Rodrigo Saraiva (IL): “Portugal é o país da UE com mais emigrantes em proporção da população residente” (verdadeiro)

26 comments
  1. Em defesa do PS, o período de maior emigração foi no período do Passos, se bem me lembro. Em ataque ao PS, já houve muitos anos para voltarem, e não voltam por algum motivo.

  2. Os portugueses saem de Portugal desde o século XV. O país podia ser o mais rico da UE que continuariam a chorar e a arranjar desculpas para sair.

  3. Os principais culpados disto não são governos, políticas, ou coisa que o valha, todas elas são comparáveis ao exterior, aqui ou ali.

    O problema real mesmo é o patronato português. Gente tacanha que só olha ao lucro de agora, nada de investimentos a longo prazo ou de remunerar quem merece, nada de negócios de risco, e preferem investir em mais do mesmo e tentar comerem-se uns aos outros ou cartelizar, em vez de inovar.

    As pessoas emigram porque lá fora paga-se melhor e tem-se melhores condições de trabalho e de vida, tão simples quanto isso.

  4. Se me disserrm qual o melhor país para ir como profissional de saúde, serei mais um a ir embora.

    Só ainda não fui por indecisão de destino

  5. Sejamos sinceros. Não é algo que convém a muitos países da UE? Ter mão de obra barata, super qualificada, a falar inglês muito melhor do que o resto dos povos não anglo-saxónicos, habituada a contentar-se com pouco?

    É muito culpa nossa (dos nossos fovermos), mas há também muita conivência (para não dizer incentivo) de terceiros…

  6. Quando me derem um salário equivalente e oportunidades de emprego equivalentes logo penso em voltar. Até nunca 🖖

  7. Pudera com impostos sobre o trabalho dos mais elevados da Europa… 48% sobre o salário acima dos 75k/ano… e casas decentes a 600mil€ para cima em Lisboa… impossível viver bem em Portugal… baixem os impostos sobre o trabalho. Isentem os primeiros 10mil € de impostos, em vez dos 14.5%

  8. Uma triste realidade, mas sim Portugal só de sangue de resto é melhor viver fora do país.

    Um dia quando as coisas melhorarem pensarei em voltar senão só quando tiver reformado se chegar lá 😅

  9. Estive fora e voltei por razões familiares. Se não fosse isso só cá punha os pés no verão. Na minha aldeia de nascença, o pessoal chega aos 18 anos e ou vai para a universidade ou vai para fora. E dos que vão para a universidade, a maioria também vai para fora mal acabam os estudos. São raros os que ficam. Dos que andaram comigo na escola primária da terrinha, só 2 é que não estão fora nem nunca viveram fora.

  10. Alguém sabe onde posso ver oportunidades de emprego no estrangeiro que não sejam para enganar uma gajo, seriamente a pensar em emigrar que isto de trabalhar para aquecer já chega.

  11. Estou a aprender alemão e sinceramente a pensar em ir.

    Aqui não estou a ver um futuro em que faço algo acima de sobreviver

Leave a Reply