Olá essecialmente é o titulo, queria saber que nível fizeram, N5…N1, porque o fizeram? quanto tempo demoraram a preparar-se para o exame, para que vão usar este exame no futuro etc?

se tiverem feito o exame adorava ouvir a experiencia, queria fazer o exame em 2022, em 2020 e 2021 tem sido cancelado…nao sei mesmo se haverá em 2022, espero que sim!

​

Algumas informações aqui: [https://www.pt.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_JLPT2019.html](https://www.pt.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_JLPT2019.html)

o exame é actualmente feito na Faculdade de Letras da Universidade do Porto 

já agora alguem que nao seja do porto e tenha feito viagem pode dizer quantos dias passou no porto, se foi ir no proprio dia, como foi?

​

Obrigado desde já a todos

5 comments
  1. Fiz do N5 ao N1, mas já foi há uns 6 anos.

    Honestamente não sinto que alguma vez vá usar os certificados para nada a nível profissional. Em Portugal não é muito útil porque não temos relações de negócios particularmente estreitas com o Japão.

    Eu costumava ir para o Porto no dia anterior ao final do dia e voltava a Lisboa depois de fazer o exame. Creio que haja quem queira ficar mais tempo, mas para mim era uma viagem apenas para fazer o exame e não ia com cabeça para turismo.

    A nível de preparação, só dicas normais, não chega saberes a matéria, tens de saber como vais ser testado e estar familiarizado com o formato do exame. E claro, praticar antes com os constrangimentos de tempo que terás no exame.

  2. fiz o N3 e o N2.

    como já foi dito, o exame não serve muito a nível profissional em Portugal, já que as oportunidades de trabalho que o exigem são escassas. caso queiras trabalhar no Japão, diria que é essencial. seja como for, uma prova da tua aptidão linguística nunca é demais. 🙂

    os exames seguem sempre a mesma estrutura e são bastante metódicos. a duração, na minha opinião, mal chega para acabar, por isso convém fazeres algumas simulações como preparação. se bem me lembro, não há nenhuma lista de conteúdo oficial para cada nível (ao contrário de alguns exames de outras línguas), pelo que terás de recorrer a livros de preparação, como as séries shin kanzen master e sou matome (talvez eu tenha alguns pdf, se estiveres interessado). pessoalmente, acho o exame muito cansativo, tanto para preparar, como para fazer, já que demora mais de três horas. outro conselho, assegura-te de que não há qualquer hipótese de o teu telemóvel tocar, ficas com a prova anulada caso isso aconteça, mesmo que esteja longe de ti.

    se puderes, pratica o máximo que conseguires fora do contexto de exame ou preparação para o mesmo. o japonês falado e não-formal é muito diferente do padrão e do conteúdo do exame, principalmente no N1, onde tens muitas expressões formais e ditas em contextos muito específicos.

    nunca fiz no Porto, por isso não posso opinar sobre isso. sinceramente, é daquelas coisas que só vale a pena quando acabas, dá demasiado trabalho, é cansativo e caro.

  3. Fiz os N5 e N4.

    Na parte da audição: aconselho a ler as respostas antes da gravação de cada exercicio começar, assim consegues ter uma noção ao que deves estar atento. Se leres as respostas depois, já não podes ouvir o audio de novo.

    No resto do exame, não fiques a matutar nas perguntas! Responde ao que tu achares que faz mais sentido na tua cabeça e passa à frente. Tens um tempo muito limitado e se perderes tempo a responder, no final não consegues responder a tudo.

    No final, se conseguires fazer tudo a tempo, ótimo! Tens tempo para rever algumas perguntas. Se não, as perguntas que não respondeste, mete à sorte. Não deixes nenhuma por responder, mesmo que seja lotaria.

    Em casa: Pratica o máximo de exames que puderes e cronometra! Expecialmente uns dias antes do exame. Tens de ter a noção da velocidade que deves ter para responder a tudo.

    Boa sorte!

  4. Eu fiz no Brasil, la tinha bastante gente, como todo evento feito por Japoneses extremamente organizado, divido entre a gramática, leitura e escuta..

    Mesmo o Noriyukushiken 5, é bem puxado..

Leave a Reply