://bordalo.observador.pt/v2/q:85/rs:fill:780/f:webp/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2020/08/30210522/captura-de-ecracc83-2020-08-30-as-21-04-53.jpg) e ja foi [desmentido pela GNR mais que uma vez](https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/photos/a.258840950880298/3182136548550709/?type=3), mas ainda assim ha quem acredite neste disparate.

**6 – Laranja a noite mata**

Outros dos maiores mitos portugueses e que atravessou geracoes. “Laranja de manhã ouro, à tarde prata, à noite mata.”, nao passa de uma mentira.

**7 – Número de controlo do BI indica quantas pessoas existem com o mesmo nome**

Quem nao se lembra daquele mito sobre o algarismo extra (neste caso o 8) no número de Bilhete de Identidade de todos os cidadãos. Nunca foi explicado exactamente para que servia, e rapidamente surgiu um mito urbano em como indicava o número de pessoas com o mesmo nome.

Basicamente não passa de um mecanismo de detecção de erros, semelhante a vários usados em informática para detectar erros na transmissão e armazenamento de dados.

8 – **Carlos Paião foi enterrado vivo**

*Quem nunca ouviu o boato de que Carlos Paião foi encontrado virado no caixão depois de o ter arranhado não deve ter andado em Portugal nos últimos 20 anos. O mito de que o cantor de “Playback” tinha sido enterrado vivo era contado em cafés como um facto. “É uma história chocante e foi com relutância que contactei a viúva de Carlos Paião. Ela explicou-me que o corpo tinha sido autopsiado e que nunca ninguém abriu o caixão”, diz ao i Susana André.*

***9 – Teresa Guilherme e Manuel Luis Goucha foram casados***

Este foi um daqueles que acreditei durante anos. So passado uns bons anos e que soube que nao era verdade.

**10 – Laura Diogo das Doce foi parar ao hospital apos sexo anal com jogador do benfica**

>**Laura Diogo**, das Doce, foi parar ao hospital depois de ter passado a noite com o futebolista **Reinaldo**, nos anos 80. O boato foi devastador para a família e profissão de ambos, que saíram do País e “mudaram de ramo”.

41 comments
  1. O que mais me lixou a vida foi o mito de que não se podia ir à água não sei quantas horas depois de comer.

    Acreditei nisso até passar a ter treinos de natação às 8 da manhã. Depois de mergulhar 50 vezes com o bucho cheio do leite com chocapic do pequeno almoço sem falecer percebi que talvez fosse mito.

  2. O 4º não é totalmente boato, na verdade era o Jorge Martinez ou assim e a miúda não se suicidou. Publicaram há uns anos no reddit uma entrevista em que se falava do assunto

    ​

    EDIT: Não tenho agora tempo para verificar, mas tenho quase a certeza que era este o vídeo em questão: [https://www.youtube.com/watch?v=7RXBUQLXLCI](https://www.youtube.com/watch?v=7RXBUQLXLCI)

    EDIT2: Ouvi uns minutos e estou um bocado confuso. Por um lado parece encenado, por outro parece um assunto demasiado sério para dar na TV. Não conheço o programa, alguém que me elucide.

  3. Essa da “laranja à noite mata” é uma daquelas coisas de “sabedoria popular” que não é para levar à letra.

    Duvido muito que alguém tenha morrido porque se enganou e comeu uma laranja depois do telejornal. Vejo mais no sentido de que a laranja é um fruto ácido e comer aquilo perto da hora de deitar pode dar indigestão

  4. Já tinha ouvido 1,3,4,5,6,7,9.

    ​

    Havia o mito que não se podia por uma caneca de água no microondas.

  5. Mito já algo antigo mas que era a história de uma rapariga que tinha ido fazer xixi nas dunas algures na caparica e devido a estar com o periodo, o cheiro atraiu um sardão ou uma osga que entrou pela vagina dentro.

  6. Existe uma gravação algures de uma alegada agressão entre o Batatinha e o Companhia

  7. Beber água depois de comer melão.

    Já o fiz várias vezes, não morri :/. Mas a minha avó jurava que o avô do João que morava na rua de trás tinha morrido por ter bebido água depois de comer melão.

    O pior é que ouvir esta história dava-me sempre mais vontade de beber após comer melão. Devia de ser maldição.

