Alerta é da DGS: vão faltar recursos no SNS no inverno

40 comments
  1. Não faz mal, é época baixa na hotelaria, coloca-se a mão de obra importada nos últimos meses a dar um jeitinho no sns

  2. É uma parvoíce colocar aqui um artigo exclusivo com uma paywall quando [existem outros sites noticiários nos quais se pode ler a notícia](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/dgs-alerta-para-falta-de-recursos-humanos-no-sns-no-inverno-e-pede-contratacoes-15119331.html).

    É uma parvoíce ainda maior o facto do título ser esse quando a advertência da DGS é de que vão faltar recursos ***humanos*** no SNS durante o inverno, que é muito diferente de “vão faltar recursos”:

    >”Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que nos próximos meses “é expectável um aumento da indisponibilidade **dos recursos humanos**”, antecipando um outono e inverno com escassez de meios no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e deixa, por isso, um alerta ao Governo. Para evitar um cenário de rutura, é preciso que seja “considerado o recrutamento de recursos humanos” e que “as condições de trabalho dos profissionais sejam melhoradas” de modo a que seja possível responder às necessidades da população”

    Nada disto é novo. A reivindicação de mais e melhores condições para os profissionais e mais contratação de profissionais tem sido a luta das ordens da saúde nos últimos meses.

  3. Pois é Martinha, começas a saber que muito médico foi ser “Resiliente” para o Privado e para outros Países, ainda nem chegamos a meio de Setembro…

  4. Todos para a varanda; vamos bater umas palmas para ver se isto arrebita. /s

    Cancelem já na agenda aquela ida da praxe ao centro de saúde.

    A minha soluçao para isto? Peguem nos recursos que a vai para a tapzita e coloquem nos no sns é bem mais que merecido.

  5. Eu sinto que o Governo se está a preparar para contornar a lei europeia e dar a equivalência a médicos brasileiros automaticamente, assim pode importar escrav… mão-de-obra do Brasil

  6. já estou muito mais descansado. afinal não faltam recursos agora. espera lá… onde é que estão os médicos de família para 1,6 milhões de portugueses?

  7. Se o SNS já não tinha nenhum recurso, agora muito provavelmente já nem as placa dos hospitais aparecerão nas estradas…

  8. Continuem a demonizar e a tratar mal os médicos que eles vão fazer aquilo que qualquer um de nós faria: ir trabalhar para onde se sentem valorizados.

  9. Custa é pensar na quantidade de mortes que esta má administração da saúde causa e vai causar. Não é brincadeira nenhuma.

  10. Já faltam recursos o ano todo. O médico de família reencaminhou-me para um otorrino este mês e só tenho consulta em fim de Dezembro. Abri a carta li aquilo, ri-me e fui ao privado ser atendido na hora. Se foda o SNS. Porque raio iria eu esperar até dezembro.

  11. Portanto…

    Vamos ver noticias de caos nos hospitais e filas de ambulâncias? E o regresso dos confinamentos e restrições à circulação? Toca a fechar o comércio de sapatos nos Sábados a partir das 14h25 e proibir as pessoas de beber café fora do concelho para aliviar a sobrecarga do SNS.

    Pensando no que foram os invernos dos últimos anos…

  12. Alguem mande isto a ministra para não dizer que está surpreendida em janeiro. Tem 4-5 meses para preparar um plano

  13. Mas depois a Martinha é a ministra favorita dos portugueses e a heroína da pandemia.. oh the irony♥️

  14. Na boa, é pedir aos Portugueses para não ficarem doentes no Inverno e para evitarem as rabanadas no Natal. Desde que não falte dinheiro na TAP e no Novo Banco, está tudo bem.

  15. Ainda mais triste é perceber que a maioria da população pensa que “recursos no SNS” se resume a médicos.

    Um hospital é constituído por muito mais do que isso. Trabalho num hospital e somos todos dependentes de outros serviços. Basta faltar a senhora das limpezas e já é razão para não se conseguir dar resposta a determinados doentes.

    O SNS precisa duma reestruturação urgente, os tempos mudaram, trabalhar no público já não é o que era e os profissionais fogem cada vez mais para o privado. Os que permanecem, estão extremamente desmotivados pela falta de recursos que é cada vez mais evidente.

    Nestas condições, o SNS deixa fugir os profissionais experientes para os privados (CUF, Luz, Lusíadas, Trofa Saúde ect.) e vai buscar pessoas por formar…

    Temos que prevenir este tipo de situações e dar condições de trabalho estáveis.

Leave a Reply