Críticos internos da IL apontam falta de transparência e gestão centralista – o oposto do que deve ser o partido

30 comments
  1. Começa a cheirar a poder, aparecem meia dúzia de descontentes que não o apanham. Acontece em todos os partidos/entidades.

  2. Eu a pensar “vou votar IL ou Volt?” Cheira-me cada vez mais que será no Volt, obrigado pelos esclarecimentos IL!

  3. É bom sinal haver “lutas” internas. É sinal de um partido saudável, maduro, e sem cultos de personalidade.

    Mau é quando não há qualquer espaço para vozes dissidentes: ou estão com medo de falar, ou é um partido sem diversidade.

  4. Que novidade. Com a debandada do CDS e dos críticos de Rio do PSD o IL vai-se tornar em mais um partido igual aos outros.

    Para além de que em Portugal, tirando meia duzia, ninguém faz puto ideia do que é o liberalismo e portanto aquilo já hoje está pejado de conservadores.

  5. É pena estar a aparecer tanto rato nos partidos que estão a crescer. Fácil aparecer agora quando o rumo está bem planeado e com um crescimento positivo. Lutas dentro do partido não fazem sentido nesta altura, o inimigo é externo.

  6. Estou na convenção.

    A Iniciativa Liberal ficou iliberal.

    Há histórias internas cada vez mais tristes.

    O partido foi algo capturado pelo podre inerente na política portuguesa. Já está próximo de nem defender liberalismo social. Há gente cheia de raiva a dizer que é “liberal conservador”.

    Não votem IL. Eles não merecem. E eu sou membro.

    — como isto ficou um dos top comments vou aqui partilhar mais

    Infelizmente parece ter sido capturada pelo CDS ou pessoal do género, nada a ver com o partido que defendia direitos LGBT e legalização da marijuana. Ha discursos anti-woke e quase a roçar no conservadorismo e anti-LGBT.

    E tentaram completamente fechar as pessoas fora da convenção, foi só com a intervenção de membros críticos que foi permitida a admissão de membros.

    A Comissão Executiva (30 pessoas) queriam ter só delegados.

    Também alteraram o manifesto para uma nova declaração de princípios, declaração essa escrita pela CE, sem consulta de ninguém fora desses 30 membros, e agora querem que seja votado e aprovado sem quase ninguém ter tido input nem visto o documento até há pouco.

    —— e mais

    Eu estou perfeitamente horrorizado com a convenção. A falta de classe, ataques a membro que pedem “regras conhecidas” e descentralização (ou seja que não sejam 30 pessoas em Lisboa a decidir tudo) ao partido e que são atacados por isso.

    O pulpito foi tomado por membros da Comissão Executiva (fora de ordem) para se poderem passar com o membro que apresentou uma moção a pedir que os membros possam ter um Facebook ou Discord oficial.

    Foi patético. A CE é completamente centralista e patética, tem la uma mulher perturbada (Catarina Maia)

    —- e mais

    A Catarina Maia, parte da Comissao Executiva é claramente uma personagem CDS-Chega mas libertária. Defende o “liberal conservadorismo”. Diz que a IL é liberal mas não é “progressista”. Não parece apoiar direitos LGBT e detesta o wokenismo. Provavelmente também não quer legalizar a erva. Acabou de subir ao palco para mandar bocas e dizer mal dum membro que queria – um discord ou Facebook nacional. Sim porque a IL não tem um Facebook ou qualquer outra forma de organização nacional. Tudo é decidido pela CE, sem explicações aos membros, ha núcleos que nunca nem sequer recebem emails da direcção a responder questões.

    Porque não gostam do tal membro que sugeriu um Facebook nacional (repito estamos em 2021 e a IL não tem qualquer plataforma nacional on-line – em 2021), foram dois membros da Comissão Executiva essencialmente manda lo para o crlh. Mandou bocas, humilhou o membro publicamente praticamente por nome. Pena do gajo.

    Isto porque se calhar o Público pegou nas críticas, corretas do tal membro, e colocou em manchete.

    Isto foi um dos membros que insistiu, em conjunto com muitos outros, que a convenção fosse aberta a todos os membros.

    Detestam o gajo porque pediu:

    – clareza das regras sobre quem é eleito para qual lista
    – clareza das regras no geral
    – descentralização no partido (que não sejam 30 pessoas a decidir tudo)
    – um Facebook (yep)

    —- mais

    Dia 2

    A Comissão Executiva perde voto após voto. Perdem o voto sobre a moção do ambiente a qual eram claramente contra. Cotrim não apoia a moção sobre o ambiente.

