Vacinação de crianças: parecer de pediatras e especialistas em saúde infantil é sigiloso

18 comments
  1. >O parecer técnico sobre a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos elaborado pelo grupo de especialistas em pediatria e em saúde infantil que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) criou para a apoiar na tomada de decisão sobre esta matéria sensível e polémica é sigiloso.

    Quando não se aprende nada e se repete os erros do passado. Já não bastava terem feito a mesma treta de deixarem ficar a impressão que o “não” era a opinião dos especialistas e o “sim” a imposição da DGS, voltam a repetir o erro de não divulgarem os pareceres que suportam esta decisão.

  2. A DGS consegue fazer mais pelos anti-vax que os próprios anti-vax!! Incrível!

    Pior ainda que mais tarde ou mais cedo o relatório vai sair para a comunicação social, e se aí de facto de comprovar que a opinião médica é oposta a toma da vacina é a pedra no charco!!

    Simplesmente vergonhoso! E depois ainda querem que a malta tenha confiança nas instituições!

  3. O povo só têm é de calar e de ir com os filhos levar a vacina, quem questionar é um negacionista que não pensa no bem da sociedade, este especialistas não têm de dar explicações nenhumas, ciência nunca falha /s

  4. Quando o povo sabe tudo sobre o governo é democracia. Quando o governo save tudo sobre o povo é tirania.

  5. Sou super a favor da vacina, mas se os especialistas de saúde infantil acham que não vale a pena deveríamos saber isso. Esta informação deve ser pública. O que parece é que realmente a dgs não quer que se saibam opiniões contraditórias.

  6. Ainda há dias tive aqui um debate acerca da vacinação num post que foi removido pela moderação. Imagino que este deve seguir pelo mesmo caminho.

    Deixo só a seguinte pergunta:

    Já viram algum pediatra manifestar algum tipo de reserva em relação a qualquer outra vacina?

    Questão genuína. Não se trata de propaganda antivax.

    Video relevante: [https://www.youtube.com/watch?v=w-gD8O6EC3o](https://www.youtube.com/watch?v=w-gD8O6EC3o)

    Reparem só no constrangimento da mulher. Até muda de cor.

  7. Claro que os pareceres nunca vão ver a luz do dia, os dados empíricos não suportam a vacinação de crianças nessa faixa etária. Além do mais, não se sabe a taxa de incidência de efeitos secundários nem a duração da proteção. Portanto, a DGS recomenda algo que até ver não tem qualquer fundamento. Sinceramente, e posso estar enganado, começo a achar que estamos a vacinar por vacinar, só para ver se ajuda e se correr mal que se foda.

  8. Disclaimer: Estou vacinado, acredito na vacinação. Os números de doença grave e mortes são 100% claros. Ainda não tenho filhos.

    Dito isto… se os putos (os que não têm doenças ditas “graves”) apenas apanham sintomas de constipação, se a vacina não previne o virus,, ou a sua propagação, apenas o combate muito mais rapidamente… porquê vacinar uma criança?

    Os putos nos ATLs, infantários, escolas não são focos de contágio? Turmas todas pa casa. Mesmo estando vacinados (os que não têm doenças ditas graves) qual é o motivo de vacinar os putos?

    É a mesma lógica de um adulto? Ou seja, evitar doença grave? (não tenho números de crianças que são hospitalizadas).

    Não estou a criticar nada nem a por nada em causa, quero mesmo informar-me sobre a situação.

  9. Deviam ter-lhes dito isso antes. Acho que eles não receberam o memorando.

    > Um grupo de especialistas reunido para apoiar a Direção-Geral da Saúde manifestou-se **contra** a vacinação das crianças, reservando-a para os casos de risco. O Governo, todavia, **deverá ignorar** estas indicações. [**Fonte WebArchive**](https://web.archive.org/web/20211208141309/https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/grupo-de-apoio-a-dgs-mostra-se-contra-a-vacinacao-generalizada-das-criancas-mas-acredita-que-governo-vai-avancar-na-mesma)

    Dia 27 de Novembro já isto era noticia.

    > Segundo o semanário, o parecer vai ser completado no início da semana e entregue até quinta-feira à Comissão Técnica de Vacinação para a covid-19, que depois dará o relatório final à DGS. No entanto, o grupo acredita que o Governo vai ignorar estas indicações.

    > A razão para esta convicção está no anúncio de António Costa na passada quinta-feira, quando anunciou que, perante a autorização da EMA em relação à vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos, o Governo está preparado para vacinar as cerca de 637 mil crianças dessa faixa etária.

    > “Pedimos para tornar público o parecer do grupo, **porque os portugueses precisavam de saber que a decisão tinha sido política e não técnica**. É diferente serem os pediatras a decidir ou ser António Costa, que disse no Parlamento que íamos dar a vacina **e ainda nem tínhamos decidido — mas não foi autorizada por nós”**, lamentou o médico, intensivista pediátrico no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

    Upsie dupsie? E atenção que eu sou vacinado e a favor da vacinação mas se estamos a falar dos mesmos especialistas, alguém meteu a pata na poça e numa zona funda.

  10. Tudo que envolva decisões do governo não militares devia ser por lei publico e super transparente. Que horror é este? Qual a necessidade de esconder pareceres científicos? Activismo ou politica?

Leave a Reply