Perguntei ao ChatGPT como resolver os problemas económicos em Portugal

31 comments
  1. Fdc investir mais no turismo e na formacao das pessoas? Isso e a receita certa para levar o pais ainda mais ma merda

    Portugal tem das pessoas mais bem formadas da europa, o problema e que nao fazemos nada para reter essas pessoas

    Investir no turismo so vai criar mais trabalhos de baixo valor e baixos ordenados

  2. Enquanto que em ciências sociais não será a melhor ferramenta, eu coloquei uma questão sobre um problema de código que tivemos aqui na empresa há uns meses e levou um par de semanas a chegar a uma solução. Apresentou uma resposta simples, perguntei se cobria uns quantos cenários de teste e reavaliou que não (o problema em questão). Rapidamente foi chegando à solução que nós chegámos. É assustador, e é uma mudança de paradigma. A curto-médio prazo o trabalho de um informático vai deixar de ser desenvolver soluções mas saber exprimi-las, reparti-las, testar soluções geradas, e consolidá-las. Porque a parte das desenvolver vai ser substancialmente mais eficaz deixando na mão de uma IA.

  3. O foco na educação e treino foi ao lado. Até alguém que faz um curso com cábulas em Portugal são mais preparado que muitos de outros países com quem trabalhei e trabalho.

    As reformas estruturais são ao nível da transparência governativa. Em minha opinião.

  4. O crónico problema da baixa produtividade mal explicado faz com que se pense que os portugueses trabalham pouco o que não é de todo verdade. É a máquina burocrática do Estado aliada a total inoperancia da Justiça que cria a grande entropía.

  5. Portugal é um país cheio de corrupção, onde o governo e os empresários são corruptos. Onde muito trabalho é feito sem pagar impostos. É apenas a segunda Grécia.

  6. Lol… no país do “amiguismo” e do “coitadinho”, o q precisamos é uma mudança de mentalidade… começando em educação- já q fomos e somos grandes… seguida pela educação de que nem tudo o q vem de fora é de maneira alguma melhor do q nós somos… e acabar por fim por valorizar mais mérito com valores apropriados de pagamento de ordenados (já q treinamos muito e bem mas uma parte importante dos profissionais q treinamos acaba por sair do país)
    Pq conversa política da treta do “investimento na tecnologia turismo e energias renováveis” já nós estamos cheios…

  7. Tens que pedir a um caramelo no estrangeiro como se deve governar um país. Ao ponto a que nós chegámos.

  8. “To attract foreign investment”… really?! Pois é graças a esse “foreign investment“ que Portugal já não controla a sua própria economia.

  9. Resposta “Cookie cutter”

    “improving education and training to develop a skilled workforce” Sim porque o precisamos mais é doutores a trabalhar em supermercados.

  10. Responder com retórica é fácil, é à político….

    “O vosso problema é a economia estagnada e como tal devem implementar medidas que impulsionem a economia”

    A sério? Ainda não tinha reparado e realmente a solução é tratar o problema! Obrigado oh pah!

  11. O problema é que nós não temos governo, temos apenas um partido com maioria absoluta encarregue das finanças do nosso país

  12. Pedi para o ChatGPT escrever discursos para o António Costa, André Ventura e Jerónimo de Sousa sobre o mesmo tema. As diferenças não desiludiram.

  13. Neste momento o que é preciso é aumentar artificialmente os salários médios para se tornarem competitivos ao nível europeu. Digo artificialmente porque apesar dos preços a nível europeu, os salários não subiram organicamente como nos países vizinhos. Os empresários portugueses grandes (e alguns médios) não gostam de pagar melhor e o governo não ajuda com taxas e impostos absurdos para tudo.

    Com a subida significativa do salário os portugueses vão ganhar um maior poder de compra, o que não só inflacionará positivamente o PPC como o PIB, o que estimulará a economia ao nível de pequenos e médios negócios, diminuindo a emigração e o brain drain, e aumentando a qualidade dos serviços.

    Mas não sou economista e portanto não faço ideia como chegar a isto.

  14. É só pedir conselho do “grande” governante do Brasil, Lulla da Silva. Geralmente ele implementa várias políticas de distribuição de crédito e assistencialismo populista e os imediatistas e a imprensa internacional aplaudem de pé. Depois, o próximo governo tem q tentar resolver os inúmeros equívocos deixado pra trás e levar a fama de vilão.

  15. O gajo sabe … Em 2010 decidi deixar a minha vida de camionista e fui terminar o meu curso de engenharia, hoje trabalho numa solução de energia renovável para ser usada em exclusivo na área do turismo. Realmente resulta o bot xD

  16. O principal problema do nosso país é não sabermos gerir a nossa própria casa e todos opinamos para gerir um país.

    Quantas pessoas aqui não phes aconteceu chegarem a meio do mês com parcos euros na carteira? Podiamos dizer que muitas vezes o motivo é o quanto mal ganham ou que tiveram algum problema ou avaria e levaram um rombo?

    Agora quantas pessoas se prepararam para o inesperado?

    Saiu um estudo que uma grande parte dos portugueses não conseguiam fazer face a uma despesas inesperada até aos 500 euros.

    O principal problema vem de casa e contagia tudo o resto. É a dura realidade

Leave a Reply