Olá a todos. Um pequeno grupo de estudantes chineses (mais alguns residentes), eu incluída, vamos fazer uma vigília/protesto usando velas **neste sábado na praça D. Pedro IV em Lisboa (as 16:00)** para prestar luto às vítimas Uyghur no fogo de Urumqi que ocorreu a 24/11.

Eles são as **mais recentes vítimas** das políticas brutais e sem sentido **“Covid zero”** do governo central chinês. O prédio das vítimas estava em confinamento e os bombeiros foram impedidos de os alcançar a tempo. O governo culpou as vítimas por não serem capazes de se salvarem a si próprias.

Eles já estavam presos dentro das suas casas há mais de **100 dias** quando morreram.

Se tu tens interesse em juntar-te a nós (Pessoas de Hong Kong e outros lugares são também muito bem-vindas) ou saber mais sobre esta situação, por favor envia-me uma resposta ou mensagem. Obrigado!

Uns links de notícias:

[https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/chineses-revoltam-se-contra-medidas-de-confinamento-obrigatorio-depois-de-incendio-em-predio-que-matou-dez-pessoas?ref=Pesquisa\_Destaques](https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/chineses-revoltam-se-contra-medidas-de-confinamento-obrigatorio-depois-de-incendio-em-predio-que-matou-dez-pessoas?ref=Pesquisa_Destaques)

[https://expresso.pt/internacional/2022-11-26-Covid-19-protestos-contra-bloqueios-irrompem-no-noroeste-da-China-apos-incendio-fatal-1f4634f4](https://expresso.pt/internacional/2022-11-26-Covid-19-protestos-contra-bloqueios-irrompem-no-noroeste-da-China-apos-incendio-fatal-1f4634f4)

[https://expresso.pt/coronavirus/2022-11-27-Protestos-contra-a-politica-zero-covid-da-China-escalam-apos-incendio-que-matou-10-pessoas-confinadas-08d4ee33](https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/chineses-revoltam-se-contra-medidas-de-confinamento-obrigatorio-depois-de-incendio-em-predio-que-matou-dez-pessoas?ref=Pesquisa_Destaques)

14 comments
  1. Muito boa sorte e parabéns pela iniciativa. Sugiro que acrescentes links de notícias ao post, para informar quem não esteja a par.

  2. Mobilizem a comunidade chinesa que vive em lisboa, principalmente os da geração que levam centenas de milhar de notas no mala do carro para fora do país, ou que já estão cá há tanto tempo mas nem um bom dia/boa tarde se preocupam em dizer em português.

  3. Tens as mensagens privadas desactivadas, torna um bocado chato contactar-te.

    Eu gostava de ir a vigília mas vou estar a trabalhar amanha por isso nao sei se consigo la estar as 16H, ate que horas se ira prolongar?

  4. Força, tenho acompanhado esta vossa luta com preocupação! Tenho um carinho especial pela China desde que vi alguns dramas. Gostava de ir mas estou no Porto.

  5. Não tirando o mérito (muito pelo contrário louvo a iniciativa) sendo chinês e sabendo que há forças de segurança internacional chinesa ilegalmente cá em Portugal vocês não têm medo de represálias? Sobretudo quando a CML tem um histórico tão colorida de gerir a segurança de dados de manifestantes a protestar em frente a embaixadas de países totalitários?

  6. Foda-se, vou estar a trabalhar perto daí nessa altura, se conseguir sair por um bocadinho ou se ficarem até tarde junto me de certeza!

  7. Este sub perdeu a lógica e mostra como esta geração funciona tipo rebanho.
    Antes, os que eram contra as fortes restrições do COVID, eram negacionistas.
    Agora, como é na China, todo mundo promove manifestações.

Leave a Reply