Contra recomendação do Governo, há autarquias que recusam aumentar as tarifas da água para combater seca

12 comments
  1. Isso iria custar votos e com votos podes comprar água engarrafada. Francesa, se quiseres.

    É lógico.

  2. Aumentar tarifas não diminui o consumo de água em geral.

    Aumentar tarifas diminui o consumo de água dos pobres.

    Aqueles para quem a tarifa é irrelevante continuam a encher as piscinas e a regar os greens, enquanto o Zé passa a tomar banho no alguidar.

  3. O que as autarquias disseram é que só aumentavam se o aumento fosse para todo o país. Só assim é que seria mais “justo”. Por isso já se sabe que vão subir para todos. Também acho estranho alguns dos municípios, sobretudo do norte e do interior do país que estão na lista que saíram. Por exemplo Vouzela, Oliveira de Frades, Guarda…. Que não me parece que tenham falta de água comparado com outros municípios mais do sul….

  4. O aumento das tarifas para cima de um determinado limite de consumo para as regiões mais afetadas faz sentido

    Que outras medidas podem ser tomadas no imediato para aliviar a seca? Vejo poucas, para além da sensibilização e poupança

  5. Engraçado que muitas dessas autarquias são abastecidas por barragens e albufeiras velhas e que precisam de renovações, os autarcas pedem aos anos, o governo assobia para o lado e mais tarde acaba por culpar os autarcas.

  6. Ok migos. É aqui que termina o meu apoio À UE e aos samaritados do ambiente e o caralho.
    Quero que se f***

  7. Quem é mais afetado pela seca ainda é penalizado. Como se os concelhos com mais seca fossem aqueles que se portaram mais mal. Criar mecanismos para fazer chegar a água onde é mais necessária aí é que está quieto. Enquanto isso Porto, Lisboa e Algarve continuam os campeões no consumo exagerado e desperdício de água.

  8. Combater a seca não é aumentar generalizadamente o custo da água!

    Eu não percebo nada do assunto nem tenho conhecimentos para dar uma opinião 100% válida, mas no meu entender para combater a seca podes:

    * aumentar o custo da água mais drasticamente a partir de uma quantidade específica de m3 consumidos;
    * proibir lavagens de carros;
    * proibir rega de jardins (mas manter regas de cultivo);
    * proibir encher piscinas;
    * fechar piscinas comunitárias ao ar livre (com sol a água evapora e há sempre necessidade de reposição);
    * parar o funcionamento de instalações decorativas com água (fontes e assim);
    * restrição de caudal de água;

    É óbvio que algumas destas medidas não é possível controlar, como a questão das lavagens de carros, p.e., mas a proibição terá sempre um efeito dissuasor.

    Além de que aumentar generalizadamente o custo da água tem sempre implicações graves a quem já conta os tostões ao fim do mês, e quase garantidamente essa malta tende a estar nos escalões de menor consumo de água.

  9. Será que preferem limitar o uso de água por pessoa AKA racionamento?

    Ou só quando n houver água é que vêm perguntar pk n se fez nada antes

  10. Tarifas da água são estúpidas porque não são justas.

    Uma casa com 6 pessoas ou mais é tratada como se fossem ricas mesmo que por pessoa consumam menos. Se tiver uma casa grande e tiver lá uma mãe, mulher, 3 filhos, porque é que tenho de pagar mais? Se uma pessoa viver sozinha e tomar banho de imersão e regar o jardim todos os dias vai gastar menos. A água é um bem escasso e uma necessidade, a luz apesar de ser bastante preciosa para a nossa vida, é comportável e não tem escalões de consumo.

Leave a Reply