TAP fecha primeiro semestre com prejuízos de 202 milhões de euros

34 comments
  1. A TAP registou prejuízos de 202,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, revelou a companhia esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O valor compara com os 493 milhões de euros de perdas registados no mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, os prejuízos da companhia ascenderam a 80 milhões de euros.

  2. O objetivo são prejuízos de 55Milhões no final de 2022 e break-even em 2023.

    Vamos esperar pelo final do ano, porque a procura está muito boa.

  3. É verdade que a empresa registou metade dos prejuízos que teve no mesmo período em 2021, contudo continuam a ser 202 milhões no vermelho em apenas 6 meses de operação.

    Fico perplexo com as exigências das tripulações da TAP quando exigem o fim dos cortes salariais, que os próprios acordaram, com o argumento de que a empresa já não está a perder tanto dinheiro como perdia. A empresa só existe porque o estado despeja o dinheiro de todos os portugueses ao camião ás portas da administração… os sindicatos e trabalhadores da empresa deviam ter isso em mente, ou então tem o direito de pegar nas malas e mudarem-se para outra empresa, privada, onde tem que mostrar todos os dias a produtividade que lhes dá os salários que recebiam na TAP.

  4. Imaginar estar sobrelotado temporadas inteiras quando ao mesmo cobras o dobro da concorrência e mesmo assim perderes dinheiro

  5. O povo paga e fica resolvido, e depois ainda querem aumentos xD, sorte têm de não terem ido todos para o desemprego

  6. Mais rapidamente será a Ucrânia reconstruída, do que a TAP será lucrativa de forma sustentada.

  7. Uma questão, quando a TAP gerar mil milhões de lucro o que é que eu e tu (leitor), vamos ganhar? É que já pagámos mas não temos viagens nem descontos por termos pago a falência, não vamos ganhar dividendos, não vamos ganhar rigorosamente nada…

  8. Isto faz-me lembrar aquela pasta do “Como cheguei aos 15 milhões antes dos 30”, long story short foi com uma herança de 30 milhões dos pais

  9. Fechem-me esta merda! Com esse dinheiro compravam a Ryanair e ainda davam troco! (Nao compravam… just a fucking joke)

  10. E ainda não me pagaram dos voos cancelados pelo covid, e insistem em não pagar mesmo após diversas horas ao telefone com o “suporte”.
    Com apoio ao cliente e respeito para com o cliente deste calibre , por mim podem desaparecer do mapa.

  11. O dinheiro era melhor envestido se fosse distribuído igualmente pela população toda ao menos era injectado directamente na economia o que ao menos gerava IVA

  12. Honestamente, gostava que a Malta começasse a ler os relatórios contas para ter info mais realista – https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR83582.pdf.

    Efectivamente parte dos prejuízos da TAP se deve a imparidades e/ou amortizações, e neste semestre ainda diferenças cambiais.

    As imparidades normalmente devem-se a reavaliação de activos que já foram pagos pela empresa, e as amortizações com a dispersão de um investimento ao longo de um período de tempo, ex assumindo que a TAP compra um avião a pronto, em termos de cashflow o dinheiro sai logo, mas o investimento é reflectido nos custos durante um certo período tempo e não a 100% no ano de investimento. Ou seja, os resultados negativos da TAP são meramente contabilisticos.

    Vejam o resultado do EBITDA (Earnings Before Interests Taxes Depreciation and Amortization) – EUR 233.5M, resultado do cash-flow operacional EUR 474.8M.

    Por isso a TAP ganha dinheiro, a operação é rentável, obrigarem-nos a continuar a pôr dinheiro nesta empresa é só para dar jobs for the boys e tachos, nada mais.

Leave a Reply