Governo quer baixar imposto sobre mais-valias de longo prazo na bolsa

21 comments
  1. >Governo prepara alterações no regime de tributação das mais-valias na bolsa. A ideia em cima da mesa passa por beneficiar os investidores e aforradores que detiverem os títulos mobiliários durante mais tempo através de uma redução do imposto a pagar pelos ganhos, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.

    >As mudanças que o Ministério das Finanças pensa introduzir vão no sentido de fazer uma distinção a nível fiscal daquilo que são as mais-valias de curto prazo e as mais-valias de médio e longo prazo, com vista a reforçar a atratividade do mercado de capitais como instrumento de poupança a longo prazo. Atualmente, as mais-valias mobiliárias pagam uma taxa de 28%, em termos gerais – a taxa agrava para quem tiver de englobar, medida que entrou em vigor com o Orçamento do Estado para 2022.

  2. Bela medida! 28% sobre mais valias de obrigações/ações é quase criminoso.

    E o facto de beneficiar quem detém os ativos por mais tempo ainda é melhor.

    Em Portugal ainda há muito o medo do investimento, e a ideia de que ou se fica milionário ou se perde tudo, mas a longo prazo é uma excelente opção para juntar um bom pé de meia e capitalizar nos juros compostos.

  3. Ainda bem que temos as prioridades bem definidas!

    Imagina achar que os impostos sobre os rendimentos deviam ter prioridade, principalmente pelo impacto que isso tem no poder de compra das famílias.

    Nah!!

    Vamos começar pelos impostos sobre os rendimentos da bolsa – onde claramente não têm qualquer tipo de interesse pessoal – que isso sim é a prioridade essencial e onde os benefícios não serão exclusivamente para uma franja da população, principalmente para aqueles que mais têm.

    E depois ainda se queixam quando dizemos que o PS de socialista só tem mesmo o nome.

  4. Excelente ideia. Bora nisso, até pensava que já havia alguma distinção.

    Só para proteção contra milionários , metam é um teto superior nisso

  5. é desta que Portugal terá como conhecimento financeiro logo aos 18 anos meter todos os meses uns 50€ em vwce e dps ficar todo contente aos 50 anos e com os seus milhares?

  6. Típico… na hora de dar abébias, vão sempre para o pessoal do costume enquanto o cidadão continua a foder-se. Isto está cada vez mais ridículo.

    Mas estou a dizer isto, e já estou a ver o pessoal sem noção a vir sugerir que o pobre é pobre por não investir na bolsa, ou que isto irá beneficiar os menos favorecidos, indirectamente, como se fosse agora que o trickledown fossse começar a funcionar.

  7. Os países com economias mais dinâmicas e prósperas todos tem uma forte bolsa ou pelo menos alta participação quer seja de empresas e accionistas, só aqui neste retangulo à beira-mar é visto como o diabo, deve ser melhor ter os meios de captação de investimento a depender dos subsidios da UE ou dos empréstimos dos bancos/Bes desta vida… Ou da quantidade de amiguinhos do partido estão inseridos na empresa para poderem terem adjudicações diretas do estado/camaras…

    Mas o objetivo aqui é nivelar todos por baixo é normal não ser incentivado discutir muito sobre isto, baixar significativamente os impostos neste ramo seria bom para captar muitas baleias e ser uma espécie de paraíso fiscal sem estar a afetar a habitação como querem com isto dos nomadas digitais ou aceitar todo o tipo de imigração.

  8. Bitcoin fix this. Não precisamos de orientações de partidos políticos.

    Obrigado à mesma, Medina. Só que a sociedade evoluiu e vocês ficaram para trás .

  9. Existe algum mínimo que se possa ter investido sem ser taxado ? Ou 1€ de mais valia é taxado a 28% ?

  10. Isto seria bom de mais, para 2023 já não será, mas se entrasse em vigor para 2024 ou 2025 seria muito bom. Uma grande medida, 28% é um abuso.

  11. Não me queixo porque vou beneficiar disto, mas é altamente bizarro isto vir de um governo que se auto-denomina de esquerda e apenas uns meses após anunciar que o ordenado mínimo iria passar a ficar sujeito a pagamento de IRS. Nem os governos mais neo-liberais que tivemos adoptaram medidas que prejudicassem tanto o trabalho e beneficiassem tanto o capital.

  12. Something something alguém quer fazer o cashout da vida deles num futuro próximo. Depois volta tudo como dantes

  13. So fico satisfeito quando o imposto for de 0%!!!! Quando são declaradas menos valias ninguém aparece para ajudar!!!!!

Leave a Reply