Cafés estão fartos de serem usados apenas como WC

25 comments
  1. ‘Em zonas da cidade do Porto onde os WC públicos estão encerrados, os proprietários de cafés e confeitarias estão fartos de ver os estabelecimentos serem usados apenas como sanitários por clientes que nem sequer consomem. A situação agrava-se agora, com a cidade repleta de turistas, mas também taxistas e utentes de jardins somam queixas quanto à falta de quartos de banho.

    Na Praça da República, com os sanitários fechados há bastante tempo, são muitas as pessoas que, em aflição, entram no café onde trabalha Ângela Pontes. “Temos tido muita procura de pessoas a pedir para utilizar a casa de banho, os que mais pedem são os turistas. Para utilizarem é preciso consumir, mas grande parte das vezes até deixamos ir”, explica. Muitos proprietários de cafés proíbem o uso das instalações para quem não consome, mas nem sempre é possível controlar a confusão.’

  2. Entao na baixa fogo encontrar uma casa de banho e impossivel

    Tens o macdonalds(se apanhares alguem a sair que precisas de codigo) ou os armazens

  3. Ainda que a ideia principal seja ir à casa de banho, pessoalmente sou incapaz de não consumir algo, nem que seja uma garrafa de água ou um café.

  4. Deviam existir mais casas de banho públicas, em lisboa pelo menos se não fossem os restauradores o pessoal era obrigado a entrar num café para ir a casa de banho.

    Podiam pôr casas de banho públicas pagas para ajudar com a manutenção.

  5. Gastam as lojas milhares a aprimorar as montras para puxar pessoas e estes queixam-se por terem de pagar meio cêntimo de água do autoclismo para fazer entrar uma família de turistas.

    Fico estupefacto como é que certas pessoas mantém negócios sem terem o mais básico bom senso de vendedor.

  6. Não me digam que as câmaras não têm dinheiro para manter wcs públicos.
    Qualquer cidade pequena do interior norte tem wcs públicos de acesso gratuito e em boas condições.
    Em Lisboa e Porto pode haver mais vandalismo, mas também há mais dinheiro, por isso…

  7. Devem ser os mesmos que estão fartos de servir copos de água. Deve ser cá um prejuízo meu Deus. Tão uma tarde a vender finos pra fora a 500 pessoas, depois reclamam que alguém tem de mijar.

  8. Eu pessoalmente não consigo ir a um negócio pequeno, usar as instalações e não consumir. Peço sempre uma garrafa de água ou uma bica, e não morro por isso.

    Claro que, para pessoas a trabalhar (entregas, taxistas, etc) e pessoas desempregadas e sem-abrigo, deveria haver casas de banho públicas, bem sinalizadas, e de preferência sem chungas ou drogados.

    Se fosse para o amigo do Medina ou para a TAP, há sempre recursos e fundos. Olha, as pessoas que se usem os aviões da TAP, afinal são nossos e é uma companhia de bandeira que faz missões de importância nacional.

  9. É um tema muito importante.

    Por um lado tudo o que são necessidades fisiológicas deviam ser gratuitamente servidas pela nossa sociedade e é um pouco por isso que os cafés permitem ir ao WC muitas vezes sem custo. Mas a verdade é que eles têm despezas com os WC e são propriedade privada por isso teóricamente podem limitar o acesso.

    Cabe às CM tratar disso especialmente em zonas muito movimentadas. E não podendo ser gratuitas que cobrem um valor simbólico. Há uns anos numa capital europeia critiquei que para ir ao WC tinha que pagar mas a verdade é que havia sempre algum local acessível e estavam extremamente bem conservadas e limpas. O custo era simbolico (cerca de 0,05€).

    Nas areas turísticas nos dias de hoje, cobrar 5 ou 10 cêntimos em zonas altamente turísticas não me parece descabido e ate daria um melhor servico.
    Mas ja sabemos quem nos governa.

    Por isso que se façam WC publicos pagos e que tenham MB por amor de deus.

  10. Os cafés deviam questionar era que tipo de turistas está a cidade a atrair.

    Temos o que pagamos, assim como temos o governo em que votamos.

    Não é com proibição que se resolver o problema, resolve-se com prevenção, na fonte do problema.

  11. Antes de terem renovado o jardim do Morro em Gaia havia uma casa de banho para os homens e outra para as mulheres e dava para várias pessoas as usarem ao mesmo tempo . Hoje, com o jardim renovado e turistas a perder de vista puseram um wc unisexo onde naturalmente só pode ir uma pessoa de cada vez. Isto quando não está avariada…Ás vezes a idiotice parece que é propositada.

Leave a Reply