Comércio fechar mais cedo? Hipermercados e centros comerciais contra

24 comments
  1. Em muitos países europeus onde os ordenados são maiores o comércio fecha ao domingo e ao sábado à tarde

  2. Sou só eu que acho que as medidas mencionadas de escurecer as cidades à noite vai fomentar mais criminalidade?

  3. >“A experiência que tivemos na pandemia é muito elucidativa porque as vendas não acumularam para o ano seguinte e foram para o online, ou seja, tudo o que seja tirar horas às lojas físicas representa transferir milhões de euros para o comércio eletrónico”

    Sim, porque qualquer loja que consegue pagar uma renda num centro comercial não tem presença online, gostava de saber uma marca/loja que não esteja online e tenha presença em centros comerciais.

    >Já em relação às lojas de rua lembra que, apesar de poderem estar abertas até à meia-noite, garante que a maioria fecha as portas entre as 19h e a 20h e, mesmo aquelas que possam encerrar mais tarde – como é caso de algum comércio na baixa de Lisboa, localizado nas zonas turísticas – acredita que podem encerram 1h mais cedo. “Facilmente seria possível passar o fecho das 22h para 21h ou das 21h para 20h)”

    Ah, então as lojas de rua, mesmo as que também estão presentes nos centros comerciais conseguem fechar mais cedo, só as do centro comercial é que não. Ok.

    > “neste momento não parece relevante copiar ideias que podem ser importantes em outros Estados Membros da União Europeia, mas que não têm aplicação no contexto nacional”

    Ah, sim, Portugal essa aberração que nada tem a ver com o resto da Europa. Hmm, o que será que torna Portugal assim tão diferente?

    >“É preciso que o Governo agilize estes processos do ponto de vista da burocracia associada e **apoios financeiros**.

    Ah, estava a ver que não mencionavam o que lhes interessa realmente.

  4. Há muitos anos, quando se falou da redução de horários dos hipermercados eu armei-me em esperto e comentei com uma empregada de caixa no Auchan (na altura Jumbo) que era completamente a favor da redução dos horários de trabalho.

    A rapariga disse-me “olhe, eu não, porque são mais umas horas que eu recebo e o ordenado é curto.”

    A imoralidade transversal de toda a economia portuguesa (e não só) faz com que tudo possa ser aproveitado por aqueles que já têm poder, em detrimento daqueles que não o têm. Como é óbvio, se isto acontecer, quem pagará serão sempre os empregados desses estabelecimentos.

  5. Por mim, com restrições energéticas ou sem elas, deviam fechar ao sábado a partir do almoço e durante todo o domingo.

  6. Podem fechar esta conversa porque já decidi que tudo fechava às 21h. Já mandei a minha decisão ao Costa que irá vos informar em breve.

  7. A minha pergunta é,como isto ia reflerir em desemprego e menos part-times para estudantes.

    Na minha opinião, por mim podia fechar sábado e domingo, trabalho por turnos, por isso tenho folgas durante a semana

  8. Génios. Bora cortar na actividade comercial de um país em recessão…É estranho como estas medidas não levam logo uma chamada á realidade.

  9. Sinceramente, não tenho problemas com um prazo de funcionamento reduzido para todo o comércio, com a salvaguarda de que exista um supermercado 24h em cada cidade. Já recorri a eles noutros países e são uma benção. Com a automatização que temos hoje em dia, um turno noturno pode funcionar com um mínimo de pessoal.

    Mas a justificação ecológica é fraquíssima. Seria mais inteligente que se aumentassem as exigências de auto-sustentação energética de todos os edifícios como se tentou fazer de forma abandalhada com a subsidiação de painéis solares. Levar isso a bom porto de forma sistemática, não só teria um enorme impacto carbonífero, como reduziria imenso os gastos em electricidade de domicílios e empresas.

  10. A mim da-me jeito os supermercados estarem abertos até as 22.. o tempo disponivel para la ir para mim é das 21 as 22.

  11. Há muitos, muitos anos o comercio abria ás 9, para fechar á uma e reabrir de novo entre as três e as sete.

    Ao sábado, antes da uma, comprava-se mais pão que o habitual, já que o comercio só voltava a abrir de novo na segunda-feira seguinte.

    Ao domingo comíamos pão torrado que sabia muito bem e não passávamos o fim de semana a fazer turismo nos centros comerciais.

    Foi só nostalgia de infância, não liguem.

  12. Para mim, adoptarem a técnica de vários outros países europeus, era perfeitamente aceitável (não estão abertos ao domingo ou até mesmo ao fim de semana, e mais tardar 20h já fechou tudo).

    Mas conheço também muita gente cujo sustento enquanto estudante universitário ou quem precisa de 2 empregos (na área de Lisboa conheço dezenas nesta condição), se faz com part-time precisamente nestes locais e horários.

    Portanto, sou a favor, mas será necessário precaver-se alternativas de sustento para uma parte ainda significativa da população activa que ficaria obviamente desempregada.

  13. Isto beneficia quem? Qual é o problema de estarem aberto? Desde que paguem e contratem trabalhadores claro.

    Não me venham com a ladainha que é para ajudar o comercio local… Porque não é isto que ajuda!

  14. E planeio contribuir em indo o menor numero de vezes possível.

    Já lá vai o tempo das passeatas.

    A malta que nao se acautele com o despesismo e depois nem dinheiro sobra para uma refeicao decente

  15. Quem é que realmente propõe medidas destas?

    Quem é que quer menos funcionários e mais desemprego?

    Os empregados que trabalham mais horas e ao fim de semana querem mesmo perder todos o rendimento extra?

    A população que irá ficar sem a possibilidade de comprar o que necessitam nos horários que mais lhes convém é que está a pedir isso?

    É o governo que quer menos imposto por ter havido menos comércio?

    É que realmente, fala-se deste assunto em todo o lado mas não consigo entender de onde vem esta necessidade premente de encerrar Hipermercados e Centros Comerciais.

  16. Vem sempre esta conversa de fechar tudo ao sábado e ao domingo para não “forçar” as pessoas a trabalhar num horário diferente…
    1 – há n profissões que trabalham por turnos durante todos os dias da semana, acalmem-se.
    2 – Há pessoas que precisam de ter um part time/mais horas para ganhar dinheiro extra ao fim de semana
    3 – Há quem não consiga ir as compras durante a semana depois do trabalho porque, pasme-se, os transportes públicos tem sempre um horário de merda a partir das 18h que não o permite.

  17. os CC deviam de fechar no max as 22h e aos domingos fechados na totalidade.

    Mas o tuguinha so sabe é gastar dinheiro nos restaurantes e na merda dos Centros comerciais em vez de irem passear e conhecer o país.

  18. A redução horária é proposta para reduzir o consumo energético.

    O assunto não é sobre postos de trabalho que são eliminados ou sejam reduzidos.

    Apesar de tudo, a Inteligência Artificial está a acenar………………………………………………………………………………………..

Leave a Reply