Estudantes continuam ocupações pelo clima e já somam pequenas vitórias

24 comments
  1. Refeições vegan e tudo… sem dúvida com tofu fabricado em Portugal… /s lol

    Dito isto, não estou a ver o que é que abrir um programa desses numa escola de engenharia vai atingir que não tenha sido já atingido. Mas é uma “vitória”….

  2. Entretanto uma fábrica qualquer na China polui por dia, aquilo que a Europa toda deixa de poluir por ano.

  3. “Uma das reivindicações do grupo é “o fim dos laços da Nova FCSH com o banco Santander, que investe em combustíveis fósseis”, mas a resposta de Luís Baptista, presidente da faculdade, foi que essa parceria permite a atribuição de bolsas de estudos a alguns estudantes.”

    Depois celebraram com um tiro no pé?

  4. Ui, o facto de terem conseguido vitórias em algumas das reivindicações vai deixar muita gente a espumar.
    E claro, vão menosprezar, como já se vê.

    Parabéns e gratidão a eles.

  5. No meu tempo levava uma galheta e tinha que ir estudar !e ainda ti há que ir apanhar ervas de castigo ….

    Nos meus anos de escola conseguimos abrir uma sala sonoros alunos , jogos , matrecos , PC , filmes … Sai passados 2 anos deixaram fechar aquilo

    Greve climáticas….
    Comecem por não fazer placeres ainda por cima mal feitos e deixem o tlm de parte !

  6. Muitos parabéns aos putos pelos protestos e também pela festa de espuma que vão proporcionar numa sexta à noite

  7. Adoravel ver uma certa geração que parece bastante presente aqui no sub a espumar por a geração seguinte estar a fazer algo que a deles nunca fez,levantar o cu do sofá e tomar inciativa.

  8. “vitorias”

    lol isso abre um péssimo precedente, novas ocupações de prédios publicos a ver por qualquer treta, isto nao acabará bem.

    apenas um pequeno vulcão já é suficiente para emitir mais CO2 que alguns países, e aí vão tapar o vulcão e impedir de entrar em erupção?

  9. Mais uma voltinha, mais uma viagem no sub r/portugal.

    Reacionários do teclado vs putos das manifs climáticas – Parte IV.

  10. Muito engraçado isto aqui!

    Noutros posts: isto é uma vergonha, quando é que fazem manifestações que eu estou lá!!!

    Manifestações são feitas: eles deviam era estar a estudar!!!

  11. thread leva lock pumba criar um novo.

    eu acho bem, já tava na altura da malta de artes fazer alguma coisa

  12. Tenho aqui umas sacholas para que eles possam cultivar a sua própria comida.

    Isso sim ajuda à Neutralidade carbónica.

    O problema é que dá calos e eles nasceram para artistas. É mais fácil vestir a capa de Capitão Planeta e faltar às aulas na escola para onde foram não a pé mas sim de carro, autocarro ou metro porque, lá está, andar cansa.

    Não há nada mais ridículo do que ver canalhada que nasceu há dois dias e nunca trabalhou um dia na vida, dependendo do papá e da mamã, a quererem que o mundo mude sem que sejam por demais incomodados com isso.

    PS: aos que pensam que esta geração é a que vai salvar o mundo através da Neutralidade carbónica, há que referir que a geração dos meus avós eram 100% neutros. Portanto estes putos que deixem de fazer de conta que não se sabe como ser neutros. É olhar para o passado recente e meter as mãos à obra. Não faltam campos a velho à espera de quem os trabalhe.

    Viva o comunitarismo das aldeias e a lavoura tradicional à qual o pedantismo de 2022 chama de “sustentável ou regenerativa”.

  13. Escrevi na outra thread:

    *”Eu estou para conhecer o primeiro jovem ambientalista que não tenha o instagram carregado de fotos de viagens internacionais e não use produtos Apple.*
    *É só virtue signaling para as redes sociais”*

    Deram-me downvote. Abri o link e o quê que aparece na foto? “”Ambientalistas”” com Macbooks, lol, nunca falha

    [https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/787507?tp=KM&db=IMAGENS&type=JPG](https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/787507?tp=KM&db=IMAGENS&type=JPG)

  14. “Mas isso não serve para nada! Deviam era ester quietos!” – diz o redditor típico do r/portugal depois de ter passado 13 horas do dia à frente do PC a discutir com pessoas na Internet.

  15. Vejo o meu caso e de colegas meus nos 40 anos, que temos carro desde os 20 anos, muitos muitos de nós temos aderido aos veiculos eletricos, tenho colegas que já tinham um leaf da primeira geração, dois já tem Teslas, todos praticamente temos sistemas solares em casa ( os que tem vivendas, mas tenho 1 que tem um duplex e tambem conseguiu meter solares)

    Mas é preciso ir mais longe, e estas novas gerações podem mudar isso, deixar o carro, não ter casa ( a construção emite muito CO2) não comer tanta carne.. só assim se muda porque a minha geração já não vai a tempo de mudar hábitos.

  16. Acabar com os combustíveis fósseis até 2030? Mas esta gente tem cérebro? Foi por causa destes ambientalistas iluminados que acabámos com a prospeção do petróleo em Portugal, já que em vez de produzirmos o nosso até se tornar irrelevante eventualmente (daqui a décadas), é muito melhor comprá-lo a regimes autoritários… Foram ideias destas que levaram também ao fecho das centrais a carvão em Portugal antes do prazo previsto mesmo a tempo de uma crise energética brutal. E na Alemanha fecharam as centrais nucleares para importar mais gás russo e carvão. Entretanto com energia caríssima a indústria europeia perde competitividade e os únicos trabalhos que daqui a nada temos aqui são relacionados com turismo e serviços financeiros mas isso não interessa a estas pessoas de ideais tão puros e verticais.

  17. Os alunos estão muito bem, venero-os. Uma manifestação é para manifestar o descontentamento, mas, como todos sabemos, ou deveríamos saber, e quem não sabe tem que ler e entender um pouco mais o nosso mundo, não basta. Precisamos de não só mostrar o nosso descontentamento com apenas palavras mas também com ações. As manifestações não é só juntarem-se e dizer que queremos mudança, temos que a fazer acontecer.

    Digam-me, qual é a razão para os líderes cederem às nossas reivindicações se o que fazemos no máximo é dizer que está mau? Precisamos deste tipo de ações, juntar e fechar uma escola, que se juntem mais, que mais escolas do país se juntem e façam o mesmo.

    A melhor forma de protesto é a greve ou parecidos, se não até motins nas ruas, mostrar o verdadeiro descontentamento e que, se não fazem para o nosso melhor, nós estaremos prontos para arregaçar as mangas e sermos nós próprios a fazê-lo, mas não confundam as coisas, não são os alunos que estão a fechar as aulas, não são os trabalhadores que deixam de trabalhar, são os governos que não cedem às reivindicações, são as empresas que não melhoram as condições.

    Basicamente, não é quem faz a greve e a greve em si que são a causa da greve, são quem conseguem fazer as mudanças mas não o fazem e então há a necessidade de se fazer uma greve. Não são os alunos a se prejudicarem em termos educacionais, é o não combate às alterações climáticas. Não são os trabalhadores da CP que se prejudicam e aos utilizadores dos seus serviços, é a CP que não dá melhores condições aos trabalhadores.

    Sempre que há greve ou manifestação, tende-se sempre em focar a culpa no manifestante e não na verdadeira causa, o maior exemplo disso são as greves no sector dos transportes públicos.

    Talvez não consegui por bem em palavras aquilo que penso, espero ter conseguido feito o melhor possível.

Leave a Reply