De “1234” a “Benfica”. As passwords mais utilizadas pelos portugueses em 2022 – O Jornal Económico

21 comments
  1. Pessoal, usem mas é o KeePassXC ou BitWarden para gestão de passwords. São open source e grátis. Têm videos no YouTube a explicar como usar e são bastante simples.

    Já não dá para memorizar aquela password boa que tinha sei lá quantos significados pessoais e ninguém vai descobrir.

    Vão estar 100% seguros? Não, nunca! Mas vão estar MUITO menos expostos ao usarem passwords com mais de 12 caracteres geradas aleatoriamente.

    EDIT: Corrigida a gramática.

  2. o que as pessoas acham que os hackers fazem: *clicar furiosamente no teclado em ecrâ verde para entrar no “mainframe”*

    ​

    o que realmente fazem: *testar as passwords que 90% das pessoas usam, possívelmente com uma percentagem excessivamente alta de sucesso.*

    ​

    Acho que não podemos fazer uma crítica nacional dado que por todo o mundo é assim.

  3. As minhas favoritas da lista completa:
    * Deusefiel
    * lolipop
    * smart2020
    * felicidade
    * chocolate
    * caralho
    * jesuscristo
    * minhasenha
    * segredo
    * naosei
    * dubsmash
    * Qosmodrom11
    * euteamo
    * cavalo
    * computador
    * jujuba
    * melancia
    * impossivel
    * salmos23
    * amovoces
    * bebedo157
    * DEUSEMAIOR
    * fuckingpassword1234
    * maeteamo
    * vidaloka
    * amizade

    para quem precisar de ideias para passwords claro

  4. Bitwarden > gerar senhas, escolher token/palavra/nome de objeto à vossa volta, registar em sites com “senhageradapalavraescolhida” mas adicionar apenas na lista o “senhagerada” e inserir manualmente a palavra após quando o login acontecer. Assim, se um dia a senha for com o crl, continuam a não entrar porque falta a palavra que só vocês é que a sabem e não foi incluída na senha. E já agora, frases-senha > palavras passe.

  5. No meu password manager tenho 237 passwords diferentes gravadas, o pessoal não tem a noção do quão se expõe a usar sempre a mesma pass merdosa em tudo.

  6. Alguém que perceba do assunto consegue explicar porque, por exemplo as palavras henrique e leonardo, apesar de terem o mesmo numero de letras, têm tempos diferentes para serem descobertas? (1s e 3h)

  7. Eu não sei, nem nunca saberei de memória, a vasta maioria das minhas passwords. Lição: usem um gestor de passwords e deixem de comer merda com a cara.

  8. Eu cá não uso password managers, que isso é coisa de coninhas. Eu abro os Lusíadas, escolho uma estância, e uso todas as iniciais para fazer a minha password, respeitando a pontuação.

  9. De um top 200 “DEUSEMAIOR” e “impossível” são as melhores com 12 dias.

    O “francisco” também se safa com 3 dias.

  10. Esta gente não sabe usar passphrases … Em vez de Benfica, basta ter como pass “O Benfica é merda”. É muito mais seguro do que ter uma simples palavra. Se quiserem podem até adicionar números e símbolos do gênero “O Benfica é merda desde 1904!!”.

    Nota : podem substituir a palavra Benfica por algo mais decente, ou alterar o adjectivo para algo menos obvio…

Leave a Reply