Andava a ler sobre ebikes, visto querer comprar uma, e tinha ideia que o limite das baterias era de 250W mas pelos vistos, isso já mudou:

> A potência máxima dos velocípedes com motor ([bicicletas elétricas](https://www.deco.proteste.pt/auto/bicicletas/dossies/bicicletas-escolher-comprar-manter)) **passa de 250 W para 1 kW**. No caso das trotinetes elétricas, *hoverboards* e outros dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou outros meios de circulação análogos com motor, mantém-se o limite de potência nos 250 W. ([Source](https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/o-que-mudou-codigo-estrada))

O que aumenta a panóplia de oferta.

Uma dúvida que tenho é se as ebikes podem ou não ter acelerador. Das ebikes que tenho em mente, elas têm acelerador e tenho ideia que não é legal em Portugal.

Alguém daqui consegue confirmar?

6 comments
  1. Se não queres a ebike com pedal assist, porque não compras uma acelera elétrica? Essas não estão limitadas ao assist de 25km/h…
    Ainda ontem aluguei uma para o meu miúdo de 7 anos, e esteve a andar a 20km/h numa ciclovia… não precisas de muito para chegares aos 25km/h.

  2. Potência do motor, não é potência da bateria. As baterias nunca foram limitadas. Eram limitadas a 250w pois é para cumprirem o limite de 25km/h mas essas nas subidas íngremes se não pedalares estás bem fodido que elas não sobem daí eles terem aumentado a potência. Em Portugal continuam todas a ser limitadas à velocidade máxima de 25km/h (normalmente com potências maiores chegam a dar bem mais que isto e o limitador é meramente eletrónico, coisa que dá para tirar se vires na net como se faz).

    Em relação ao acelerador, em Portugal não é permitido, só bicicletas com pedal assist (tens que pedalar e o motor compensa o resto). Mas honestamente se comprares numa loja uma que não tenha, de seguida vais à Internet e mandas vir o acelerador que a empresa da bicicleta (se a empresa for internacional) vende e instalas que é super fácil. Também acredita que ninguém te vai parar por uma bicicleta ter acelerador ou não, aquilo mal se nota mesmo.

    Outra coisa antes que me esqueça: se queres ter acesso aquela ajuda que Portugal dá na compra de bicicletas elétricas, a mesma não pode ter acelerador

  3. Quando ainda ninguém falava em bicicletas assistidas. Tinha na cabeça criar uma bicicleta “inteligente” para a mobilidade urbana.

    Mas faltava-me a parte técnica do motor, baterias e transmissão, que ainda não existia nada no mercado e também queria que fosse específica para aquele modelo.

    Talvez ainda volte a esta ideia.

  4. Eu tenho uma que tem acelerador. Na altura que andei a ver, pelos preços que queria pagar, tinham todas acelerador e pronto, que se lixe. Sei que não é permitido, mas também não acredito que me parem e inspecionem isso.

  5. A minha tem acelerador e prefiro assim, é ótimo para arrancar em subidas e basicamente tenho controlo total da assistência. Também é bom para arrancar com força para atravessar cruzamentos rapidamente. Graças ao arranque rápido, quando está trânsito, consigo acompanhar o andamento dos carros.

    A maior parte das bicicletas elétricas com assistência têm assistência com potência constante (geralmente com vários níveis) que funciona apenas pela rotação dos pedais independentemente da força que faças nos pedais.

    Essas, além de terem um atraso até o motor começar a assistir, o que não é nada prático nos arranques, acabam por ser mais difíceis de controlar a velocidade porque o motor vai sempre dar a potência selecionada.

    Existem outras que têm sensor de binário no pedal cuja assistência é proporcional à força que fazes nos pedais, o que resulta num pedalar muito mais natural, embora algumas pessoas não gostem porque ficam com a sensação que o motor não assiste (na realidade assiste mas de forma tão natural que nem sentem).

    Quanto à questão do tópico, não creio que chateiem por isso. Pessoalmente nunca acelero sem pedalar, pois isso dá cana. Uso o acelerador apenas como um controlo da assistência.

    Além disso a bicicleta tem ambos os modos, posso desativar o acelerador e usar apenas o modo pedelec. Se algum polícia me parar meto esse modo e mostro que o acelerador está desativado.

Leave a Reply