Interior do stand de automóveis Mário Baptista Coelho, Lda. Lisboa, anos 50.

2 comments
  1. À esquerda de quem vê a imagem, um Auto Union 1000, à direita um DKW 3=6.

    O AU1000 seria o sucessor no mercado do 3=6 mas ainda se venderam em simultâneo os dois. Tinham a particularidade de serem carros com motores a 2 tempos (daí o nome do 3=6 onde a marca dizia que o seu motor de 3 cilindros tinha um desempenho semelhante a 6 cilindros a 4 tempos).

    É trivia mais ou menos conhecida mas (o emblema dá uma pista) a Auto Union surge da união de 4 construtores alemães – Audi, DKW, Horch e Wanderer. Como curiosidade, Audi e Horch são ambas fundadas por August Horch.

    Depois de se chatear com os sócios, Horch fundou a Audi mas estava impedido de usar o seu nome. Audi é uma latinização de Horch e anos mais tarde ambas fariam parte da Auto Union.

    A Audi e a Horch tinha as suas fábricas em Zwickau que ficou na antiga Alemanha de Leste. Após a guerra, a fábrica da Zwickau foi nacionalizada e o grupo continuou na fábrica de Ingolstadt da DKW. Os modelos de estrada mantinham o logo da Auto Union mas a marca DKW passou a ser gradualmente utilizada no lugar da Auto Union. Na fabrica de Zwickau passarou a ser produzido o Trabant.

    Entretanto a Auto Union foi comprada pela Mercedes e alguns anos mais tarde vendida à Volkswagen que a junta a outra marca sua, a NSU. A VW decide arrumar a casa e junta tudo numa marca só. Acaba com as marcas DKW e NSU e junta tudo sob a marca Audi que reactivar em Ingolstadt mantendo o emblema dos 4 anéis da Auto Union. Como curiosidade, o projecto que deu origem a modelos como o Audi 80 e o VW Passat nasce ainda quando a marca está sob controle da Mercedes e viria a ser importantíssimo para a recuperação do grupo VW.

    Se não me engano a marca Horch ficou na Mercedes durante alguns anos. Quando a VW compra Ingolstadt compra a marca Auto Union, DKW e Audi (a Wanderer penso que ficou sempre com os donos originais). Algures mais tarde voltou à Audi e recentemente a Audi deu o nome Horch às versões mais luxuosas do A8 (à semelhança do que a Mercedes fez com a Maybach).

    Quanto a Zwickau, dois anos após a queda do muro de Berlim a VW comprou a Trabant e a fábrica de Zwickau que assim volta a estar na mesma casa da Audi e da Horch.

Leave a Reply