    Depois perde outro voto sobre clarificar aspectos sociais da IL (como ajudar os pobres etc.) Voto que eles acho eu que disseram que a preferiam nem implementar ontem.

    Cada vez mais se percebe que a CE e o partido não são a mesma coisa. A CE parecer ser significativamente mais conservadora que os membros no geral.

    —- mais

    Todas as eleições de moções setoriais foram feitas em voto público mas o voto pra a direção é feita através duma app em secreto.

    TLDR
    Se queres votar no CDS de ontem, vota na IL hoje.

  7. É quase como se o pessoal do CDS e da JSD tivessem ideias totalmente diferentes e seja impossível agradar aos dois

  8. Eu não percebo é como é que não há sururu mediático quando um Partido Comunista ou um Chega faz um comício com aprovação de 99 ou 100%. Melhor exemplo de “democracias” doentias são as eleições dentro desses partidos.

  9. Não gosto da IL… Mas isto é mau.

    Vejo o chega qual abutre esfomeado a tentar apanhar os restos… Preocupa-me.

  10. Logo hoje que tive mais desligado. 🙁

    Mas sinceramente, ninguem estava á espera disto? Um partido que a identidade é nada e tudo ao mesmo tempo?

    Um partido altamente contra a TAP e que apresentava um candidato que defendia a TAP

    Um partido liberal com representantes que chamavam putinhas mal fodidas na internet a outros (ou algo do genero)

    Um partido anti tachos e nepotismo mas que assim que houve uma porta aberta um ex-candidato a presidente da republica começou logo a raspar um.

    Um partido que criticava outros de fazerem festas em pandemia mas depois faz a sua onde o seu candidato á camara de Lisboa incentiva o “publico” a saltarem juntos e a gritar o seu nome.

    edit:

    Um partido que queria acabar com salários minimos e depois tem uma representante na tv a dizer que queriam salários minimos mais altos

    Enfim…

  11. Lutas internas. Típico.
    Continuam a.ser o único partido em Portugal com algumas luzes sobre como resolver o problema crónico de dependência do estado do país e atraso econômico face ao resto da Europa.
    E por causa disso, por mais lutas internas que tenham ou discussões de Reddit, continuarão a ter o meu voto

  12. Pertenço a um partido, não este, e a verdade é que quando os órgãos permanentes dão alguma “trela” à transparência e à “liberdade” aparecem logo dois ou três chalupas a dizer baboseiras para a comunicação social. E normalmente têm um impacto muito negativo em termos eleitorais.

    São dores de crescimento. Infelizmente isto não invalida o que já aqui foi dito, a IL está a ser invadida por uma torrente de malta vinda do CDS e do PSD que é tudo menos liberal, e em breve temos um CDS 2.0 mas sem a fronha do chicão lá à frente

  13. Pá, como gajo que esteve na convenção e discursou duas vezes para apresentar a sua moção de sustentabilidade, só vos digo isto:

    Este título está empolado para xuxu. Que há discordâncias ideológicas? Há, e espero que as moções que deram polémica sejam derrotadas. Mas “canibalizarem-se”, como já li aqui? Ganhei juízo

    Na IL a discordância é bem vinda. A antecipação das eleições fez com que a segunda lista à Comissão Executiva não avançasse. Espero que seja daqui a dois anos, como sinal de crescimento do partido. Mas a discordância e a troca de ideias? É positiva e um ponto alto do dia de hoje

    E agora vou dormir que amanhã tenho de ir votar

  14. A manchete: IL super dividida, moção gera polémica

    A realidade: moção polémica chumbada com 418 votos contra, 107 abstenções e apenas 67 a favor

  15. Jovem, preocupado só com a votação esmagadora a favor da minha moção setorial, que está a acontecer neste momento

  16. A IL sempre foi um partido mais próximo aos Libertarians americanos.

    Ou seja, merda em forma de partido político. Continuem a pensar que são liberais, lol. Foda-se, piada do caralho que estes liberais me saíram.

    E até é pena porque faz falta uma frente política liberal em Portugal, enriqueceria a vida política do país. Os merdas da IL são tudo menos algo positivo.

  17. mas do que é que vocês estavam à espera? já os pais do liberalismo choravam que pagar impostos à coroa britânica era escravidão enquanto tinham literais escravos.

    liberalismo nunca foi para ser diferente disto, sempre foi uma ferramenta para supremacia do capital e dos poderosos com ajuda de idiotas úteis numa trip de dunning kruger

  18. O moderador pode bloquear este bot do jurista do algarve? Ha evidência que é fake e ta so a spammar.

Leave a Reply