Esta devia ser a bandeira republicana, mas vocês não estão prontos para esta conversa

49 comments
  1. Trocaria o branco pelo azul, para se distanciar ainda mais da monárquica (e porque acho que fica ligeiramente melhor com o branco junto ao mastro).

    O Azul também poderia ser #1143AD, mas só pela piada, que até gosto do azul mais escuro.

  2. Concordo. O azul e branco são historicamente as cores portuguesas e são esteticamente muito mais agradáveis que a combinação de vermelho e verde

  3. Qual e a deferencia do azul/branco ao vermelho/verde. Alem das cores claro. O que significa? Aprendi na escola que o vemelho e o sangue e o verde e a esperanca.

    Desculpe pelo erros gramaticais. lol

  4. Também concordo. Foram sempre as cores da nossa bandeira, representam a nossa calçada, os azulejos etc, só adicionava aí a esfera armilar e ficava top.

  5. por acaso, acho esta mais bonita do que a nossa atual. Só falta aí a esfera armilar.

  6. Técnicamente, azul, branco e vermelho são as cores de França, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos, países que estão a comprar o território português em massa. Portanto, olhando para o futuro, faz sentido.

  7. Eles têm algumas ideias boas mas só por esta interação que nós tivemos já perderam o meu apoio

  8. Discordo plenamente. A República Portuguesa fundou um novo regime, não inspirado no legado histórico português de uma nação de católicos, sobre a proteção da monarquia, mas sim baseado num nacionalismo cívico. Com isso, deveria haver uma mudança nos simbolos nacionais.

    Podemos ou não concordar é com o projeto republicano, mas isso é diferente.

  9. Azul e branco é a cor de Portugal vinda da Casa de Borgonha Francesa via Don Henrique, pai de D. Afonso Henriques aquando seu casamento com Dona Teresa.

    De notar que a irmã de Dona Teresa, Dona Urraca de Castela (filha legítima do Imperador de Castela e Leão D. Afonso VI) era descendente de uma mãe da casa de Borgonha e casou depois com Raimundo da Borgonha.

    Dona Teresa prestava vassalagem à sua irmã a quem tinha sido dado o reino da Galiza e consequentemente o condado Portucalense como parte da mesma.

    A casa de Borgonha era uma das mais poderosas do feudalismo Europeu e definitivamente uma das mais ricas. A origem da coroa Portuguesa descende directamente dos seus descendentes como estratégia do Imperador D. Afonso VI de Castela e Leão de assegurar a união da sua casa com uma das mais reputadas da Europa.

    Casar com uma mulher de Borgonha e arranjar casamento de duas das suas filhas com nobres de Borgonha foi essencial para assegurar esforços de reconquista na Peninsula ibérica.

    Assim sendo, o azul e branco são as únicas cores que representam Portugal como nação pois o verde e vermelho são apenas cores da república, ou seja, de um sistema político.

    Historicamente a bandeira aqui representada seria muito mais correcta.

    Isso mesmo como Don Afonso Henriques traindo a mãe (que reclamava, com justiça, o condado Portucalense para si após a morte de D. Henrique pois este lhe tinha sido dado pelo pai, o imperador, como dote de casamento), e desafiando constantemente o seu primo D. Afonso VII (que suceder a D. Afonso VI após sua morte) em actos de traição que incluíam até incursões e conquistas em terras a norte do condado Portucalense (rias baixas), ou acordos com condes destas áreas para apoiar o rebelde em vez do Imperador.

    Ou seja, mesmo sendo na base um traidor que recusou seguir a linhagem da sua família e permanecer no sistema de vassalagem que daí decorria, D. A. Henriques sempre usou as cores azuis e brancas no seu condado e, mais tarde, reino quando o Papa forçou Afonso VII a reconhecer Portugal como estado independente no tratado de Zamora.

    A 5 de Outubro..

    PS. Ler isso com o genérico de game of thrones.

  10. Nunca tinha pensado nisto mas agora não consigo parar de pensar nisto. Da para fazer um abaixo assinado? Apelo do povo ao estado? Tirar de lá o verde e vermelho? Afinal o oceano que nos rodeia é azul e não vermelho ou verde. Não há nada que o povo possa fazer para levar esta ideia a parlamento?

  11. Independentemente do assunto, alguém escrever “mas vocês não estão prontos para esta conversa” é um ótimo início de conversa e nada paternalista.

    #ironia

  12. Eu sei que estou na minoria, mas até gosto da atual bandeira de Portugal. Acho que se destaca no meio de todas as outras bandeiras, e embora prefiro o branco e azul, gosto também da combinação do verde e vermelho.

  13. A discussão sobre a composição da bandeira republicana terminou há mais de 100 anos.

    O uso do verde e do vermelho em deterimento do azul e do branco é porque o regime republicano pretendia enfatizar o seu projeto de renascimento da Pátria. O renascimento passava inevitavelmente pela substituição dos símbolos da Monarquia.

    [Museu da Presidência da República – Bandeira Nacional](https://www.museu.presidencia.pt/pt/conhecer/simbolos-nacionais/bandeira-nacional/)

Leave a Reply