
O INE quer saber a sua origem, religião e se já foi alvo de discriminação. Inquérito étnico-racial tem início a 18 de outubro na Grande Lisboa.

O INE quer saber a sua origem, religião e se já foi alvo de discriminação. Inquérito étnico-racial tem início a 18 de outubro na Grande Lisboa.
9 comments
> O Instituto Nacional de Estatística vai iniciar Inquérito-piloto às Condições, Origens e Trajectórias da População em Cascais, Lisboa, Loures, Sintra, Amadora, Odivelas e Seixal. Iniciativa é de teste e o objetivo ainda não será o de produzir resultados estatísticos.
> Segundo o jornal, entre as questões está a forma como a pessoa se vê a si e como perceciona que os outros o vejam. Neste rol de questões, os entrevistados podem escolher três entre 18 opções para os caracterizem: a cor da pele, grupo étnico origem ou nacionalidade, estatuto migratório ou religião mas também sexo, estado de saúde, classe social, identidade de género e orientação sexual, sotaque ou forma de falar.
Lá porque os representantes da comunidade Cigana impediram que isto fosse incluído no Censos porque [**temem um cadastro étnico**](https://expresso.pt/sociedade/2019-04-07-Ciganos-temem-cadastro-etnico), **não o INE**, quando até a SOS Racismo [**o queria lá**](https://www.publico.pt/2019/04/16/sociedade/opiniao/recolha-dados-etnicoraciais-censos-2021-passo-frente-combate-racismo-1869349) e ficou “perplexa” quando as excluíram mesmo sendo que [**a maioria**](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/censos-2021-sos-racismo-diz-se-perplexo-por-ine-nao-incluir-pergunta-sobre-origem-etnico-racial-11020011.html) as queriam incluídas, só faz sentido que acontecesse. Agora é esperar. Estou curioso com os resultados que saírem daqui.
E espero pela altura que farão um destes no país todo (pela internet e com a mesma obrigatoriedade dos censos) para fins estatísticos. Mas é um começo.
Mantenham-se dentro das regras do sub, sff. Porque coisas.
Sinto-me discriminado enquanto homem cis branco
É pena serem apenas alguns municípios de Lisboa, devia ser toda a área metropolitana. Assim vão cair alguns mitos que vejo por aqui, e por todo o Portugal, e teremos uma imagem mais clara do território.
Cuscos
giro. aposto que a comunidade lgbt representa 10% dessa população.
Sou muçulmano e desenhador de caricaturas de Maomé, a minha vida é ser discriminado por todos. AMA
Mas que grupos étnicos constam nesse inquérito? Se não incluírem os grupos étnicos de transmontano, minhoto, alentejano, açoriano, entre outros identitários no nosso território será simplesmente uma farsa.
Não é raro ser-se discriminado por profs. na faculdade por causa do dialeto que se fala.
Safoda o INE
Também pergunta se já andaram com algum cinto explosivo?