  8. >5 – Conduzir de chinelos da multa

    Não é completamente mito, pode dar multa. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/conduzir-automovel-de-chinelos-ou-descalco-resulta-em-multa-de-80-euros

    >Tendo em conta que estas situações em específico (conduzir de chinelos, comer, etc.) não estão previstas no regulamento do CE, classificamos a publicação como imprecisa ou parcialmente falsa. De qualquer modo, **pode sempre ser multado** se as autoridades entenderem que está a ter um comportamento que prejudique o exercício da sua condução.

     

    >7 – Número de controlo do BI indica quantas pessoas existem com o mesmo nome

    Não é um simples digito de controlo. É um digito inútil porque houve algum génio que decidiu adoptar o algoritmo do ISBN (que vai de 0 a 10, mas o 10 é representado por um X) mas achou que ter um X no BI era feio e decidiu substituir por um zero. Ora o zero também é um resultado válido, pelo que passou a haver duas formas de obter o 0 invalidando a utilidade do digito de controlo.

  9. O mito que não morre, porque aparentemente deve dar jeito a alguém: tens de estar inscrito no IEFP para contar para a taxa de desemprego.

  10. Mais uma vez, volto a dizer: Batatinha e Companhia andaram à porrada em directo e foi confirmado pelo realizador num AMA nesta sub

  11. >10 – Laura Diogo das Doce foi parar ao hospital apos sexo anal com jogador do benfica
    >
    >Laura Diogo, das Doce, foi parar ao hospital depois de ter passado a noite com o futebolista Reinaldo, nos anos 80. O boato foi devastador para a família e profissão de ambos, que saíram do País e “mudaram de ramo”.

    Ao que parece foi contado realmente o que aconteceu depois da série das Doce ter saído na RTP.

    Isto tem duas partes que temos de ter em conta. A série n conta que a Laura estava a tirar um curso de psicologia. Mas conta o contexto em que se descobriu o que realmente aconteceu

    A Laura estava a fazer estágio de psicologia num hospital, e ao que parece encontrou um travesti (salvo erro internado com sida que na altura era uma doença de morte certa e que na série é referida como a doença dos gays). Eis que esse mesmo travesti era fã da Laura e que sim teve um encontro com algum homem que realmente o fez ir parar ao hospital com um dilaceração no reto ou algo do género. Em vez de dar o nome verdadeiro apresentou-se como Laura Diogo, e a partir dai começou o boato. Saiu recentemente em revistas e tudo

    Edit: aconselho a ver a série, está disponível no RTP play e chama-se “Bem bom” para série portuguesa está surpreendentemente bem feita

  12. Já perdi 20 euros, numa aposta com um amigo, como a Teresa Guilherme tinha sido casada com o Goucha!! Na altura fiquei parvo da vida, jurava a pés juntos que tinham sido casados! Ainda bem que o gajo só quis apostar 20 euros, porque eu tinha a certeza absoluta lol lembro me também dessa do Ricky Martin, pensei que era verdade, só estou a descobrir agora que não é 🙂

  13. Os O-Zone terem morrido num acidente de avião.

    Falso, obviamente, uma simples pesquisa demonstra-o, mas aos dias de hoje ainda é um mito presente em parte da minha geração.

  14. O final do Oliver e benji o Oliver acorda com as pernas amputadas e foi tudo um sonho

    WWE é real

    Gang das Bocas de palhaço

  15. Algumas tatuagens que saíam nos bolicaos tinham droga (LSD se não me engano).

    Na minha escola dizia-se para nunca aceitarmos tatuagens dessas de estranhos se fosse o desenho de uma borboleta azul.

  16. Eu lembro me da cena do gang do palhaço, que era um grupo que violava mulheres e homens, e depois fazia um corte na cara tipo joker às vítimas. Eu era puto portanto posso estar a confundir alguns factos com a imaginação. Na minha escola também se dizia que eles tinham uma mulher no grupo que era quem tratava dos homens mas esta parte é a mais provável de ser ficção

  17. Nunca tinha ouvido a do Ricky Martin, mas tenho de admitir que não consegui ler tudo porque já estava a chorar de rir nas ultimas frases!!

  18. O Saul Ricardo morreu várias vezes em acidentes de automóvel

    Sair de casa com o cabelo molhado, fica-se com gripe

    Unha e cabelo deve-se cortar em quarto crescente para crescer mais, ou quarto decrescente,para crescer mais devagar (estar por acaso acho que não é mito)

  19. A do Melão e do Calado, depois de uma entrevista que li há uns anos de um deles a contar a versão dele com uma histórica tão exagerada e sem muita lógica, acredito mesmo que houve ali coisa.

Leave a Reply