Portugueses retomam emigração para o Reino Unido apesar do “Brexit”

14 comments
  1. “…Dos 11 países com informação completa no que toca aos números da emigração de 2021, nove registaram mais emigrantes a entrar do que em 2020, e em seis ultrapassaram-se as entradas de 2019. No conjunto, 22.682 portugueses deram entrada noutros países, um valor superior aos 22.533 de 2019 e 17.070 em 2020…”

    O último a sair apaga a luz 😂😂😂😂

  2. Só aqui se vê o respaldo do governo com a emigração e com a imigração – nunca se fala da primeira ;).

  3. É o melhor pais pra nós. A ja sabemos a lingua, continuam a precisar de pessoal de IT, enfermeiros e médicos que dominem a lingua e seja bem formados.
    Tens voos de avião super baratos e frequentes.

    A unica parte chata é a moeda e medidas diferentes mas habitua-te facil.

  4. Vivendo no UK há 10 anos, já vi muita gente a vir e a voltar, por variadas razões. Mas apesar do brexit para quem já cá tava o dia a dia continua igual, e apesar de ser mais dificil imigrar a procura por certas funções está altissima

  5. É triste que seja impossível para jovens enriquecer em Portugal, é preciso emigrar. Nem uma casa decente dá para pagar com os nossos salários.

  6. O Brexit fez e continua a fazer questão de tornar o UK um destino menos apetecivél. Sim por um lado falar inglês para nós é geralmente fácil, os Ingleses até gostam de Portugueses no geral ( é aquele país do algarve, sol, e ronaldo, muito giro ), e existe procura de trabalhadores.

     

    Mas mete o Brexit ( e um governo Tory ( conservador ) ) no meio disso e a coisa começa a mudar. Posso falar porque estou cá, e o meu plano passa por voltar porque não vejo isto a melhorar em breve:

    Tens uma “cost of living crisis” que está a afectar o país em grande escala. Produtos essenciais a aumentarem de preço quase descontroladamente, salários a subir abaixo da inflação ( efectivamente perdes dinheiro), cortes de benefícios, privatização da NHS ( sistema de saúde ), linhas de comboio já privatizadas ( e as mais caras da europa ), custos de energia a aumentar para valores absolutamente ridiculos, a previsão é que pela altura de próximo janeiro custe em média 3 ou 4k por ano – Como é que uma família média suporta isto?

    Há também controlo _forte_ da imigração, o que se traduz que certos trabalhos comecem a ter falta de quem os faça – afinal quem imigra para aqui normalmente é porque procura trabalhos com bons salários, qualificados. Os trabalhos que normalmente pagam o mínimo ficam para trás.

    Depois com a saída da EU, importações, ou qualquer livre circulação de mercadorias foi cortada pela raiz, empresas em dificuldades porque perderam quase todo o mercado Europeu, enquanto que o UK se fecha cada vez mais sobre si mesmo. Em cima disto metes um governo que se ri descaradamente do povo ( Assim por alto, todo a situação do Boris que acabou em resignação, e dois candidatos a MP que são basicamente a escolha entre “Preferes comer merda de cavalo ou de boi? Tens de escolher um.) Procurem declarações por exemplo do Rishi Sunak, um dos candidatos – Diz abertamente coisas como “Temos de rever as leis de direitos humanos porque são um obstáculo aos nossos objectivos” ou “Vou canalizar dinheiro das áreas mais deprivadas para as mais ricas”. Alguém que emigrou para aqui e agora apoia afincadamente o Brexit e o fecho de fronteiras. Ah e também passam leis optimas, tais como [limitar-te o direito a protestar com termos vagos o suficiente para se aplicarem a quase tudo](https://www.libertyhumanrights.org.uk/advice_information/pcsc-policing-act-protest-rights/), ou [retirar-te a cidadania para quem a obteve](https://www.theguardian.com/politics/2021/nov/17/new-bill-quietly-gives-powers-to-remove-british-citizenship-without-notice).

     

    Anyway isto tá a ficar um rant grande, portanto fico-me por aqui.

    **TL;DR**: O UK já não é o destino para emigrantes que era há uns anos e não parece melhorar em breve.

  7. O UK continua a ser um dos destinos melhores para emigrantes portugueses devido a língua, salarios, aproximação geográfica, a economia dinâmica e à fácil integração na sociedade. Toda a propaganda que houve sobre o “UK bad” devido ao Brexit foi risível.

  8. A diferenca de opurtunidades para mim do uk comparado com pt e ridiculo, emxportugal fazia o salario minimo mas aqui tenho projetos mais interessantes, pagam 3 vez melhor e tenho mais direitos

    Ja para nao falar que e um pais mais aberto, em que posso vestir me como quiser e ha mais eventos e lojas alternativas

    Mas hoje em dia sera que compenssa??? Ehhhh vem ai uma recessao e provavelmente vou ter que voltar para portugal ou emigrar outravez

  9. O Brexit nunca foi sobre parar imigração europeia, no UK também precisam de gente de fora para trabalhar. Foi sobre parar a imigração fora da Europa, *cof* não-branca *cof* e para políticas da UE que facilitavam isso.

  10. Engraçado tinha ideia que não podiam ir buscar estrangeiros sem que primeiro contratassem locais… Queres que ver que não há gente suficiente.

    Só no meu emprego novo, entramos 4. Dois espanhóis, um islandês, e eu.

Leave a Reply