Governo vai alargar regime de não residentes a nómadas digitais

11 comments
  1. “O Executivo prepara-se para alargar o Regime de Residentes Não Habituais (RNH) em sede de IRS aos nómadas digitais, ampliando as atividades abrangidas por este regime a outras atividades de trabalho à distância e de inovação tecnológica que **poderão também ser tributadas a uma taxa fixa de IRS de 20% sobre os rendimentos do trabalho auferidos em Portugal.** O novo enquadramento fiscal dos trabalhadores remotos que aumentaram durante a pandemia deverá constar da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) e visa atrair profissionais nas áreas técnica, científica ou artística, noutras geografias, os chamados nómadas digitais, podendo passar a abranger atividades como consultores, programadores, especialistas em cibersegurança e outras ligadas a I&D. Fiscalistas ouvidos pelo JE aplaudem a medida.”

  2. E eu que estou e sempre estive em Portugal e a trabalhar remoto também posso ter uma flat tax de 20%?

    De outro modo, posso não me sentir discriminado negativamente?

  3. E porque não ser toda a gente tributada a 20% a partir do SMN ? Era muito mais simples para se fazer as contas e era na mesma progressivo

  4. Eu a pensar que o facto de Portugal ser um país bonito, com bom tempo, boa comida e um custo de vida um pouco abaixo de outros países europeus era suficiente para atrair os “nomadas digitais”, mas pelos vistos não.

    Isto não faz sentido. A universidade em que estudei tinha uma parceria com uma universidade americana em que acho existia uma bolsa de estudo para que os estudantes de lá viessem cá passar uns semestres. Tinha um professor que nem português era disse que não entendia como Portugal pagava a estudantes estrangeiros virem cá estudar para depois estes irem trabalhar para grandes empresas fora do país.

    Edit: Correção de uma palavra.

  5. Boa! Mais clientes para restaurantes e supermercados.

    Se quiserem bons empregos então terão de emigrar. Na Roménia e Grécia recebem investimentos da AMD, Pfizer, Microchip, EA Games. Nós cá atraímos os nómadas digitais…

  6. Muito bom, espero que criem um subsídio de €2500 mensais, para ajudar os nómadas.
    Já chega de portugueses em Portugal, emigrem e desamparem a loja. Precisamos de todas as casas livres, para turistas, reformados (anglo-saxónicos) e nómadas digitais.

Leave a Reply