Falta de água ou falta de inteligência dos governantes ? Todos conhecemos casos de autarquias que possuem fugas em canos sem manutenção

12 comments
  1. falta de orçamento e governação a muito curto prazo.

    reparar e manter uma rede de distribuição de água custa milhões, empata o trânsito e não dá pão ou circo para entreter o povo. desde que a malta tenha água em casa, é o que interessa.

  2. Isto está ao nivel das fotos de carros mal estacionados.

    Desafio toda a gente a postar fotos de desperdicio de agua a este nivel nos vossos distritos.

  3. Ligarem para o piquete para vir fechar a fuga é que está quieto.

    O departamento de avarias do reddit encaminha

  4. Pão nosso de cada dia, a barragem do meu concelho joga 40% da cota da água anual para o mar, mas o problema é que não chove… O problema é que antes a água era em abundância e agora nada está preparado para ser eficiente.

  5. Há incêndios, discute-se os fogos..

    Falta a água, discute-se os canos rotos..

    No fim, siga gastar o dinheiro em mais uma festa qualquer ou em algo promovido pela empresa de o filho de um grande amigalhaço dos prez de câmera

    Os políticos são cada vez mais de curto prazo, não há nenhum que pegue num mapa com estatísticas da coisa pública e se entretenha a elaborar um plano para corrigir as que estiverem pior

  6. Uma vez encontrei uma boca de incêndio aberta a largar água em Lisboa, a beira de uma esquadra, fui à esquadra e reportei a um polícia, ele disse que não tinha nada a ver com isso. Perguntei a quem deveria reportar, respondeu aos bombeiros. Liguei aos bombeiros mais próximos, quando disse a localização disseram que naquela rua era com outros bombeiros (sapadores), perguntei se lhes poderiam transmitir a informação mas não era problema deles. Pedi-lhes o número e la liguei aos bombeiros dos sapadores.
    Para irem lá fechar a boca de incêndio tive de lhes dar o meu número do CC 🤷

  7. Falo da experiência de quando trabalhei no ramo. A grande maioria dos municípios não têm pessoal com competências e equipamento (sim, têm de ser o conjunto dos três) para detetar fugas. E este problema só se tem vindo a agravar.

    Este é um caso flagrante mas 98% ou mais da água perdida não é visível. Trocar condutas como propõe o governo ajuda mas não resolve. É necessário saber onde, como, e manter a infraestrutura.

  8. No meu concelho temos partes da rede que foram construídas nos anos 70, em fibrocimento, ainda em funcionamento. O material mais usado atualmente, o PVC, apesar de dizerem que tem um tempo de vida que pode chegar aos 50 anos, na realidade é mais perto dos 20-25 anos até começar a dar problemas.

    A vasta maioria dos concelhos com perdas grandes, superiores a 50%, como o meu, têm redes antigas, sem investimento, sem manutenção, sem equipas com equipamento de deteção de fugas dedicadas a tal (muitas vezes têm os aparelhos mas não têm equipas dedicadas somente a isso).

    Os autarcas usam o setor do abastecimento de água para consumo, como uma caixa MB, só existe para financiar a dívida e as obras do município. Contudo, essas obras muito raramente são dedicadas À substituição da rede de distribuição.

Leave a Reply