[https://sicnoticias.pt/pais/2022-12-01-Dia-da-Restauracao-Marcelo-agradece-a-ciganos-que-deram-a-vida-pela-independencia-9caa44bc](https://sicnoticias.pt/pais/2022-12-01-Dia-da-Restauracao-Marcelo-agradece-a-ciganos-que-deram-a-vida-pela-independencia-9caa44bc)

“Este dever de memória é de elementar justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso país”, sublinha o Presidente da República.

​

**O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou hoje os ciganos que “deram a vida” pela independência nacional e lamentou a discriminação de que têm sido alvo em Portugal.**

​

>”Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem evocativa do Dia da Restauração da Independência que hoje se assinala.

Na mensagem em que saúda o dia **”em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação”, o chefe de Estado destaca o ‘cavaleiro fidalgo’ Jerónimo da Costa e muitos dos duzentos e cinquenta outros ciganos que serviram nas fronteiras e tombaram por Portugal.**

>”Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso país”.

O Presidente da República, que hoje de manhã preside à sessão evocativa do Dia da Restauração, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, sublinhou ainda na mensagem o 1 de Dezembro como “um dia importante e significativo da História de Portugal, em que o povo português recuperou a sua independência, num movimento no qual, com os conjurados de 40, muitos se implicaram, descontentes com a situação do país, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida”.

**O dia 1 de Dezembro assinala o golpe revolucionário de 1640 que acabou com o domínio da dinastia Filipina sobre Portugal, retirando o país da alçada espanhola e colocando no trono D. João IV.**

\————————————————————————————————————————————————

EDIT: Depois de muitos comentários deixarem transparecer algumas dúvidas acerca deste facto histórico (incluíndo um alegado historiador), eis que o humilde redditor u/AmeixaDElvas decidiu partilhar o conhecimento com todos nós. Passo a citá-lo:

“*Explicita – qual é a parte que questionas?*

*Recomendo a leitura de Os ciganos de Portugal: com um estudo sobre o calão de Adolfo Coelho, bem como a obra de Rocha Peixoto. Muito aprenderás.*”

“*Para quem tiver curiosidade, o livro de Adolfo Coelho está disponível na Biblioteca Nacional:* [*https://purl.pt/24588*](https://purl.pt/24588)

***Especificamente quanto aos duzentos e cinquenta ciganos que serviram na fronteira, vide o documento reproduzido na página 244.***”

Um bem haja u/AmeixaDElvas.

26 comments
  1. Nada de novo, não dá uma para a caixa. Nunca pensei que pudesse preferir o Cavaco a alguém, mas neste momento parece-me uma melhor opção que o Martelo..

  2. Mais uns meses e ainda vai dizer que somos todos descendentes dos ciganos. Também que agradeça a todos os escravos que durante séculos lutaram por nós, dizem que o Ventura é populista, mas este e o Costa são ainda mais

  3. Como historiador isto é uma novidade, deve ter descoberto documentos novos na torre do tombo a comprovar o que diz…

  4. Ah, aqui já são ciganos e logo no título? Não tenho que andar meia página para baixo para comer um “nómadas/feirantes/grupo de familiares”? O Célinho tá-lhe a dar forte, zumbazumbazumba.

    Do ponto de vista histórico, abstenho-me. Mas a ser verdade, esses ciganos eram dos bons. Serviram Portugal.

    Os de agora servem em Custóias ou qualquer coisa parecida. E é quando não servem uma caixa vazia daquelas que por vezes se recebe pelo correio, às Finanças. Upa upa, problemas logísticos.

  5. Vai ser só futebol e minorias, as derradeiras prioridades do país /s

    Vota ps…. até a roménia vai nos ultrapassar.

    Não era possível pior gestão….

  6. Já que falou em ciganos podia ter dito que ninguém está a fazer nada por eles, que o estado só agrava a situação, andam a adiar o problema dando subsídios mas não é isso que vai resolver…cada cigano tem 4/5filhos cada vez serão mais, continuaram a casar as filhas com 12anos?a não valorizar o ensino e só la irem para não perderem direitos?Por muito que custa alguma coisa tem de mudar, ninguém lhe dá emprego?o estado que os crie, com o dinheiro que gastam em subsídios já tinham criado uma empresa só com ciganos..

  7. Aquela noticia do grupo d ciganos q saiu em liberdade DOS Crimes no alentejo alguem tem link? N vi em nenhum canal d noticias Mt menos o publico n sei PQ.

  8. Nem sei porque é que não os leva a todos para casa. A chalupice deste homem aproxima-se a passos largos da do Biden.

  9. Calado eras poeta.

    Já parece o gajo da FIFA a falar dos europeus como eram colonizadores e que não eram exemplo para criticar os assuntos do Qatar.

    Ah e tal, morreram ciganos há 300 e tal anos, coitadinhos! Pergunto ao Marcelo se desde 1640 eles já se integraram na nossa sociedade. As tantas precisam de mais tempo! Mas recolhem benefícios da tal dita sociedade. Engraçado também não poder dizer ciganos quando se critica, mas quando se diz que são coitadinhos já é okay dizer ciganos

  10. Como é triste ver Portugal, um país que teve Reis e Rainhas extraordinários, hoje em dia ser “liderado” por este palhaço caquético e idiota. Deus nos acuda.

  11. Esta notícia faz me lembrar a jovem que queria ser magistrada convidada ao programa da manhã da TVI, não por querer entrar na magistratura, mas porque era… uma cigana.

Leave a Reply